Como fazer seu portfólio de desenhos

Por Charles Laveso 23 de fevereiro de 2017

COMPARTILHE:
portfólio

Desenhar pode ser algo divertido, encantador e até uma terapia para você, mas nada impede de transformar isso em uma renda extra ou até mesmo na sua profissão. Está pensando em tornar o que você faz de melhor em rendimento? Então é a hora de aprender como fazer seu portfólio de desenhos realistas, para que ele seja atraente e eficiente.

Aqui no blog, já mostramos dicas para precificar seus desenhos, como lidar com direitos autorais e também como organizar seu ambiente de trabalho. Também já viu nosso guia atualizado de materiais para desenho? Então, quer dicas de como fazer seu portfólio?

Neste artigo, você vai aprender. Vamos lá?

Como fazer um portfólio impresso adequado para o seu objetivo

Em qualquer área de atuação, um profissional que deseja ser reconhecido precisa ter certos cuidados. No desenho isso também é verdade. Tão importante quanto aprender a desenhar e fazer um bom trabalho, é saber apresentá-lo para as pessoas. Mostre organização e capricho, pois isso pode causar boa impressão em possíveis clientes.

Para o portfólio impresso, opte por uma pasta, preferencialmente no formato A3 – que dará maior visibilidade para o trabalho –, embora o transporte do tamanho A4 seja mais fácil. Nela, reúna de 10 a 15 desenhos que sejam chamativos e estejam alinhados com aquilo que o cliente espera.

Uma dica importante para seu portfólio impresso

Faça mais de uma pasta com os seus desenhos realistas. Em uma delas coloque somente aqueles que você julga serem os melhores. No geral, são os mais recentes.

Organize a outra pasta de forma que fique clara a história da evolução do seu trabalho e de seu aprimoramento profissional. Nela, você pode colocar até alguns rascunhos ou ideias. Se você está se perguntando “para que tudo isso?”, pense na impressão que você quer passar para um possível cliente.

Algumas pessoas, se virem os desenhos mais antigos, quando você ainda não sabia todas as técnicas que sabe hoje, em meio ao seu portfólio, podem não entender e julgar de forma errada. Nem todos compreendem que o profissional está sempre se aprimorando e que é natural que os desenhos de anos atrás não sejam tão encantadores quanto os atuais.

Por isso, é melhor separar. Caso você sinta que a pessoa tem interesse em saber a sua história e as técnicas, mostra a outra pasta.  

Crie um portfólio pensando em seu público

Outro ponto importante é saber qual a finalidade do seu portfólio e para quem ele será mostrado. Veja alguns exemplos:

  • Comercial: se a ideia for pegar encomendas, você precisa pensar em desenhos que encantem seu possível cliente. No geral, noivas, bebês e casais fazem com que a pessoa se identifique com o desenho e acabe encomendando-o;
  • Alunos: se a sua ideia for dar cursos sobre desenhos realistas, você precisa impressionar. Para isso, tenha uma pasta com texturas e com acabamento mais refinados. Neste caso, a ideia é impressionar pela técnica;
  • Revista: por exemplo, uma revista que vai publicar sua reportagem sobre o mundo animal terá maior interesse em ver desenhos de bichos do que pessoas.

Como fazer portfólio de desenhos

De qualquer forma, lembre-se de que o seu portfólio deve sempre apresentar o que você fez de melhor.

Como fazer portfólio digital

Embora nas pastas você possa ter os seus melhores trabalhos para mostrar para qualquer interessado, em tempos atuais, é muito importante estar presente também no mundo digital!

Na internet é possível encontrar os mais diversos produtos e serviços. Não há motivos para as pessoas não encontrarem o que você faz de melhor online também, não é?

A  escolha do que postar é algo muito semelhante ao que você viu na hora de fazer o portfólio impresso. Opte pelos melhores trabalhos para impactar o possível cliente. Lembre-se de que esse será o primeiro contato que a pessoa terá com o seu desenho. Quanto mais encantada ela ficar, maiores serão as suas chances de fechar negócio.

Para expor os seus desenhos, você pode ter um perfil no Instagram, uma página no Facebook ou até um site próprio. Porém, é importante ir além disso e aproveitar as ferramentas disponíveis para fazer portfólio digital. Conheça algumas delas:  

  • Behance: é uma das mais usadas e completas. Você pode organizar o seu trabalho em álbuns para ficar mais arrumado e passar um ar profissional. A plataforma permite que você exporte materiais de outros canais para trazer o seu trabalho para o seu portfólio. O registro é gratuito;
  • Deviantart: é um ótimo site para hospedar o seu trabalho. Cada pessoa pode colocar até 100 imagens nele, que conta com mais de 13 milhões de usuários ativos. Ele não é gratuito, mas possui mensalidade com um valor acessível;
  • Carbonmade: a plataforma virtual também permite que você agrupe os seus desenhos em álbuns, que podem ser organizados da forma que você preferir. Fácil de usar, oferece templates prontos que podem ser escolhidos facilmente pelo usuário. A versão gratuita permite que você insira imagens, ou seja, é a ideal para criar portfólio de desenhos.
  • Cargo Collective: conta com 30 templates prontos, mas você também poderá customizar a página da forma que preferir. Basta ter algum conhecimento em HTML e CSS. O interessante desta plataforma é que você consegue fazer slideshows para destacar os seus melhores trabalhos.

Dicas básicas para ter um portfólio de desenhos perfeito

Alguns pequenos erros podem fazer você perder oportunidades de trabalhos. Por isso, depois que montar o portfólio virtual e impresso, não se esqueça de:

Fique disponível

De nada adianta ter o melhor portfólio do mundo online, se a pessoa não conseguir entrar em contato com você. Preencha os seus dados e deixe um e-mail ou até WhatsApp para que a pessoa possa sanar dúvidas, fazer orçamento ou te contratar;

Mantenha-se organizado

Seja no impresso ou no online, é importante ter um portfólio de desenhos organizado. As pastas devem ter boa aparência e não podem estar amassadas. Já online, organize e escolha um template adequado, que passe um tom profissional;

Atualize sempre!

Tem um trabalho novo que ficou perfeito? Atualize. Diariamente você aprende novas técnicas. Deixe que os seus clientes saibam disso. A atualização também é importante para aumentar a interação com seguidores e se tornar mais conhecido.

Gostou das dicas? Você pode receber outras informações como esta e melhorar a divulgação do seu trabalho. É só cadastrar seu email na Lista VIP.

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.