Como editar desenhos em programas e aplicativos

Por Charles Laveso 10 de julho de 2019

COMPARTILHE:

O processo de construção de um desenho depende muito do estilo do profissional. Alguns preferem fazer a imagem já direto em um app, enquanto outros encontram maior satisfação em fazer o desenho à mão, digitalizar ou fotografar para depois editar desenhos em um programa no PC ou celular.

Se você vai digitalizar ou fotografar um desenho, é necessário passar pelo processo de edição já que a transferência do real para o digital leva defeitos e imperfeições.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer alguns dos principais apps de edição de imagem que você pode usar para melhorar a qualidade dos seus desenhos. Além disso, vai aprender quais funções esses softwares oferecem para fazer esses ajustes. 

Como editar desenhos em softwares?

Existem várias ferramentas que podem ser usadas nos editores de imagem para deixar o seu desenho mais bonito, quando ele é fotografado ou digitalizado.

Antes de tudo você precisa aprender a tirar uma foto boa ou digitalizar o desenho da forma correta. Depois que você aprende isso, até a edição fica mais simples, já que vai ser necessário fazer poucas modificações.

Conheça algumas ferramentas essenciais e comuns nos principais editores de imagem.

Rotação

Nem sempre quando você digitaliza ou fotografa um desenho, ele estará na direção exata que você necessita. Para isso existe a ferramenta de rotação. 

Com ela, você pode rodar a imagem no ângulo que preferir. É uma opção importante, principalmente se o desenho for transformado ou incluído em outra peça gráfica.

Cor e saturação

Um desenho colorido feito à mão possui um nível de cor e de intensidade. Quando você passa essa trabalho para o digital, é necessário fazer algumas modificações para que a peça fique bonita e da forma como você deseja.

Por isso, as ferramentas de cor e saturação são muito importantes. Nelas, você vai regular o tipo de cor, a intensidade, o tom e outros detalhes essenciais para um bom trabalho.

Brilho

O brilho precisa de uma atenção especial. Ao fotografar ou digitalizar, o seu desenho vai perder brilho, na maior parte das vezes. Isso ocorre por diversos motivos, mas a iluminação na hora de tirar a foto ou escanear é um dos principais.

Assim, você vai precisar mexer na edição do brilho com a imagem digitalizada. Todos os apps disponíveis para esse serviço oferecem essa opção.

Contraste

Quem desenha sabe o quão importante é investir em contraste. Porém, ao passar a imagem para o digital, as cores podem perder força e tonalidade, mesmo se tratando de uma imagem em preto e branco. É aí que você vai mexer em ferramentas que aumentem esse contraste, sem deixar o desenho estranho.

Cor de fundo

A cor de fundo é outro detalhe muito importante nos desenhos digitalizados. O fundo ajuda muito com o contexto da imagem, por isso deve ser bem pensado e bem desenhado nos apps.

Com ferramentas de edição é possível dar cor a um fundo neutro, ou mesmo incluir uma textura para deixar o desenho com uma cara mais moderna.

Varinha mágica

Existem algumas ferramentas para corrigir imperfeições e “sujeiras” no desenho, como a varinha mágica e a borracha. Use e abuse delas sempre que necessário.

Os melhores programas para editar desenhos

Existem vários softwares feitos para a edição de desenhos, imagens e fotos. Alguns mais famosos que são pagos e outros que são livres, ou seja, não cobram mensalidade ou anuidade.

Na lista abaixo, você vai ter a possibilidade de conhecer esses 6 principais aplicativos de edição de imagem!

1. Photoshop

Claro que o Photoshop seria o primeiro da lista. É o programa de edição de imagens mais famoso do planeta e que consegue transformar qualquer tipo de desenho ou foto.

O Photoshop possui algumas boas vantagens. Além da versão tradicional para computador, existe a versão para celular, o Lightroom e, em alguns casos, você consegue usá-lo até de forma gratuita.

2. GIMP

O GIMP tem ficado muito famoso no mundo inteiro, pois mistura uma série de possibilidades e execuções no aplicativo e, ao mesmo tempo, é todo gratuito. No Brasil ele já é bastante utilizado, mas aumentou muito a procura depois que ele foi traduzido para o português. 

3. Krita

Se você é desenhista de histórias em quadrinhos, o Krita é, disparado, a melhor opção para você editar as suas HQs. Ele é conhecido e reconhecido mundialmente, possui várias funcionalidades, com pincéis e canetas digitais que vão ajudar na edição do desenho digitalizado.

Além disso, o Krita possui ferramentas bem diferentes de perspectiva, essenciais para desenhar uma boa história. Outra vantagem enorme do programa é que ele é gratuito e você pode baixá-lo pelo site oficial da marca.

4. Rebelle 3

O Rebelle é um estilo de app de edição feito para quem gosta de explorar novos recursos. Ele traz opções para editar imagens com efeito de tinta a base de água, tudo de forma digital. Se você quer incrementar o seu desenho feito à mão, é uma excelente opção.

Uma função bem bacana desse aplicativo é que ele permite que você crie novos pincéis, a partir das suas necessidades para editar o desenho. Uma boa funcionalidade para quem gosta de fazer imagens mais subjetivas.

5. ArtRage 6

O ArtRage é aquele app que vai te salvar nos momentos de maior urgência e necessidade. Ele é um dos poucos que está presente não apenas no computador, mas também pode ser baixado em celulares Android e IOS.

Apesar de ter menos funcionalidades que os outros, ele permite uma boa edição de imagem e possui algumas opções diferentes. Você pode, por exemplo, usar um giz ou até uma pintura em óleo na edição digital do seu desenho.

6. Photoscape

Esse é um dos famosos apps que utiliza funcionalidades bem parecidas com as do Photoshop. O Photoscape é um pouco complexo para quem é novo na edição de imagens digitalizadas, mas com o tempo e prática pode ser um dos melhores para desenhistas.

Com esses softwares e funções para editar desenhos, vai ficar bem mais fácil transformar o seu trabalho em um produto digital.

Se você ainda não leu nosso artigo com várias dicas sobre como aprender a fotografar desenhos, clique aqui e descubra como!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.