Mercado de trabalho para desenhistas: quais as possibilidades?

Por Samuel Torres 4 de setembro de 2019

COMPARTILHE:

Após aprender a desenhar, todo artista quer aperfeiçoar suas técnicas. Com o tempo, é bem provável que surja a vontade de atender pedidos e trabalhar, de fato, com isso. Nesse sentido, o mercado de trabalho para desenhistas é promissor, pois existem diversas possibilidades de atuação. 

No entanto, quem trabalha com desenhos realistas possui um mercado bem mais específico. Acima de tudo, é importante não parar de aprender e conquistar novos espaços.

Por isso, vamos falar sobre as possibilidade de atuação para o profissional do desenho realista. Continue lendo para saber quais são e qual é a melhor para você. 

4 possibilidades reais de trabalho com desenho realista

Trabalhe por encomenda

No início da carreira, muitos desenhistas, principalmente aqueles que têm outras atividades profissionais, trabalham por encomenda. Essa é uma forma de conseguir administrar o próprio tempo e conciliar com as demais atividades.

Nesse sentido, as redes sociais têm se mostrado grandes aliadas na hora de divulgar o trabalho e conseguir clientes. Principalmente no Instagram, onde o apelo visual é forte e uma foto bem tirada, editada em programas ou escaneada faz toda a diferença para valorizar o trabalho.

As possibilidades de encomendas são diversas, desde desenho de casais, noivas, animais, paisagens e muito mais. Desse modo, existem chances para os desenhistas de diferentes estilos. 

Ministre aulas

Para quem já tem domínio da arte de desenhar e talento para passar conhecimentos para outros,o ramo da educação é uma alternativa. 

Existem possibilidades de ministrar aulas presenciais ou gravadas. Vamos explicar como cada uma delas funciona para que você decida a que te atende melhor. 

As aulas presenciais são oportunidades de estar em contato direto com os seus alunos. Assim, você pode entender melhor a necessidade de cada aluno, receber feedbacks e criar laços pessoas e profissionais importantes para o networking. . 

Já para quem não tem disponibilidade de oferecer aulas presenciais, seja por tempo ou distância, pode investir em vídeo aulas. 

Essa é uma excelente opção, pois você irá gravar as aulas uma vez apenas. Se houver necessidade de atualização, é possível gravar novos vídeos. Além disso, é possível vender esse material  em formato digital ou físico (DVD). 

Uma outra possibilidade que funciona para as aulas é o método online e ao vivo. Neste caso, é necessário marcar um dia e ter essa disponibilidade de tempo. A grande vantagem é poder interagir em tempo real com alunos de diversos lugares do Brasil e até do mundo. 

Invista na tatuagem realista

Fazer tatuagem é uma verdadeira arte individual, por isso esse é um ramo em que os profissionais precisam sempre se aprimorar. Afinal, tatuagens são permanentes e precisam de um cuidado especial para não gerar arrependimentos. 

Nesse sentido, cursos de desenho realista são muito procurados por eles, em função da popularidade da tatuagem realista entre o público.  Nos últimos anos, a demanda por profissionais que dominam a arte também cresceu.

Venda seus desenhos realistas já prontos

Por último, esse é talvez o ramo do mercado de trabalho de desenhista mais difícil. A venda de desenhos realistas já prontos não é uma prática tão comum aqui no Brasil, mas nem por isso é impossível de acontecer.

Para viver exclusivamente da venda dos desenhos, ou pelo menos, vendê-los a preços justos, é necessário um alto nível de domínio da técnica. Assim, ele não fica “refém” das encomendas de determinados tipos de desenhos. Além disso, tem uma liberdade maior para criar suas obras e desenvolver um estilo próprio. 

Um exemplo é o desenhista inglês Kevin Okafor, que tem trabalhos vendidos por milhares de libras. Mas, para chegar a esse nível, é preciso muito treino e especialização nas técnicas realistas.

Em síntese, o mercado de trabalho para desenhistas é bem vasto. É necessário saber qual das possibilidades é a melhor para seu estilo de vida e de desenho. Alguns artistas podem se sair bem em vários ramos, enquanto outros podem se destacar em apenas um. 

Independente de qual seja o seu caminho, existe possibilidade de testar todos até encontrar o melhor para você. Para saber mais sobre como trabalhar com desenhos, leia nosso artigo aqui!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.