Como digitalizar desenhos

Por Charles Laveso 21 de março de 2019

COMPARTILHE:
Como digitalizar desenhos
Avalie este Post

Fez aquele desenho no papel e quer passá-lo para o computador? Aprenda a digitalizar desenhos e descubra que o processo de digitalização pode fornecer novas possibilidades para aprimorar sua arte. Além disso, pode obter novas oportunidades de trabalho e divulgação.

Esse processo também pode ser chamado de escaneamento. Nele, cada pedacinho do desenho irá se transformar em um pixel, uma espécie de ponto do monitor que, juntamente com outros, formam as imagens na tela.

Na versão digital, você pode aprimorar o desenho de muitas formas. Você pode, por exemplo, fazer o esboço à mão e usar as ferramentas digitais para dar um acabamento digital.

Por isso, vamos aprender como digitalizar desenhos utilizando um aparelho de scanner instalado no computador via USB ou Wi-Fi.

Passo a passo para digitalizar desenhos

Primeira checagem

Pra começar, verifique se a ilustração no papel está limpa, ou seja, sem elementos que possam atrapalhar a definição dos traços. Utilize uma borracha para eliminar manchas ou imperfeições e um pincel para limpar as impurezas.

Faça a instalação

Antes da primeira digitalização, instale o programa do fabricante para o pleno funcionamento do aparelho no seu computador. As instruções de instalação vão aparecer na tela. Em caso de dúvidas, consulte o manual do produto.  

Verifique a compatibilidade

Com o equipamento e o software instalados, posicione o desenho voltado para baixo. Verifique se o tamanho do desenho real está adequado ao compartimento interno de leitura, insira o papel e feche a tampa. A maioria dos scanners trabalha com o formato de papel A4.

Inicie o processo

Clique no botão de escaneamento ou procure essa função no software do fabricante.

Modo de trabalho

Alguns modelos oferecem opções diferentes de escaneamento para documentos e fotografias. Se esse é o caso do seu aparelho, escolha o modo fotografia para um melhor resultado.

Ajustes importantes

Em alguns modelos, existem botões que escurecem e clareiam a imagem. Em outros, isso pode ser feito no próprio software do fabricante. Ajuste se necessário para não perder a qualidade do desenho original. Você também pode fazer isso posteriormente utilizando programas de edição de imagem, como o Photoshop.

Configurações necessárias

Dentre as opções de configuração da imagem, você pode escolher o modo de cores desejado: cor natural, preto e branco ou em tons de cinza. Outra opção é selecionar a qualidade de imagem (dpi). A sigla vem do inglês (“dots per inch”, ou seja, “pontos por polegada”) e refere-se a quantidade de pontos que formam a superfície da imagem. Para uma imagem em boa definição, recomendamos escolher entre 150 e 300 dpi’s. Menos que isso a imagem perde qualidade.

Salve o trabalho

Por último, verifique a digitalização prévia e confirme a digitalização. Salve o arquivo no formato jpg ou jpeg, que são extensões de arquivo de imagem.

Como digitalizar desenhos

Outras maneiras de digitalizar desenhos

Existe ainda a possibilidade de fazer a digitalização por meio de aplicativos gratuitos para smartphones. No entanto, é recomendado que essa seja uma solução emergencial, já que esses aplicativos utilizam a câmera do aparelho e não é possível assegurar a qualidade da reprodução.

O ideal é que trabalhos profissionais passem pelo processo de digitalização por escaneamento, o que possibilita uma nitidez absurda, que mesmo as câmeras profissionais não são capazes de captar.

Mais dicas para digitalizar desenhos

Ao escanear um desenho feito à lápis grafite, é recomendado passar um verniz fixador fosco. O scanner costuma captar o reflexo do grafite, e o verniz é capaz de retirar esse efeito, possibilitando imagens mais próximas do real.

Depois de aprender como digitalizar desenhos e salvar a imagem no computador, você pode começar a trabalhar nos elementos que farão seu desenho ficar ainda melhor, como o ajuste nos tons de branco, preto e cinza, brilho, contraste, adicionar fundos e filtros diferentes e até fazer animações. É possível ainda colorir os desenhos originalmente em preto e branco.

Agora que você sabe como digitalizar desenhos, o que acha de aprender a fotografar desenhos para ampliar as formas de divulgação?

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.