[Atualizado] Instagram: macetes de sucesso para divulgar seus desenhos

Por Robson Almeida 18 de Abril de 2018

COMPARTILHE:
instagram
[Atualizado] Instagram: macetes de sucesso para divulgar seus desenhos
4.9 (98.17%) 131 votes

Para desenhar, é indispensável ser criativo. E se, além disso, você também possui um smartphone com câmera e acesso à internet, então tem tudo que precisa para divulgar seus desenhos no Instagram.

Principalmente se você quer trabalhar fazendo desenhos!

Mas se ainda não conhece os macetes dessa poderosa rede social, fique tranquilo. A boa notícia é que veio ao lugar certo! Aqui você vai entender como aproveitar a visibilidade que o Instagram oferece, especialmente a trabalhos e produtos visuais, como desenhos, roupas, joias e muitos outros.

É gratuito e bem simples para criar sua conta de usuário. Em seguida, concentre-se para escrever em poucos caracteres uma bio bem chamativa, que explique sua atividade e informe o endereço do seu site/portfólio.

Crie postagens que chamam atenção

Embora tenha menos usuários que o Facebook, o Instagram possibilita a suas publicações um alcance maior entre a base de seguidores. Além disso, a rede é focada em imagens e vídeos breves, com navegação extremamente intuitiva.

Aplicando as estratégias certas, você vai despertar o interesse do público e desenvolver bons relacionamentos.

O primeiro passo antes de começar suas postagens é refletir sobre o perfil de público que deseja atrair. Assim, terá maior clareza ao produzir seus conteúdos, que serão direcionados e conquistarão maior engajamento.

Capriche nas imagens

Fotografe seus desenhos em um ambiente com luz branca, preferencialmente indireta. Não use flash ou luminárias com tonalidades que interfiram no registro do trabalho e posicione a câmera ou celular em um ângulo que não ressalta o brilho do grafite. Se preferir escanear, é interessante que os desenhos já estejam envernizados com fixador fosco.

Você não deve utilizar programas de edição para manipular artificialmente as imagens, pois o importante é enfatizar seu talento como desenhista.

Seja criativo nas legendas

Além de boas imagens, dê atenção para o texto de suas publicações. Procure criar engajamento fazendo perguntas ou propondo desafios. Elabore legendas breves e envolventes.

Uma estratégia muito eficaz no Instagram é a utilização das hashtags (#), que se assemelham a hiperlinks – quando as pessoas clicarem serão direcionadas a uma página com diversas publicações marcadas com a mesma palavra.

Aposte em expressões genéricas para atingir novos públicos, mas também crie hashtags específicas para suas publicações e engaje seus seguidores a utilizá-las. Outro macete é aproveitar temas em alta naquela ocasião para viralizar seu conteúdo. Caso seu desenho reproduza imagens de celebridades. marque a pessoa pois talvez ela goste e divulgue para seus fãs, dando grande repercussão ao seu trabalho.

Tenha consistência no Instagram

É muito importante manter seu perfil ativo, para que ele não pareça abandonado. Procure estabelecer uma frequência de publicações.

Caso sua intenção seja fazer um bom marketing do seu trabalho pelo Instagram, considere:

  • Fazer ao menos uma publicação diária, para que você tenha, rapidamente, bastante conteúdo para os usuários navegarem;
  • Ou até 3 publicações por dia, desde que sejam relevantes.

Também estimule a participação dos seguidores e responda aos comentários rapidamente, mencionando o usuário para que ele seja notificado. Caso seja possível, ofereça respostas personalizadas.

É importante sempre manter a cordialidade mesmo diante de uma crítica ou comentário negativo. Se no momento não tiver a serenidade necessária, deixe para responder depois. Estabeleça uma política interna para moderação de comentários, não permitindo obscenidades, expressões preconceituosas, mas sem censurar opiniões divergentes.

Crie parcerias com outros desenhistas no Instagram, ou marcas que possam repercutir seu trabalho.

Faça Stories

Essa nova funcionalidade do Instagram é bastante dinâmica, e é algo que você deve apostar caso queira chamar a atenção das pessoas para os seus desenhos! 

Stories são aquelas histórias dos usuários, normalmente sobre o dia-a-dia. São vídeos ou imagens de 10 segundos. Ou seja, é um conteúdo efêmero, até porque desaparece depois de 24h.

Mas permite que você faça enquetes, para interagir com seus seguidores. Também inserir hashtags, emojis, stickers, filtros, etc.

Se bem usado, pode aumentar o seu número de seguidores e engajar mais ainda os atuais. Aqui você pode mostrar como são os bastidores da vida de um desenhista! Mostre seu ambiente de trabalho, as técnicas que você usa, entre outros.

Colha os frutos de seu trabalho

Saber aproveitar as oportunidades que o Instagram possibilita vai ajudar muito na divulgação do seu trabalho. Sem necessidade de investir muito, basta utilizar corretamente as estratégias que apresentamos aqui para colher muitos benefícios:

  • Mais reconhecimento;
  • Encomendas de desenhos;
  • Convites para expor seu trabalho;
  • Seguidores engajados;
  • Parceria com empresas e influenciadores digitais;

Gostou dos macetes para fazer sucesso no Instagram? Quer saber mais? Deixe o seu perfil abaixo para que possamos te conhecer!

 

Primeira atualização em 31/03/2017.

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.