Pensando em dar aulas de desenho realista? Veja dicas para começar!

Por Charles Laveso 9 de outubro de 2019

COMPARTILHE:

Uma das maneiras de começar a viver apenas da sua arte é dar aulas de desenho. Profissionais que têm experiência e conseguiram desenvolver a técnica podem ajudar quem está começando a aprimorar os traços. 

Embora muitos desenhistas tenham vontade de ensinar outras pessoas, é comum que as dúvidas apareçam. Afinal, é melhor dar aulas presenciais ou online? Como encontrar alunos? 

Para te ajudar a dar os primeiros passos, separamos algumas dicas valiosas. Continue a leitura e descubra como começar!

Como saber se estou preparado para dar aulas de desenho? 

Para ensinar alguém a aperfeiçoar uma técnica, é preciso entender muito sobre ela. Dessa forma, antes de procurar por alunos, tenha a certeza de que evoluiu o bastante a ponto de ter desenvolvido uma boa técnica

Além disso, preocupe-se em antecipar futuras dúvidas, já que muitos questionamentos podem surgir dos alunos. Nesse sentido, é preciso avaliar se você atingiu um bom nível de desenho e que está pronto para transmitir o que sabe para outra pessoa. 

Como dar aulas de desenho realista?

Se você avaliou bem a sua condição e concluiu que sabe o suficiente para ensinar, é hora de se preparar para dar aulas de desenho. A primeira coisa é definir se elas serão presenciais ou online. Qual delas é a melhor opção? 

Aulas presenciais

Essa é a melhor opção para iniciar o seu trabalho como professor de desenho. Com as aulas presenciais, você pode ganhar experiência.Dessa forma, se um dia focar em aulas a distância, estará apto a desenvolver um material mais completo. 

A experiência em aulas presenciais é muito importantes para você se tornar um bom professor e oferecer conteúdos adequados. Por isso, a dica é dar aulas para diversos perfis de alunos, antes de pensar em ter um conteúdo online.

Aulas pela internet 

Essa é uma opção interessante, pois permite que você aumente a sua área de atuação. Afinal, por meio da internet é possível atender a alunos do mundo todo. Contudo, é preciso estar muito preparado e ter bastante experiência. Afinal, se fizer um conteúdo vago ou se não atender aos anseios dos estudantes, pode ganhar uma fama ruim. Isso dificultará o seu progresso como professor. 

Como encontrar alunos?

Crie um site ou blog

Uma das formas de ser encontrado por possíveis alunos é pela internet. Para isso, é interessante ter um blog, no qual você pode postar conteúdo sobre desenho. Dicas para iniciantes e todos os temas possíveis sobre desenho, por exemplo, podem atrair candidatos.

Não se esqueça de deixar uma forma de contato disponível, para que a pessoa se comunique com você. 

Use suas redes sociais

Ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram são ótimas estratégias para conseguir alunos. Essas duas redes sociais permitem que você divulgue o seu trabalho. 

Dessa forma, pode atrair as pessoas com o seu trabalho e mostrar que está disponível para ensinar a elas tudo o que sabe.

Ainda no Facebook, procure por grupos de classificados da sua cidade. Participe deles, faça um anúncio atrativo e publique. Informe a todos que você é professor e que está disponível para dar aulas de desenho realista. Não se esqueça de deixar um número de telefone e de WhatsApp de contato, para que as pessoas agendem a primeira aula. 

Panfletos, cartazes e cartões

Distribuir panfletos com informações sobre as aulas de desenho continua sendo uma boa estratégia. O ideal é divulgar em locais nos quais o seu público-alvo está.

Por exemplo, se você acredita que possa trabalhar com adolescentes, distribua os folhetos perto de escolas.

Além disso, visite papelarias e consultórios na sua cidade e veja se pode deixar alguns cartões de visitas  para que os clientes tenham acesso. No geral, esses locais permitem que as pessoas deixem um panfleto em alguma parte do balcão, para que os clientes tenham acesso. 

Por fim, colocar cartazes pela cidade também costuma dar bons resultados. Lojas, espaços públicos que permitam divulgação, entre outros podem ajudar a ampliar ainda mais o alcance da sua publicidade.

Anúncios em rádios

Rádios comunitárias também são boas estratégias, principalmente em cidades menores. Os valores para fazer uma propaganda costumam ser mais baixos e o alcance é bom.

Por isso, entre em contato com as mais populares e verifique quanto cobram para anunciar as suas aulas.

Plataformas virtuais

Sites como o Mercado Livre ou até plataformas como o Superprof ou Profes podem te ajudar a dar os primeiros passos em busca de alunos. Nelas, é possível “vender aulas” e interagir com estudantes. Antes de se cadastrar, leia com atenção as taxas cobradas e as regras para ter a certeza de que é uma boa opção para você.

Cinco dicas para começar a dar aulas agora mesmo

Além de divulgar o seu trabalho e procurar por alunos, é preciso se preparar para começar a ensinar. Veja algumas dicas de como começar a dar aulas de desenho de forma eficiente. 

Estruture seu conteúdo e elabore uma técnica

Qual será a sua primeira aula? O que vai ensinar para o aluno? E o restante do curso? A primeira coisa que você precisa definir é o que vai ensinar em suas aulas. Nesse sentido, você pode, por exemplo, decidir criar um curso para iniciantes e um mais avançado.

Para isso, defina um cronograma e separe os tópicos abordados em módulos. Depois, descreva de forma sucinta o que será trabalhado em cada um deles na hora de fazer a divulgação. 

Esse planejamento de aulas pode ajudá-lo a manter uma rotina, bem como garante que o aluno contrate as aulas conscientemente do conteúdo a ser trabalhado. 

Defina o local no qual vai dar aulas de desenho

Conteúdo para as aulas prontos? Planejamento preparado? Perfeito! Agora escolha um local para ministrá-las. 

Caso tenha um espaço adequado em casa, como um escritório ou um local para desenhar já montado, pode reunir os estudantes lá. Claro que isso vai depender do tamanho do seu espaço. As aulas podem ser individuais ou coletivas. Você pode receber o aluno em casa ou ir até a casa dele. Outra opção é agendar a aula em uma biblioteca ou espaço compartilhado. 

Caso conquiste um grande número de alunos e precise de um espaço maior, considere fazer uma parceria com outra localidade de ensino. Você pode, por exemplo, locar uma sala em uma escola particular ou de inglês para receber os alunos. Esses ambientes são estruturados e, muitas vezes, passam algumas horas do dia com salas vazias. 

Prepare-se preparado para vários tipos de alunos

É importante sempre se lembrar de que os alunos chegarão até você com necessidades diferentes. Além disso, cada um tem um ritmo de aprendizado

Dessa forma, alguns deles entenderão o que você ensina rapidamente. Outros vão precisar que você repita uma técnica ou ensinamento diversas vezes

Interaja com os alunos 

Seja um professor presente. Muitas vezes, em casa, o aluno vai tentar aplicar a técnica aprendida em um novo desenho. É nesse momento que uma dúvida pode aparecer. Por isso, esteja disponível para saná-la, mesmo que por mensagens

Viu só a quantidade de estratégias e condutas para ensinar desenho realista para outras pessoas? Ainda sim, quer ampliar ainda mais a sua área de atuação? Saiba mais sobre o mercado de trabalho para desenhistas neste outro artigo. Boa leitura!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.