Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Como você divulga os seus desenhos? Se ainda não usa as redes sociais, saiba que está perdendo uma importante ferramenta de comunicação. Nelas, você consegue divulgar os seus desenhos realistas e interagir com outros artistas.
Além disso, também é possível fechar parcerias de trabalho por meio das redes sociais. É isso mesmo! Nesse sentido, elas são uma forma de vender a sua arte e ampliar o leque de clientes!
Dentre as mais indicadas para a divulgação de imagens, estão o Instagram, Pinterest e o Facebook. Você usa alguma delas? Confira dicas e faça dessas redes sociais suas maiores aliadas no trabalho de divulgação!
Redes sociais: Instagram
Antes de mais nada, quem deseja divulgar a sua arte em forma de imagens, precisa ter uma conta no Instagram. A rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e o Brasil é o segundo país com mais cadastros
Quem ainda não possui uma conta, deve se cadastrar o quanto antes. Saiba que isso pode ser feito pelo aplicativo ou direto no site.
Seja qual for a escolha, não se esqueça de preencher a bio. Além disso, inclua nela uma forma de contato, como e-mail ou whatsapp.
Ali, quanto mais pessoas curtirem o que você postou ou comentarem suas imagens, melhor. Isso aumenta o alcance das suas publicações. Quanto mais interação há em uma publicação, maiores as chances dos algoritmos identificarem relevância em uma postagem.
Dicas rápidas para o Instagram
Depois de criar a sua página, é importante que você:
- Antes de mais nada, escolha trabalhos que chamem a atenção dos seguidores;
- Faça, no máximo, 3 postagens por dia. Podem ser imagens a partir de fotografias dos desenhos ou desenhos digitalizados;
- Eventualmente, invista em postagens com desenhos que despertam emoção, como pets, famosos, casamentos ou crianças;
- Faça legendas atrativas e informativas;
- Tenha cuidado com os direitos autorais do dono da foto, caso o desenho reproduza uma fotografia;
- Da mesma forma, tenha cuidado com os direitos de imagem;
- Use o recurso dos stories para compartilhar experiências e mostrar o processo de criação;
- Interaja com os seguidores e outras contas similares;
- Use hashtags para categorizar o seu post e ajudar as demais pessoas a encontrá-lo;
- Faça parcerias.
É importante salientar que, quando falamos em parcerias, estamos nos referindo aos influenciadores. São aquelas pessoas que têm muitos seguidores, muita interação e alcance das publicações.
Há várias formas de fechar parcerias com eles. A maioria faz publicação paga. Contudo, é possível enviar, de presente, um desenho para que eles mostrem aos seguidores.
A escolha do influenciador certo,pode garantir uma publicidade sem ter que pagar nada. De preferência, alguém que envolvido com artes, pois certamente os seguidores terão familiaridade com o assunto.
Redes sociais: Pinterest
Com mais de 300 milhões de usuários, o Pinterest é outra rede social que você precisa estar atento. Ela é voltada para a divulgação de imagens e, no geral, as pessoas a usam como inspiração.
Nesta rede social, você pode postar imagens variadas. Além disso, elas podem ser colocadas em pastas que você mesmo cria. A dica é categorizar os tópicos das pastas de acordo com o interesse do seu público. Pode também optar por categorizar de acordo com o que o seu desenho mostra.
Boas práticas para o Pinterest
- Coloque uma descrição de quem você é e o que faz;
- Em cada imagem, coloque uma descrição completa do conteúdo, indicando a técnica utilizada, a data, as inspirações, etc;
- Use palavras-chave relevantes para aumentar as chances de aparecer nos primeiros resultados do Google;
- Assim como o Instagram, utilize hashtags para categorizar o seu post e ajudar as demais pessoas a encontrá-lo.
Não se esqueça de fazer uma boa descrição e usar hashtags. Também garanta que todas as publicações levem o visitante para um link do seu site ou de outras redes sociais. Além disso, inclua uma forma de contato.
Redes sociais: Facebook
Quando as pessoas pensam em divulgar fotos, desenhos ou imagens, sempre se lembram do Instagram e do Pinterest. Porém, é importante nunca se esquecer do Facebook! Afinal, é uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros.
Dicas para usar o Facebook
Por fim, veja algumas dicas para divulgar desenhos realistas, conseguir encomendas e fechar bons negócios:
- Uma página no Facebook é diferente de um perfil no Facebook. Primeiramente, é preciso ter uma conta pessoal. Em seguida, vá em “criar página” e escolha um bom nome, como “Desenhos realistas do Miguel”;
- Faça uma descrição completa;
Preencha uma forma de contato para receber encomendas; - Escolha imagens atrativas, como as trabalhadas em aplicativos, e de boa qualidade para a capa e perfil;
- Incentive os visitantes a entrarem em contato por mensagem inbox, e-mail ou whatsapp para pedidos de orçamento;
- Responda os comentários e mensagens recebidas com agilidade e cordialidade;
- Mantenha a página atualizada, mas não exagere no número de publicações;
- Compartilhe as publicações da página nos grupos do Facebook, para aumentar o alcance;
- Interaja com os seguidores;
- Invista em publicações pagas, se possível. Elas permitem o direcionamento de determinadas publicações para pessoas interessadas em seu trabalho.
Assim, fazendo bom uso das redes sociais, fica mais fácil trabalhar apenas com desenhos realistas e ganhar dinheiro. Veja dicas de como viver da sua arte!