Opções de trabalhos com o Desenho Realista

Por Luiza Silveira 26 de julho de 2018

COMPARTILHE:
Trabalhos com desenho realista
Opções de trabalhos com o Desenho Realista
5 (100%) 2 votes

Você que está começando no Desenho Realista, ou você que já está mais avançado na técnica… Você já pensou em fazer trabalhos com o Desenho Realista?

Seja por diversos motivos como insatisfação com sua área atual, poder fazer uma renda extra, ou simplesmente trabalhar com algo que você ama… Enfim! No final, o objetivo para todos é o mesmo. É preciso dominar o realismo para fazer disso seu ofício!

Saiba que existe mais de uma opção para quem quer começar a trabalhar com isso, além de encomendas de retratos.

Continue lendo para saber mais!

A percepção do Desenho Realista

Antes de mais nada, um conceito muito importante, não só do Desenho Realista, mas da arte em geral é a percepção.

Samuel Torres nos diz, no artigo Desenvolvendo a percepção, mais a respeito:

Desenhar não é apenas saber as técnicas, mas o grande lance é saber ver a imagem. Tanto a referência quanto o trabalho produzido.

Quando aprende-se a ver, não importa se irá desenhar retratos, naturezas ou objetos. Aprendendo a ver, saberá executar as ações necessárias para alcançar o êxito em seus trabalhos. E, para isso, é preciso aprimorar a percepção, o modo de ver aquilo à sua frente, trabalhando através da prática, refinamento e técnica e, por fim, entendendo o propósito do que faz.

Em outras palavras, o Desenho Realista, e principalmente, a boa percepção que esse tipo de desenho pode lhe trazer, de igual modo pode te trazer vantagem a desenvolver outros tipos de artes. E a desenvolver a si mesmo também!

Pense só: o motorista de carro, ao pegar um ônibus ou um caminhão a dirigir pode dificuldades, a princípio. No entanto, ele tem uma noção do funcionamento desses automóveis. E é questão de tempo a que comece a dominá-los e consiga dirigi-los com a mesma destreza de um carro.

A prática lhe trouxe isso. E com a percepção funciona igual!

Usar o Desenho para desenvolver outras artes, como a pintura, a escultura… Ou outros ramos, como a tatuagem, por exemplo, lhe dará uma base muito bem fundamentada a realizar um excelente trabalho.

Veja a seguir as opções de trabalho que temos com o Realismo!

Tipos de trabalhos com o Desenho Realista

Desenhos por encomenda

A primeira opção de muitas pessoas é fazer encomendas. Faz-se a cópia de fotografias a pedido de outra pessoa.

Normalmente, são feitas encomendas de retratos de pessoas, como uma forma de presente. Mas também não é raro haver pedido de retratos de animais, paisagens, objetos, carros, etc.

As vantagens desse trabalho é poder trabalhar desde casa, como também não precisa ser em tempo integral.

Hoje em dia, com a possibilidade de se divulgar na internet, não é tão difícil de captar novos clientes e fazer-se conhecido no meio do Desenho Realista.

Algumas dicas valiosas que já falamos aqui no blog:

Trabalhos com desenho realista

Desenho do aluno Rodrigo Lima Romeri.

Tatuagem

Especialmente para as pessoas que amam diferentes tipos de desenhos, a tatuagem é um ramo que não para de crescer!

A arte de fazer um desenho na pele de alguém requer perfeição na técnica. Até porque é algo que se leva para toda a vida.

Charles Laveso conta sobre a influência do Desenho Realista na tatuagem, e a sua experiência com alunos tatuadores dos Cursos Virtuais:

Quando tatuadores começaram a procurar o nosso Curso de Desenhos Realistas, sinceramente, eu me perguntava se minha técnica ajudaria de alguma forma o profissional da tatuagem a crescer em sua arte. A verdade é que todos os alunos atuantes nessa área, após alguns meses de aula, confessavam ter percebido uma diferença gritante em seus trabalhos.

Ao compreender o conceito de sombreamento no papel, a percepção do aluno passava para outro nível. Era como se instalasse um novo software em seu olhar.

O que antes o tatuador não notava em seus próprios trabalhos, passava a ser percebido, pois ao trabalhar a observação de detalhes mínimos, típicos da técnica do realismo, o aluno estava desenvolvendo diversos fatores na busca pela excelência de sua arte. Sua autocrítica, paciência, memória, foco, disciplina, movimento da mão, olhar comparativo, enfim… Tudo isso, associado a sua experiência na tatuagem e tendo ao seu alcance a eficácia de materiais com tecnologia de ponta, os resultados têm sido fantásticos!

Já listamos também 3 motivos para tatuadores fazerem um Curso de Desenhos!

Micropigmentação

Outra área possível para o Desenho Realismo é de tratamentos estéticos.

Há um grande e promissor mercado de micropigmentação de sobrancelhas.

É um tipo de tatuagem, porém mais delicada. Consta em refazer o desenho dos fios dos supercílios, dando-lhes cor e forma.

Cada cliente é único, e o método deve ser adaptado ao tipo de sobrancelha de cada um. Em qual seria o formato perfeito para seu rosto.

Portanto, é essencial que o profissional da área saiba simular, perfeitamente, os fios. E a arte do realismo vem muito bem a calhar as necessidades desse tipo de trabalho.

 

E você, já pensou em trabalhar com o Desenho Realista?

Desenhos Realistas

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.