Logística de encomendas: tudo o que você precisa saber

Por Charles Laveso 23 de agosto de 2019

COMPARTILHE:

Divulgar seu trabalho, conquistar clientes e pagar as contas com o próprio dinheiro é ótimo. Nesse sentido, os desenhos realistas podem se transformar em sua única forma de renda. Para isso, é preciso investir no aperfeiçoamento da técnica e começar a atender clientes por encomendas

Cada etapa nesse processo é importante. Além de executar um bom trabalho e cobrar um preço justo, você terá que ficar atento à pontualidade da entrega. É preciso garantir ainda que o trabalho chegue às mãos do cliente em perfeitas condições. Para isso, escolha um meio de transporte adequado e capriche na embalagem.

Veja dicas de como embalar o desenho realista e como enviar a encomenda em segurança. 

Embale as encomendas corretamente 

Antes de enviar o desenho realista para o cliente, é preciso providenciar uma embalagem correta. No caso de enviar apenas a folha com o desenho, escolha uma embalagem que não amasse o material. Além disso, ela deve permitir que as encomendas cheguem em perfeito estado ao destino.

Como embalar uma folha

Veja o passo-a-passo para embalar o desenho em folha para envio:

  • Coloque o desenho entre duas folhas de papel cartão ou kraft;
  • Enrole o desenho com as folhas de papel cartão ao lado;
  • Com o rolinho pronto, feche com fita adesiva;
  • Coloque em uma caixa de prisma ou em um tubo, que pode ser encontrado em papelão grosso e resistente ou PVC;
  • Feche o tubo com a própria tampa ou com um papelão grosso e resistente;
  • Fixe a tampa com fita adesiva;
  • Embale a caixa ou o tubo;
  • Coloque a etiqueta com os dados do remetente e destinatário.

Como embalar uma moldura

Já no caso dos desenhos enviados com molduras, o cuidado na hora de embalar é maior. Por isso, siga os seguintes passos:

  • Passe uma fita adesiva, de maneira que forme um X, na superfície de vidro. Isso fará com que caso ele quebre, não forme pontas que danifiquem o desenho;
  • Coloque uma pedaço de espuma sobre a parte de vidro, para diminuir o atrito entre ele e o papel bolha;
  • Prenda a espuma com fita adesiva;
  • Envolva totalmente a moldura em papel bolha;
  • Prenda as pontas com fita adesiva;
  • Coloque a embalagem dentro de uma caixa de papelão que fique justa, ou seja, que não deixe espaço entre o papel bolha e o papelão;
  • Sinalize a caixa como frágil;
  • Coloque a etiqueta com os dados do remetente e destinatário.

Caso envie diversas molduras para um mesmo endereço, é interessante considerar o uso de uma caixa de madeira. Assim, os quadros ficam mais protegidos, uma vez que elas são mais resistentes.

Opções de envio para o cliente

É muito importante conhecer algumas opções de transporte. Embora o envio pelos Correios possa parecer mais prático, às vezes, a transportadora pode ser mais barata.

Afinal, nem sempre o preço é o único item a ser levado em conta. Ao mesmo tempo que existem clientes que querem economizar no frete, há os que têm pressa. Para eles, modalidades que sejam mais rápidas podem ser mais interessantes, mesmo que sejam mais caras. 

Correios

Os Correios detém o monopólio de entrega das correspondências no Brasil e chegam em grande parte das cidades brasileiras. São 7 mil agências espalhadas por todo o país. Assim, a empresa se torna uma ótima aliada para enviar encomendas. 

Existem vários tipos de envios, que podem atender ao que o seu cliente precisa. A empresa também conta com o serviço de coleta em casa, para facilitar ainda mais o seu trabalho. Conheça algumas delas. 

Sedex Hoje 

Primeiramente, essa é a forma mais rápida de enviar uma encomenda pelos Correios. Você posta e ela é entregue no mesmo dia.

A postagem deve ser feita em uma agência credenciada, de segunda a sexta-feira, até às 13h. No entanto, apenas algumas cidades são atendidas. É um serviço rápido, porém tem um custo mais alto que os demais. 

Sedex 10

Embora seja um pouco mais demorado do que o anterior, também é uma ótima opção. O cliente posta em um dia, e até às 10 horas do dia seguinte o destinatário recebe. Vale lembrar que somente dias úteis são contados. 

Assim como o Sedex hoje, nem todas as agências contam com esse serviço. É preciso verificar o CEP do seu cliente para saber a disponibilidade. 

Sedex 12

Algumas cidades que não são atendidas pelo Sedex 10, têm como alternativa o Sedex 12.  A entrega será feita até as 12 horas do dia útil seguinte ao da postagem. 

Também está disponível apenas em alguns lugares. O preço costuma ser semelhante ao do Sedex 10.

Sedex

O envio por Sedex pode ser feito para todo o Brasil. No geral, a entrega é feita em um ou dois dias úteis após a postagem. Ele é mais econômico do que os anteriores e pode ser uma ótima maneira de entregar encomendas. 

PAC

O PAC é uma alternativa ao Sedex. Ele aceita o envio de caixas para todo o Brasil. Como vantagem, é importante destacar o custo bem mais em conta.

Como desvantagem podemos destacar o prazo de entrega. Há casos do desenho chegar apenas 10 dias após a postagem. Porém você tem disponível um código de rastreamento para acompanhar todo o percurso. 

É indicado passar esse código para o cliente, para que ele também possa acompanhar o histórico da encomenda. 

Entrega de encomendas internacionais

Os Correios também fazem entrega fora do Brasil. É uma boa escolha quando precisar atender um cliente no exterior. Para isso, procure pelos serviços:

Transportadoras

Você pode optar também por enviar a encomendas por uma transportadora. É preciso se informar sobre as que atendem em sua cidade, para verificar qual chega ao destino.

Pode ser interessante para quando você enviar volumes muito grandes, não transportados pelos Correios. No geral, será necessário assinar um pequeno contrato, antes do envio do volume.

As transportadoras costumam ter o serviço de coleta domiciliar, assim como os Correios. Por isso, pode ser interessante fazer uma cotação e comparar os valores. 

Vale lembrar que será necessário emitir Nota Fiscal. Do outro lado, nos Correios você fará apenas uma declaração simples.

Aplicativos de entregas

Quem mora nos grandes centros e vai atender um cliente da mesma cidade, pode acessar um app. O Rappi e Glovo prometem o serviço de entrega com agilidade. 

A facilidade é que um profissional do serviço busca o desenho em sua casa ou trabalho e entrega ao destinatário. É similar ao serviço de motoboy. Você pode pedir a qualquer hora do dia pelo app. 

O Rappi tem o serviço de entrega feito por moto, bicicleta e carro. Já o Glovo usa motocicletas. Os valores são calculados de acordo com a distância entre remetente e destinatário. 

Gostou das dicas de entregas de encomendas? Então confira informações sobre como trabalhar com desenho

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.