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Na hora de escolher o seu papel para o Desenho Realista, é importante ficar atento a algumas características. Desde a cor, o tamanho, a espessura e a textura. Que, em conjunto, funcionam com um filtro para você aprender a identificar, com mais facilidade, o melhor papel para trabalhar o seu desenho.
Para quem gosta de desenhar apenas, independente da técnica, poderá fazer isso sob qualquer superfície. Porém, quando trata-se de um estudo em alguma técnica específica, como no caso o Desenho Realista, há algumas características que pedem determinado tipo de papel.
Características para escolher o melhor papel para desenho realista
Para escolher o melhor papel para desenho realista, é preciso conhecer algumas características que poderão lhe auxiliar na escolha. Saiba:
Marca do papel
A marca do papel é o nome de identificação do fabricante, como por exemplo a marca Canson, Fabriano, Hahnemuhle, Lana, etc.
Tipo do papel
Existem subcategorias dentro de cada marca que diferenciam os tipos de papeis.
O liso, normalmente conhecido por Bristol: como o Lana Bristol, o Fabriano Bristol e também o “4 Liscio” da Fabriano.
E há o texturizado: como o C’a Grain da Canson, o Ruvido da Fabriano, o Dessin da marca Lana.
Veja alguns exemplos de marca e tipo de papel:
- Canson Bristol, Canson C’a Grain, Canson Layout;
- Fabriano 4 Liscio, Fabriano Ruvido, Fabriano Bristol;
- Hahnemuhle Bristol, Hahnemuhle Nostalgie;
- Lana Bristol, Lana Dessin, são alguns exemplos.
Gramatura
Isso definirá a espessura do papel, se ele é fino ou grosso.
Pode variar de papéis de 75g/m2 como o sulfite, até papéis de 300g/m2 para aquarela.
A gramatura é importante para saber se o papel irá aderir bem ao grafite, e se são resistentes à técnica do Desenho Realista.
Tamanho
O padrão internacional ISO 216 define os tamanhos dos papéis em séries A, B e C.
A série A é mais usual (A0, A1, A2, A3, A4, A5, A6…).
O mais comum até mesmo para o portfólio é o tamanho A4, de 21,0×29,7cm.
O A3 é o dobro do tamanho, como se fossem duas folhas A4.
E o A5, por exemplo, é a metade do A4.
Resumindo, você precisa ficar atento a:
- Marca (Canson), ao tipo (C a grain) e à gramatura (180g/m2): Canson C a grain de 180g/m2;
- Marca (Fabriano), do tipo (4 Liscio), com gramatura (220g/m2): Fabriano 4 Liscio de 220g/m2.
Papeis que recomendamos
De acordo com essas subcategorias, os papeis que testamos e recomendamos para o desenho realista são:
- Papel Canson C a grain de 180g/m2 ou de 224g/m2. E Canson Desenho Escolar de 140g/m2, que apesar de ser um pouco fino, ainda apresenta boas características para o sombreamento na técnica realista. Esses são papeis mais baratos e de fácil acesso. Sua porosidade acentuada, poderá ser driblada utilizando o verso da folha e com adaptações à técnica no grafite.
- Fabriano 4 Liscio de 220g/m2. É um papel liso, mas sedoso, apresenta boa aderência ao grafite.
- Lana Bristol de 250g/m2. É um papel muito liso, mas não ao extremo. Apresenta resultados suaves, mas com certa resistência à aderência do grafite, portanto recomenda-se usar lápis mais macios e escuros.
Afinal, liso ou poroso?
Podem ser ambos!
Se a gramatura for adequada (180g/m2 à 250g/m2), o que confere uma espessura mais firme ao papel, a textura pode ser lisa ou porosa.
A porosidade é como uma granulação na folha, mas que sendo suave, não atrapalha o desenvolvimento do trabalho. Não pode ser muito texturizada, pois isso pode atrapalhar o resultado final.
Preferencialmente buscamos pelo papel mais liso, pois a técnica para o Desenho Realista em que trabalhamos em nosso Curso Virtual busca por um acabamento mais refinado.
Quando o aluno trabalha com papeis porosos, aqueles do tipo “escolares”, recomendamos utilizar o verso da folha, que é mais lisa. Ainda instruímos em nosso grupo de Suporte ao aluno a melhor maneira de trabalhar nesse papel, que é um pouquinho diferente em relação ao papel mais liso.
A porosidade é útil para a Textura de pele?
A porosidade do papel não é bem vinda para fazer texturas de pele, pois trabalhamos para suavizar os traços e porosidades.
A textura de pele se faz pelo uso da técnica com o lápis ou com a caneta borracha, sem o auxílio de artifícios como texturas do próprio papel ou auxiliares por baixo do papel.
E quanto a outros papeis que não foram citados aqui?
Se você tem interesse em conhecer outros papeis que não foram citados, e como saber se eles são adequados ou não, você precisa ficar atento aos itens citados acima. Normalmente a textura e a gramatura são os pontapés iniciais na sua escolha. Depois, o que vai valer mesmo, é a sua experiência e a adaptação ao papel.
Recomendamos que tenha uma certa porosidade, mesmo que mínima, pois ajuda a aderência do grafite. Evite os extremos, papeis extremamente lisos ou muito porosos.
Não é preciso se preocupar em ter materiais importados e de difícil acesso, pois não necessariamente se desenha melhor neles. Mas há desenhistas que se adaptam a determinadas características.
Porém, você pode estudar e se aprimorar em papeis um pouco mais simples. Igualmente, vão lhe proporcionar uma boa ferramenta de trabalho para você aperfeiçoar a sua técnica. O resultado sempre dependerá mais de você do que de suas ferramentas. Algumas facilitam o trabalho, mas você é quem precisa manuseá-las!
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