Tirando o traço de desenhos com linhas diretrizes

Por Samuel Torres 5 de junho de 2018

COMPARTILHE:
Linhas diretrizes
Tirando o traço de desenhos com linhas diretrizes
Avalie este Post

Para quem busca maior liberdade na execução do traço ao fazer um desenho, sem precisar recorrer a meios de transferir as formas da imagem a se desenhar diretamente no papel, uma opção é o método de linhas diretrizes.

Não se assuste pelo nome! O conceito é bem simples. Consiste em linhas verticais e horizontais passando pela imagem em lugares estratégicos. Linhas que servirão como base para medidas que serão transferidas ao papel a ser desenhado.

Como funcionam as linhas diretrizes, na prática?

Uma facilidade desse processo é que você usará apenas uma folha sulfite (a lateral dela ou a ponta), para se pegar as medidas. Faça risquinhos primeiramente em direção às linhas de apoio. E depois com pontos, nas partes que se está tirando as medidas.

Falando assim, parece confuso, mas na prática você verá que é bem simples.

No vídeo a seguir você verá esse método sendo usado na prática, com dicas e orientações. Mas antes, tenha em mente algumas dicas:

  • Faça as linhas horizontais e verticais primeiramente na foto de referência e depois as transfira para a folha do desenho.
  • Faça as linhas passando por cima de regiões importantes, onde se pegará as medidas necessárias.
  • O desenho das formas entre os pontos será feito à mão livre. Portanto, pegue o máximo de medidas possível, para evitar erros de proporção.  
  • Uma dica: poderá fazer o traço com linhas diretrizes em uma folha sulfite e depois transferi-lo ao papel a ser desenhado, por decalque ou mesa de luz. Assim, evita ficar apagando as linhas depois no papel a ser desenhado.

O método grid

Uma forma similar e válida também é o método de grid, ou quadriculado.

Basicamente, carrega o mesmo conceito, o de linhas horizontais e verticais. Porém, de forma regular (quadriculado), em toda a folha.

Esse quadriculado deve ser feito na foto de referência e transferido para a folha a ser desenhada, servindo para orientar tanto o traço quanto o sombreamento e detalhes.

As medidas poderão ser pegas com uma folha sulfite (assim como no método de linhas diretrizes), ou então apenas por observação. Já que haverão muitos quadradinhos pequenos, o que facilita copiar as formas que estarão dentro de cada um.

 

Para fazer em tamanhos maiores, basta apenas duplicar a proporção dos traços na folha a ser desenhada, caso esteja transferindo de um A4 para um A3.

 

Vamos então ao vídeo!

 

Comece a usar as linhas diretrizes para aprender como desenhar com 6 vídeos tutoriais!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.