Como montar um espaço para desenhar

Por Charles Laveso 17 de julho de 2019

COMPARTILHE:

Você sonha em ter seu próprio estúdio de desenho? Um cantinho para praticar a sua arte, se dedicar ao aprendizado ou até ao trabalho facilita muito, não é? Pois saiba que montar um espaço de trabalho pode ser mais fácil do que você imagina.

Claro que se quiser, poderá ter uma sala ampla, com mesas, computadores e demais materiais. Porém, caso não possua tanto espaço assim, saiba que é possível providenciar um local dentro de casa para trabalhar (o chamado home office).

O que acha de começar a planejar tudo agora mesmo? Confira dicas de como montar um espaço de trabalho para fazer seus desenhos realistas

Escolha do local para montar um espaço

A primeira coisa que você precisa escolher é um local adequado para o seu workspace, ou seja, para ter um cantinho para aprimorar a sua arte. Melhor ainda se ele tiver bom aproveitamento da luz natural, for bem arejado e se estiver em perfeitas condições para o uso. Neste caso, é só montar tudo e começar a trabalhar. 

Porém, nem todo mundo tem esse espaço vago em casa ou no apartamento. É o seu caso? Se for, a dica é procurar por um cantinho no qual você consiga ficar quieto, sem ser interrompido, para trabalhar. 

Quem mora sozinho pode optar por montar um espaço para desenhar no cantinho da sala, por exemplo. Já as pessoas que dividem a casa com outras, terão que encontrar um local mais calmo, que não tenha ninguém por perto enquanto trabalha. 

Nesse caso, uma alternativa interessante é montar um espaço no próprio quarto. Sabe aquele cantinho perto da janela, que está sem móvel? Ele pode se tornar seu home office.

Mesa para o seu estúdio de desenho

Agora que você já encontrou o local adequado, é hora de providenciar os móveis. A primeira coisa a ser feita é colocar uma mesa. Você pode usar a escrivaninha de estudos ou até dividir espaço com a mesa do computador, caso não queira gastar com mobília agora.

O importante é que possua uma mesa que comporte uma prancheta e demais materiais de desenho. Como o computador também é usado para obter inspiração, editar desenhos ou simplesmente colocar uma música de fundo enquanto trabalha, é interessante que ele caiba na mesa escolhida. Caso não seja possível, providencie uma mesinha para o computador e a coloque perto. 

Se você for comprar uma mesa de trabalho nova, uma dica é optar por aquelas que têm prateleiras superiores. Esse espaço ajudará bastante na hora de armazenar o material que você usará para desenhar. 

Cadeira para o seu home office

Além da mesa, ao montar um espaço você também vai precisar de uma cadeira e esse item merece um pouco de atenção. Embora você consiga usar até a cadeira da mesa da cozinha, o ideal é ter uma que seja ergonômica.

Lembre-se de que serão várias horas sentado, focado no desenho. Caso fique com uma postura inadequada, poderá ter dores e até lesões nas articulações do braço. Por isso, o ideal é optar por uma cadeira que seja específica para estações de trabalho. Dentre as características que uma cadeira assim possui estão: 

  • Altura e estrutura do assento ajustáveis;
  • Largura e profundidade do assento que permitam que você sente com conforto, com apoio até quase o joelhos e que ao colocar os pés no chão, os joelhos formem um ângulo de 90º;
  • Encosto regulável, com suporte da lombar;
  • Apoio dos braços;
  • Rodas;
  • Revestimento com espuma e tecido confortáveis. 

Se você não possuir uma cadeira assim, estilo as de escritório, é interessante pensar em comprar futuramente, para garantir conforto e segurança ao trabalhar.

Organização do espaço

Os lápis poderão ser colocados sobre a mesa, em porta-lápis ou até dentro de copos ou canecas. Esses materiais, que são usados com mais frequência, devem ser colocados sempre em locais de alcance mai fácil. Porém, sempre há uma pasta ou outro material que você precisa guardar em outro local, não é? 

Se o espaço for grande, considere colocar uma estante de livros para organizar o seu material. Caso seja o cantinho da sala, você pode fixar nichos ou prateleiras nas paredes. São práticos, têm bom preço e são muito úteis. 

Iluminação é essencial

Nunca se esqueça de que para fazer um bom desenho você vai precisar de uma iluminação especial. Além de aproveitar a luz do dia e até a lâmpada fixada no teto, a dica é ter uma luminária sobre a mesa. 

Há vários estilos de luminárias para escritórios, que serão muito úteis no dia a dia do seu trabalho. Não se esqueça de ter uma. 

O ideal é colocá-la sempre no lado contrário ao que você usa para desenhar. Se for destro coloque a luminária do lado esquerdo e se for canhoto, do lado direito. Isso ajudará na iluminação e evitará que a sombra do braço prejudique a visualização do desenho.

Gostou das dicas? Depois de preparar o seu cantinho, organize os lápis, prancheta, papéis e demais materiais antes de trabalhar. Afinal, na bagunça fica mais difícil ser produtivo, concorda? 

Antes de começar, confira dicas para trabalhar fazendo desenhos realistas. Boa sorte! 

Veja também dicas que o Charles dá no vídeo abaixo:

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.