Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A micropigmentação é uma técnica usada de várias maneiras no mundo da estética. Corrigir uma falha na sobrancelha, contornar os lábios ou até desenhar a aréola nas mamas são algumas das aplicações.
Para que o trabalho fique perfeito é preciso que cada fio ou cada ponto seja feito com precisão. Afinal, é ideia é dar a aparência de algo natural e fazer a pessoa se sentir ainda melhor. É nesse ponto que a técnica de desenho realista pode ajudar.
Quanto mais próxima da realidade a pigmentação for, melhor o resultado. Ao aprender ou aperfeiçoar o desenho realista, o profissional consegue melhorar o seu desempenho na técnica de micropigmentação. Dessa forma, oferece um resultado mais real aos clientes.
Por isso, conheça um pouco sobre as técnicas de micropigmentação e como elas podem estar aliadas ao desenho realista. Continue a leitura!
O que é micropigmentação?
Primeiramente, saiba que o conceito de micropigmentação é colocar pigmentos na pele. A técnica pode ser usada para aumentar a espessura ou corrigir imperfeições nas sobrancelhas, fazer contorno dos lábios e de olhos.
Além disso, é usada para a aréola do peito, em casos nos quais a pessoa foi submetida à cirurgia de retirada da mama. Esse procedimento é, algumas vezes, realizado em pessoas diagnosticadas com câncer de mama. Com o procedimento de micropigmentação, a intenção é devolver a aparência do peito. Dessa forma, colabora no aumento da autoestima e ajuda para que a paciente retome a sua vida normal.
Nesse sentido, é preciso que o desenho seja muito bem realizado. Seja para um procedimento na face ou na mama, a micropigmentação deve ser o mais realista possível.
Tipos de micropigmentação
A técnica de micropigmentação pode ser classificada em:
- estética;
- paramédica.
A finalidade das duas classificações é a mesma, mas os motivos pelos quais são feitas diferem. Na estética, o procedimento é feito exclusivamente por questões estéticas, como o próprio nome já sugere. É o caso de uma pessoa que tem vontade, por exemplo, de ter uma sobrancelha maior. Assim, a micropigmentação tem o intuito de deixar um cliente satisfeito.
Já na chamada micropigmentação paramédica, o uso é em situações ou casos como:
- manchas;
- marcas e cicatrizes resultantes de um acidente, doença ou procedimento médico;
- preenchimento dos lábios após cirurgia de lábios leporinos;
- quadros de alopecia (queda de cabelo) localizada, entre outros.
Na micropigmentação paramédica, é preciso que o micropigmentador simule sombras e texturas. Dessa forma, precisará ir além da sua percepção de design de sobrancelhas. As cores deverão ser cuidadosamente escolhidas de acordo com a cor da pele do paciente. Afinal, é necessário ter todo o cuidado para que o desenho feito seja o mais realista possível.
Técnicas de micropigmentação de sobrancelhas
Um dos procedimentos mais frequentes, feito pelos profissionais que atuam com micropigmentação, é o realizado em sobrancelhas. Para o público que procura os profissionais para essa finalidade, existem diversas técnicas que podem ser usadas.
Dessa forma, é possível atender desde quem tem uma pequena falha até quem possui ausência de pelos em uma região do corpo. Nesse contexto, conheça algumas das técnicas usadas no desenho de sobrancelhas – e como o desenho realista pode ajudar.
Fio a fio realista
Indicada para quem quer deixar de usar o lápis e busca por uma correção de pequenas falhas. Dessa forma, é a melhor opção para quem quer um olhar mais marcado. A técnica imita os fios que estão faltando.
Fio a fio semi-realista
É uma técnica menos marcada do que anterior. O resultado é um preenchimento de sobrancelhas consistente. Assim, leva mais naturalidade ao pêlo.
Fio a fio hiper realista
Também chamada de flufy, é a técnica para quem tem ausência de pêlos em uma região. Nesse caso, os pelos são desenhados com um sombreado na pele entre eles. Assim, é oferecido um efeito natural.
Ombre ou degradê
Nessa técnica, é obtido um efeito sombreado, usando tonalidades das mais escuras para as mais claras. Em alguns casos, é feita uma mesclagem de cores na parte superior do início da sobrancelha. Portanto, é uma alternativa para pessoas que gostam de usar sombra na sobrancelha.
Como a micropigmentação é feita?
Primeiramente, quem procura pelo procedimento passa por uma avaliação feita pelo micropigmentador. É preciso conhecer bem o que o cliente quer e qual a finalidade do trabalho para identificar a técnica que deve ser usada.
Depois disso, o ideal é o que profissional faça um desenho, de acordo com as medidas e necessidades do cliente. Essa é uma etapa essencial para garantir a simetria. Nesse momento, o micropigmentador coloca o seu talento e sua percepção em prática, para fazer um desenho realista.
Já pronto, o desenho é mostrado ao cliente para que ele aprove ou não. Uma vez aprovado, o trabalho pode ser realizado, seguindo o contorno desenhado.
Assim, quanto mais realista for o desenho feito, melhor será o resultado apresentado. É por isso que profissionais que trabalham com micropigmentação precisam desenhar bem. Estudar técnicas de desenhos realistas ajuda a oferecer um trabalho mais perfeito aos clientes.
O que acha de aprimorar a sua arte e melhorar o seu trabalho? Conheça nosso curso de técnicas de desenhos realistas para iniciantes.
Veja a novidade!
Vem junto com nós ganhar dinheiro, veja nós nesse link aqui!