Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Para quem busca maior liberdade na execução do traço ao fazer um desenho, sem precisar recorrer a meios de transferir as formas da imagem a se desenhar diretamente no papel, uma opção é o método de linhas diretrizes.
Não se assuste pelo nome! O conceito é bem simples. Consiste em linhas verticais e horizontais passando pela imagem em lugares estratégicos. Linhas que servirão como base para medidas que serão transferidas ao papel a ser desenhado.
Como funcionam as linhas diretrizes, na prática?
Uma facilidade desse processo é que você usará apenas uma folha sulfite (a lateral dela ou a ponta), para se pegar as medidas. Faça risquinhos primeiramente em direção às linhas de apoio. E depois com pontos, nas partes que se está tirando as medidas.
Falando assim, parece confuso, mas na prática você verá que é bem simples.
No vídeo a seguir você verá esse método sendo usado na prática, com dicas e orientações. Mas antes, tenha em mente algumas dicas:
- Faça as linhas horizontais e verticais primeiramente na foto de referência e depois as transfira para a folha do desenho.
- Faça as linhas passando por cima de regiões importantes, onde se pegará as medidas necessárias.
- O desenho das formas entre os pontos será feito à mão livre. Portanto, pegue o máximo de medidas possível, para evitar erros de proporção.
- Uma dica: poderá fazer o traço com linhas diretrizes em uma folha sulfite e depois transferi-lo ao papel a ser desenhado, por decalque ou mesa de luz. Assim, evita ficar apagando as linhas depois no papel a ser desenhado.
O método grid
Uma forma similar e válida também é o método de grid, ou quadriculado.
Basicamente, carrega o mesmo conceito, o de linhas horizontais e verticais. Porém, de forma regular (quadriculado), em toda a folha.
Esse quadriculado deve ser feito na foto de referência e transferido para a folha a ser desenhada, servindo para orientar tanto o traço quanto o sombreamento e detalhes.
As medidas poderão ser pegas com uma folha sulfite (assim como no método de linhas diretrizes), ou então apenas por observação. Já que haverão muitos quadradinhos pequenos, o que facilita copiar as formas que estarão dentro de cada um.
Para fazer em tamanhos maiores, basta apenas duplicar a proporção dos traços na folha a ser desenhada, caso esteja transferindo de um A4 para um A3.
Vamos então ao vídeo!
Comece a usar as linhas diretrizes para aprender como desenhar com 6 vídeos tutoriais!
Veja a novidade!
Vem junto com nós ganhar dinheiro, veja nós nesse link aqui!