Tirando o traço de desenhos com decalque

Por Samuel Torres 25 de Abril de 2018

COMPARTILHE:
Tirando o traço de desenhos com o decalque
Tirando o traço de desenhos com decalque
Avalie este Post

Existem várias formas de tirar o traço do desenho, como o decalque, a mesa de luz e as linhas diretrizes. Mas aqui iremos falar da técnica do decalque e mostrá-la na prática.

Decalque é trapaça?

O decalque é a forma mais rápida e fácil de se tirar o traço de uma imagem para sombrear. Produz um traço preciso de forma bem simples.

É vista por muitos como uma forma de “roubar” no desenho. Devido à sua praticidade, essa técnica é muito utilizada em diversos tipos de trabalho. Como no desenho realista e na tatuagem. São técnicas que têm o foco no acabamento final. Trabalham o sombreamento e preenchimento das formas e texturização.

Dessa forma, esse método de se obter o traço do desenho tem sido aceito como um meio válido por aqueles que buscam desenvolver a técnica do desenho realista. Necessitam de um traço preciso em suas proporções, e exatos como a referência, que é a base de todo o trabalho.

Além do mais, essa prática do decalque para o traço do desenho poupará tempo para focar no desenvolvimento da arte final.

A construção do desenho pode acontecer através da criação do esboço à mão livre e observação.

Portanto, entenda que o método do decalque não representa um “atalho” no desenho. Ou seja, pular a etapa de conseguir desenhar do “zero”. Mas é apenas uma forma de filtrar o que se busca desenvolver.

Dá a opção de dedicar-se apenas ao acabamento, sombreamento realista, efeitos, texturas e tudo mais que o desenho realista traz.

Como tirar o traço de desenhos com o decalque

Como usar o decalque na prática?

Basicamente, o decalque é o uso de um papel preenchido com lápis grafite no lugar do conhecido papel carbono.

O preenchimento do papel pode ser feito com um lápis 2B, de forma regular e homogênea. Não precisa ficar muito escuro, mas também não muito claro.

O excesso de grafite pode ser retirado com um papel higiênico para não borrar o papel a ser desenhado.

 

Abaixo você pode conferir esse método do decalque na prática, onde explico o passo a passo, acompanhado de dicas e orientações:

 

Depois de aprender como usar o decalque para tirar traço de desenhos, veja 6 vídeos-aula sobre como desenhar detalhes e efeitos de desenhos realistas!

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.