Como escolher uma impressora para imprimir fotografias de qualidade

Por Charles Laveso 18 de setembro de 2019

COMPARTILHE:

Um desenhista que desenha a partir de fotos precisa de impressões de boa qualidade para alcançar bons resultados. Assim, escolher uma impressora de excelência é importante para que se tenha fotografias impressas com o máximo de precisão. 

Neste artigo vamos mostrar algumas opções e marcas no mercado, além de sinalizar as melhores práticas para utilizar esse recurso.

Assim, será possível usar uma impressora com inteligência e praticidade. Por isso, continue a leitura e entenda a importância deste recurso tecnológico para um artista

Existem diferenças entre impressoras?

Antes de mais nada, é preciso entender que existem diversos tipos de impressoras no mercado. Algumas são de uso doméstico, para impressões básicas do dia a dia, enquanto outras são para uso profissional

Do mesmo modo, existem diversas faixas de preços de impressoras. O que você precisa entender é que cada uma tem uma função, e é importante descobrir qual atende sua necessidade. 

Assim, ao começar sua busca por uma impressora, fique atento as configurações da máquina, mais até do que o preço. 

Vantagens de uma impressora de qualidade para o desenhista

Comprar uma impressora para imprimir fotografias de boa qualidade pode não ser o primeiro item da lista de prioridades de um desenhista. Ainda assim, deveria ser estudado com atenção devido às vantagens. 

Desse modo, vamos citar alguns dos principais benefícios ao investir nesse equipamento. 

Qualidade da referência

Quem trabalha com encomendas e usa fotografais como referência tem a opção de imprimir em alta qualidade e, assim, transpor todos os detalhes em seu desenho com mais precisão.

Possibilidade de digitalizar

Ao investir em uma multifuncional, por exemplo, além de imprimir, é possível digitalizar os desenhos. Deste modo, eles mantém a qualidade original, característica pode ser perdida quando o desenho é fotografado

Opções de impressoras para imprimir fotografia de qualidade

Uma vez que você já sabe que existem tipos diferentes, fica mais fácil escolher uma impressora para sua necessidade. No mercado brasileiro já é possível encontrar bons modelos de impressoras com capacidade fotográfica a preços acessíveis. 

Abaixo, vamos mostrar dois modelos interessantes. Cada um deles possui particularidades que podem beneficiar a sua arte de desenhos realistas.

Epson Inkjet Photo L800

A impressora Inkjet Photo L800 da Epson é opção semi profissional, pois como o nome já indica é focada em impressão de fotos. O aparelho é a jato de tinta, que tem cores mais vivas e realísticas, já que se adaptam a uma variedade de papéis para impressão. 

Uma vantagem do modelo são os cartuchos recarregáveis, o que proporciona uma economia ao usá-la. As fotos podem ser impressas em:

  • 10X15 (foto padrão);
  • papel A4 de até 290g/m²;
  • CD/DVD imprimíveis

O valor de mercado dessa impressora é um pouco salgado, mas o valor é recompensado pelas funcionalidades. Hoje, ela custa em torno de R$ 800, dependendo da região e loja. 

Canon Pixma E481

Já a impressora fotográfica da Canon tem como principal vantagem ser uma multifuncional. Como dissemos, isso permite, além das impressões em alta qualidade, a digitalização de desenhos realistas

Este modelo não é portátil, ainda assim é muito prática pois conta com opção de conexão wi-fi. Essa funcionalidade facilita o envio de pedido de impressão direto de qualquer dispositivo móvel, sem a necessidade de um cabo conector.

As fotografias podem ser impressas em diversos tamanhos com essa impressora, como:

  • A4 210 x 297 mm;
  • A5 148 x 210 mm;
  • B5 182 x 257 mm;
  • Carta 215 x 279 mm;
  • Executivo 184 x 266 mm;
  • Ofício 216 x 356 mm.

O preço dessa impressora é mais competitivo, sendo possível encontrá-la a partir de R$ 300. 

Terceirização do serviço como alternativa para imprimir fotografias

Um artista que tem baixa demanda de encomendas ou necessidade de imprimir fotografias não precisa necessariamente investir em uma impressora. 

Para isso, existe a possibilidade de terceirizar o serviço de impressão em uma gráfica rápida. Em alguns casos, essa opção pode sair mais barata. Logo, é preciso fazer as contas para saber o que funciona melhor para você. As vezes, o custo benefício compensa ao invés de escolher uma impressora para comprar.

Da mesma forma, ao contratar uma gráfica é possível fazer impressões maiores do que em uma impressora caseira. Então, isso também deve ser levado em consideração. 

Definitivamente, uma impressora para imprimir fotografias de qualidade pode fazer diferença na vida do artista. Mas não é a única opção viável. Boa sorte na hora de escolher uma impressora!

Para saber mais sobre a técnica de desenhar uma fotografia, leia este nosso artigo!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.