Como escolher molduras para desenhos realistas

Por Charles Laveso 24 de julho de 2019

COMPARTILHE:

Depois que um desenho realista é finalizado chega a hora de escolher molduras. Seja para colocá-lo na decoração da sua casa, ou até mesmo para quem quer vendê-los por encomendas. Um bom desenho merece uma boa moldura!

Se você ainda não sabe como escolher molduras apropriadas para desenhos realistas e que vão valorizar financeiramente o desenho, fique ligado. É só continuar lendo que vamos mostrar alguns pontos primordiais que não podem ficar de fora. 

Escolher molduras é um passo muito importante, pois elas são tão importantes quanto um quadro. A escolha da moldura errada pode prejudicar o desenho, e até deixa-lo menos atraente do que realmente é. 

Logo depois de entender sobre a importância das molduras, veja algumas dicas do que você precisa levar em consideração na hora de escolher as peças. 

Observe as cores

Quando escolher molduras para desenhos realistas é preciso observar cuidadosamente as cores. E quando falamos em cores estamos falando de todas: preto, branco e coloridas. Sim, dependendo do tipo e modelo do desenho realista é possível usar também as molduras coloridas. 

Primeiramente é preciso observar as cores que existem no desenho e como ficará o contraste na moldura. 

Uma dica é estar com o desenho e testá-lo na moldura. Um exemplo que ajuda a entender a importância de testar o desenho realista na moldura é o contraste entre preto e branco.

Quando os desenhos possuem cores mais intensas e escuras, ficam bem melhores colocados nas molduras mais claras.

O mesmo acontece com os desenhos realistas de cores claras, que ficam melhor quando colocados em molduras escuras. Elas dão um bom contraste e deixam a peça mais evidenciada. 

Já o uso das molduras coloridas deve levar em conta as cores que são usadas no desenho. É o contraste que elas fazem que impacta diretamente no desenho. Cores como vermelho e amarelo no geral fazem um bom contraste. No entanto, em se tratando de desenhos realistas, pode acabar chamando mais atenção do que a arte em si. 

Dessa forma, tome muito cuidado ao comprar molduras coloridas. Mas isso também não significa que você não possa usá-las. O segredo é ter cautela e bom senso. 

Escolha molduras de boa qualidade

Molduras não são todas iguais, principalmente quando falamos do material no o qual elas são feitas. Ainda mais que isso também tem influência no resultado final da sua obra. Seja quando for colocada na parede ou qualquer que seja o local de exposição dos desenhos realistas. 

Na hora de escolher molduras para desenhos realistas, preste atenção se o material de qual elas são feitas é de boa qualidade. E quando falamos isso, estamos falando sobre o tipo de madeira. É preciso observar se ela é firme e se tem uma vida útil longa. Isso porque quanto melhor o material da moldura, mais tempo ela vai durar e você não vai precisar trocá-la brevemente.

Outro ponto importante é saber que existem molduras de boa qualidade sejam elas finas, grossas, com ou sem acabamento. Então o que deve ser levado em consideração é o tipo de madeira do qual ela é feita e não sua aparência. 

Observe a largura na hora de escolher molduras

Independentemente se você vai decorar a parede da sua casa ou se vai vender entregar um desenho encomendado, uma moldura bem escolhida é essencial. 

Um outro aspecto a ser levado em consideração é a largura do paspatur. Desenhos simples e monocromáticos ficam com mais destaque quando estão em molduras mais finas na largura e mais retas. 

Já os desenhos mais intensos, com cores mais escuras e até com um traço mais forte podem ser mais valorizados nas molduras mais grossas, com texturas, e cores mais intensas. 

Se preocupe com a proteção do desenho

Algo que também deve ser considerado é o vidro que será “abraçado” pela moldura. É ele que vai proteger o desenho da luz direta do sol, que pode contribuir para deixá-lo amarelado. Também o protege da umidade e de possíveis respingos que possam cair dependendo de onde o desenho ficará exposto. 

Gostou desse artigo? Aproveite para saber também sobre como funcionam os direitos autorais em desenhos realizados a partir de fotografias!

Se quiser mais detalhes sobre como escolher molduras para desenhos realistas, veja o vídeo abaixo:

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.