Qual o melhor tipo de desenho para quem está começando?

Por Charles Laveso 26 de julho de 2019

COMPARTILHE:

Quem está começando no mundo dos desenhos, principalmente nos realistas, sempre busca inspiração. É ela que vai ajudar a elaborar suas obras, e muitas vezes surgem dúvidas sobre o melhor tipo de desenho para iniciantes.

É importante lembrar que, quando se está aprendendo a desenhar, o treino é um exercício frequente. Quanto mais você treinar, melhor ficará o desenho, mas é claro que algumas dicas podem facilitar isso para você. 

Vamos mostrar qual o melhor tipo de desenho para quem está começando, além de dicas que todo iniciante precisa saber. 

Qual melhor tipo de desenho para iniciantes?

Um desenhista iniciante precisa ter em mente que ao começar seus desenhos ele vai conhecer técnicas específicas. Vai aprender sobre texturas, formas e entender melhor a complexidade que cada figura exige. 

Desse modo, começar com os desenhos fáceis para iniciantes auxilia a entender qual é o seu estilo de desenho e onde se destaca. 

Desenhos com alta complexidade, como grandes pinturas e retratos com muitos detalhes, podem prejudicar no começo. Pode até mesmo desestimular o artista em função dos erros que podem eventualmente ocorrer. 

Claro que quem está começando por desenhos fáceis de desenhar e com estilo simples também vai errar. No entanto, serão erros mais fáceis de serem corrigidos e que vão estimular o treino até ficarem perfeitos. 

Dessa forma, procure começar com estilos mais simples e fáceis. Ou seja, aqueles em que você não tem muita dificuldade em conseguir o resultado desejado. Uma dica é treinar a leveza da mão e, para isso, desenhos de natureza, formas e rostos lisos são ótimas opções. 

O que é um desenho difícil e um desenho trabalhoso

O que todo iniciante precisa saber é diferenciar um desenho difícil de um desenho trabalhoso. São coisas totalmente diferentes e que podem ser confundidas. 

Quando falamos de um desenho difícil, pensamos naquele desenho que demora para chegar ao resultado final esperado. Já em um desenho trabalhoso é possível conseguir o resultado desejado, desde que dedique um tempo maior para fazê-lo. 

Muitas vezes, principalmente quando falamos em desenho realista, o trabalhoso é confundido com difícil devido a paciência que é necessária. Por exemplo, fazer uma pele com texturas, ou uma barba, não é um algo difícil. Porém é trabalhoso, já que é preciso repetir o mesmo traço por muito tempo, até mesmo horas. 

Da mesma forma, isso leva o desenhista iniciante a desistir dos seus desenhos antes mesmo de começar. Assim, mais do que saber qual o melhor tipo de desenho para quem está começando, é preciso entender essa diferença e a importância dela no processo de construção do desenho.

Por onde começar

Para quem está começando a desenhar ou ilustrar, o melhor é começar pelos mais difíceis. Assim, quando começar a fazer os mais trabalhosos já conhecerá as técnicas mais difíceis e perceberá que é tudo bem parecido. A diferença é que desenhos trabalhosos são um teste de paciência aos desenhistas iniciantes. 

É preciso ter calma para fazer repetições de traços, sombras e efeitos. Listamos algumas dicas básicas para quem está começando a desenhar.

Tenha os materiais certos

Para que você possa começar a treinar, tenha em mãos os materiais essenciais para fazer desenhos realistas. Folha em branco e lápis estão no topo da lista entre os acessórios básicos para dar início aos esboços e as primeiras produções. 

Pegue referências

Elas ajudam você a entender o tipo de desenho que gosta e por onde quer começar. Veja este artigo com dicas de como escolher referências para desenhos realistas.

Estude o básico

Mesmo que para muitos ilustrar seja um dom, estudar os princípios básicos ajuda a aperfeiçoar técnicas. Para isso, dedique um tempo para aprender o passo a passo do desenho realista.

Treine muito! 

Se possível, pratique todos os dias! Faça o mesmo desenhos várias vezes e depois compare com o primeiro. Assim é possível ver a sua evolução e acompanhá-la

Essas são dicas úteis para quem está começando a desenhar e entender qual seu tipo de desenho favorito. Elas servem também para quem já desenha e quer aprimorar e melhorar suas técnicas. 

Caso você queira melhorar o seu desenho, veja aqui como um planejamento individual pode ser útil!

Abaixo, veja o que o Charles tem a dizer sobre o melhor tipo de desenho para quem está começando.

Curso de Desenho Realista para IniciantesPowered by Rock Convert
COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.