Tatuador: por que fazer curso de realismo?

Por Charles Laveso 8 de maio de 2019

COMPARTILHE:
Tatuador: por que fazer curso de realismo

Você já deve ter se deparado com algum post na internet mostrando tatuagens, digamos, não muito bem-sucedidas. E os resultados tendem a ser ainda mais desastrosos nas tentativas de reproduzir rostos ou desenhos realistas. Realmente, não é qualquer tatuador que consegue reproduzir esses temas com perfeição, mas um bom curso de realismo pode ajudar a mudar esse quadro.

O desenho realista tem sido cada vez mais procurado nos estúdios de tatuagem de todo o mundo, e uma coisa é fato: quem manda bem se destaca. Diferentemente de tatuar um objeto dentro de um determinado estilo de traço, o desenho realista precisa de atenção a detalhes que nem sempre são vistos facilmente, como pequenos vincos na pele, por exemplo.

Desenho realista não é um dom

Mas ser um tatuador com técnica para tatuagem realista não é apenas para poucos escolhidos por algum tipo de dom! Com prática e dedicação você pode alcançar bons resultados que o levarão a expandir ainda mais a sua arte, aprimorando constantemente seus conhecimentos e, claro, o seu portfólio.

Hoje já é possível encontrar bons cursos de realismo que ajudam muito na tarefa de levar o retrato para a pele. Neles, algumas técnicas fundamentais de desenho são aperfeiçoadas e a troca de experiência é bem interessante para crescer, tanto artística quanto profissionalmente.

Então, se você tem interesse em expandir seus conhecimentos e dominar técnicas de desenho realista, este artigo é perfeito para você. Acompanhe!

Por que oferecer a tatuagem realista no seu estúdio?

O realismo é um estilo de desenho onde se procura retratar fielmente a referência utilizada. Diferente de outros estilos, que adaptam a referência ao traço, no realismo cada sombra, cada perspectiva, cada mínimo detalhe fazem diferença no resultado final. Nos estúdios de tatuagem é bastante comum pedidos por rostos familiares, de celebridades (personagens de séries ou filmes, cantores, etc) e também tem se notado o aumento na procura por tatuagens de pets.

Tatuador: por que fazer curso de realismo

E, como já foi dito aqui no blog, há aqueles que fazem e aqueles que se destacam. No mercado da tatuagem isso não é diferente. Não basta apenas fazer uma tatuagem próxima do real, é preciso ter conhecimento e técnicas que façam com que o trabalho seja excepcional. Afinal, tatuagem realista boa de verdade é aquela que impressiona no primeiro olhar!

Oferecer tatuagens realistas, com certeza, é um grande diferencial para qualquer estúdio que faça um trabalho bem feito. Como muito da propaganda de qualquer estúdio é feita no boca a boca, o trabalho tende a ser recomendado e, claro, quem quer fazer irá procurar alguém de confiança. Assim, você consegue construir autoridade para o seu espaço e seu trabalho.

Por que investir em um curso de desenho realista?

Nem todo tatuador desenha, isso é um fato. Até porque na técnica da tatuagem há muito mais a ser explorado que o desenho em si ─ tal como máquinas, agulhas, tintas e a pressão a ser exercida sobre a pele. Existem ótimos tatuadores que conhecem as técnicas e reproduzem com maestria a referência escolhida pelo cliente.

Porém, enquanto saber desenhar pode não ser obrigatório, conhecer as técnicas do desenho é fundamental. Pouco adianta o tatuador saber executar a técnica de sombreamento sobre a pele se não tem visão artística para perceber onde a sombra deve ser colocada. E é aí que o curso de realismo entra.

Nele, você não vai aprender a desenhar de fato, mas a explorar e conhecer técnicas que, definitivamente, ajudam a entender melhor o seu próprio trabalho. Veja abaixo outras habilidades que um curso de desenho pode trazer para o seu trabalho como tatuador.

Ajuda a enxergar os detalhes

Embora no curso de realismo não se explore as técnicas de tatuagem, muitos alunos que tatuam relatam algo bem interessante: durante o curso começaram a enxergar detalhes que outras pessoas não percebiam.

Como características muito delicadas precisam ser notadas para dar o realismo desejado, a atenção aos detalhes e nuances é apenas uma das habilidades desenvolvidas, o que reflete no trabalho como tatuador de uma forma geral, não apenas em tattoos realistas.

Dá visibilidade ao seu trabalho

O ramo de tatuagens é complicado: não param de surgir novos estúdios e profissionais oferecendo seus serviços. Então, é preciso se destacar.

A tatuagem realista chama atenção e quem procura uma precisa saber que está lidando com um profissional que sabe o que faz. Posicionar o seu trabalho como uma referência em qualidade técnica, com certeza, é vantajoso para qualquer profissional.

Tatuador: por que fazer curso de realismo

Ensina técnicas que podem ser aplicadas em outros estilos

No curso de realismo são explorados a fundo temas como proporção, luz e sombra, transição de cores e preenchimentos. E, como você pode imaginar, essas técnicas são fundamentais para o bom resultado de qualquer trabalho artístico.

Lembre-se: conhecer as técnicas de desenho é imprescindível para qualquer tatuador!

Aumenta o seu repertório

Há quem diga que o desenho realista não permite criações, mas apenas reproduções. Esse é um grande mito! Isso porque, segundo estudo da Universidade de Drexel, ao desenvolver qualquer processo artístico é ativada uma parte importante do cérebro: o córtex pré-frontal, ligado ao sistema de recompensa. Além de estimular a sensação de prazer, faz com que se “ative” a criatividade.

Embora muito do desenho realista seja, de fato, reproduzido, isso não impede o artista de aplicar as técnicas aprendidas no realismo em desenhos originais. Desenhar é um poderoso estimulante para a criatividade, abrindo portas para novas ideias que, com as técnicas adquiridas, ganham novos traços e tons ― sem falar no profissionalismo!

Concluindo

Investir em um curso de realismo, seja você tatuador ou aspirante, com certeza vai agregar valor ao seu trabalho de diversas forma. Afinal, muitos tatuadores que hoje são referência já se beneficiaram as técnicas e conhecimentos trocados no curso.

Mas, antes de se inscrever, é bom dar uma lida no artigo O problema com a tatuagem realista e conhecer uma das maiores dificuldades que os tatuadores realistas encontram. Boa leitura!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.