Obstinação: A busca pela excelência

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

5/5 - (1 voto)

Obstinação: palavra e conceito simples, mas de grande relevância e que define um bom trabalho. Também afinco, persistência e esmero. São termos que definem essa busca pela excelência.

Alcançar um bom nível no desenho realista não depende de algo inato. Inatas são as aptidões, as quais são tendências que trazem a vontade de aprender ou fazer algo. Essa aptidão, não necessariamente significa facilidade. Normalmente o aprendizado e a evolução se dão com muita vontade e treino abundante.  

O maior erro dos alunos e principiantes no desenho realista é a falta de capricho ao realizar um trabalho. Na maioria das vezes, não é questão de capacidade, mas falta de paciência e atenção que os impossibilitam de evoluir. Seja anto na técnica quanto na percepção, pois ambas caminham juntas.

Domando a si mesmo

Superar um obstáculo é na verdade superar a si mesmo. Consiste em entender e aceitar suas limitações, vencendo a ansiedade e trabalhando persistentemente naquilo que se deseja desenvolver.

A ansiedade é a grande inimiga. Se mostrará ao começar a fazer ou aprender algo e continuará presente em todo o percurso. Portanto, dominá-la é o grande trabalho. O restante se dará com persistência e constância.

Após dominar a ansiedade, o segundo passo é adotar uma postura de busca pela excelência. Encare cada trabalho ou simples exercício com dedicação tamanha, própria de uma obra de arte. Não se contentar com o razoável, mas buscar sempre o melhor resultado possível. E, na verdade, vai perceber ao alcançá-lo que aquele “máximo” refere-se apenas do momento. Como o horizonte: sempre que um se aproxima, outro aparece.

Tratar um trabalho ou treino como uma obrigação, trará tédio e ansiedade, não possibilitando a experiência do aprendizado e evolução.

curso de desenho para iniciantes

Acreditar em si mesmo

Outro fator crucial é acreditar em si, mesmo com dificuldades. Acreditar que seu esforço o levará ao resultado almejado, pois somos e alcançamos o que acreditamos.

É bem comum ver desenhistas principiantes no realismo que, ao se deparar com obstáculos, dizem que está muito difícil e que não conseguem. Alguns dizem que gostam muito daquilo, admiram quem faz, mas aquilo não é para eles.

Essa é uma questão bem recorrente. Por outro lado, o desenho envolve um conjunto de atributos aos quais pode-se trabalhar e desenvolver, como:

Mas isso somente se torna verdade se você acreditar. Do contrário, é apenas um amontoado de palavras.

Se entender, aceitar e começar a praticar, munido da certeza de que pode, fará toda a diferença. O treino será efetivo e os resultados reais. E a cada trabalho verá os resultados aparecendo.

A prática

A prática é primordial. Traz a evolução na técnica e o conhecimento dos materiais, que é outro fator importante. 

Saberá a hora certa de usar cada material e terá a liberdade de testar novas formas de fazer. Há infinitas maneira de se chegar a um bom resultado, uma vez que o artista é livre para experimentar, testar e mesclar.

  • Uma dica importante é: focar no desenho por partes, esquecendo o restante, como se não existisse. Ao focar em um detalhe, empenhar o máximo do cuidado e atenção possíveis, sempre comparando com a referência, analisando cada detalhe, as formas, as passagens dos tons e as nuances propriamente dita.

Quanto mais detalhada for a imagem, mais deve-se diminuir a escala de trabalho, focando em áreas cada vez menores.

Um erro comum é focar em algumas coisas e outras passarem despercebidas, como o tom, que dá o contraste, fundamental em um desenho. É ele que dá “vida” ao trabalho ao dar profundidade e volume. Um desenho sem contraste é um desenho opaco, “desbotado”.

Outro fator crucial é ter paciência na hora que está desenhando. Paciência para observar e para executar um sombreamento ou fazer um detalhe. Arrisco dizer que a paciência é mais importante que a técnica.

Não se preocupe se está levando muito tempo no mesmo desenho, o que importa é o resultado final.

Se você deseja aprender e desenvolver a técnica do desenho realista venha para uma de nossas turmas do Curso Virtual de Desenhos Realistas, onde você verá passo a passo a técnica sendo aplicada e narrada, terá ainda acesso a um grupo fechado para alunos onde poderá postar os exercícios e receber avaliações e orientações em um acompanhamento individual por 1 ano!

Materiais indicados pelo Charles Laveso

Lapis Grafite Graduado HB Linha 9000 Faber-Castell

>>> Mais info

Borracha Elétrica Desenho Artes Escritório Com Refil

>>> Mais info

papel-para-desenhos-realistas-otimo

>>> Mais info

Deixe um comentário