A incrível técnica do artista Emanuele Dascanio

Por Samuel Torres 17 de maio de 2019

COMPARTILHE:
A incrível técnica de Emanuele Dascanio

Emanuele Dascanio nasceu em 1983 na comuna (o equivalente a uma cidade) de Garbagnate Milanese, na província de Milão, que possui cerca de 27 mil habitantes.

Depois de se formar na Escola de Artes Lucio Fontana de Arese, em 2003, ele se matriculou na Academia de Brera, mas sentindo-se em decadência pela mesma arte, abandonou a academia depois de seis meses

Continuando a sentir um desejo e a necessidade de crescimento artístico, em 2007 estudou e trabalhou no ateliê de Gianluca Corona, aluno do Mestre Mario Donizetti, encontrando nele um bom professor e aprendendo a técnica da pintura a óleo como foi transmitida desde o renascimento.

Técnica

Inspirada na arte renascentista, mas com um ar moderno, sua técnica de pinturas a lápis carvão e grafite exploram a iluminação de um único ponto (que lembram as pinturas de Caravaggio), contrastando com um fundo negro ─ o que dá um aspecto dramático e emocional para seus trabalhos.

Extremamente técnico e detalhista, seus trabalhos levam a partir de 100 horas, podendo chegar até próximo de 800 horas, revelando um alto nível de realismo em trabalhos de grandes dimensões.

Materiais

Um pouco sobre Emanuele Dascanio

Na busca pelo aperfeiçoamento de sua técnica e expressão artística, Dascanio diz que está em um constante desafio, em uma competição com ele mesmo desenvolvida através de muito rigor e disciplina.

Para Emanuele Dascanio, o local de trabalho também é crucial para criação e o aprendizado contínuo em busca de conhecimento.

Como ele diz: “meu estúdio tem que ser muito bem iluminado, bem arejado, paredes brancas e pisos de madeira ─ tudo o resto é supérfluo. Tudo o que eu quero é um ambiente funcional para o meu tipo de arte”.

Ele diz nunca ter tido a necessidade (dedicada apenas aos gênios) de cumprir uma missão especial através da arte, mas apenas de satisfazer sua própria vocação com arte.

Amante do clássico, tem sua inspiração na técnica e arte de Leonardo Da Vinci, sua influência mais notável e marcante ao longo de sua carreira profissional.

Domina técnicas à óleo com natureza morta no estilo renascentista, mas recentemente começou a fazer trabalhos de retratos à lápis onde alcançou notoriedade e reconhecimento internacional.

Emanuele Dascanio dedicou muito tempo ao estudo das técnicas artísticas e à busca de uma melhoria contínua de suas habilidades, antes de começar a exibir seus trabalhos.

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.