O que te faz feliz?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

4.3/5 - (3 votos)

Felicidade é intensidade. É se colocar inteiro no lugar que você está, não no minuto anterior, nem no próximo minuto. Não querer tudo, querer o que se necessita. Porque a ansiedade não é esperança, é agredir o instante. (Fabrício Carpinejar)

O que verdadeiramente te faz feliz?

A felicidade é algo que todos buscam, adotando caminhos diversos para alcançá-la. Mas nem sempre é possível atingi-la plenamente.

Ao analisar este tema, instantaneamente obtive um insight: estava debruçada sobre a minha prancheta fazendo o que melhor acessa minha molécula de motivação.

De imediato senti todo o bem estar ocasionado pelo simples ato de desenhar. O tempo estacionou, os pensamentos e preocupações se calaram e eu atingi um plano de imensa calmaria e satisfação.

Conclui, então, ser este sentimento a própria felicidade.

O flow

A descoberta de atividades que nos proporcione imenso prazer e nos faça atingir este estágio de contentamento ou estado de Flow, é exatamente o que propõe o mestre em psicologia, Helder Kamei, autor do livro Psicologia Positiva e Flow (IBC).

Flow é um termo que vem do inglês. “Fluir”. E que pode ser traduzido como “Estado de Fluxo” ou “Experiência de Fluxo”.

curso de desenho para iniciantes

O conceito de flow foi desenvolvido na década de 70 pelo psicólogo Mihly Csikszentmihalyi, PhD e professor da Universidade de Chicago, para designar as experiências ótimas de fluxo na consciência.

É um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade.

A harmonia do flow

O corpo e a mente fluem em perfeita harmonia. Um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho. Por isto também chamado de experiência máxima.

As experiências de flow muitas vezes são lembradas por uma pessoa como os momentos mais felizes da vida, momentos onde se sentiu no seu melhor.

Acontece quando dirigimos toda a nossa capacidade para uma única atividade. E por esta atividade ser extremamente divertida, gostosa, prazerosa, criativa, importante, simplesmente não há espaço em nosso foco de atenção para nada mais – a não ser aquilo que estamos fazendo.

Cada um tem uma atividade particular em que entra em flow. Pessoas podem entrar no estado de fluxo dançando, cantando, correndo, praticando esportes, desenhando, pintando, escrevendo, meditando e até trabalhando.

São atividades em que nos sentimos extremamente energizados e motivados.

E, quanto mais atividade assim você conseguir colocar no seu dia-a-dia mais terá uma vida engajada. Que é sem dúvida um dos caminhos da felicidade autêntica.

Características do estado de fluxo

  • Completamente envolvido no que você está fazendo, está focado, concentrado.
  • Uma sensação de êxtase, de estar fora da realidade.
  • Grande sentimento de clareza – saber o que precisa ser feito e quão bem estamos fazendo.
  • Saber que a atividade é possível de ser feita – de que somos capazes de fazê-la
  • Sentimento de serenidade: nenhuma preocupação sobre si mesmo, e um sentimento de estar além das fronteiras do ego.
  • Perder a noção do tempo. Completamente focado no presente, há a sensação de que horas passam como minutos.
  • Motivação intrínseca: o que quer que seja produzido ou produto do estado de flow não interessa tanto quanto a motivação de fazer o que se quer fazer.

E você, já vivenciou esse estado? Gostaria de compartilhar sua experiência conosco? Deixe abaixo o seu comentário!

 

Veja a novidade!

Vem junto com nós ganhar dinheiro, veja nós nesse link aqui!

Deixe um comentário