Pesquisa do Youtube: você já se sentiu desmotivado para desenhar?

Por Charles Laveso 16 de agosto de 2019

COMPARTILHE:

O desenhista, sendo iniciante ou mais experiente, em algum momento pode se sentir desmotivado para desenhar. Muitos fatores podem levar a perda de interesse, desde falta de materiais até a crença de que não tem o dom. Porém, esses motivos podem ser facilmente rebatidos, como mostraremos neste artigo. 

O ponto de partida é uma enquete feita no canal do professor Charles Laveso no Youtube. A partir dos resultados obtidos, vamos dar dicas para superar as dificuldades.

Se em algum momento você já se sentiu desmotivado para desenhar, continue lendo que vamos te auxiliar nesse processo. 

As 5 respostas mais votadas

A pesquisa foi feita no final de 2018 e teve mais de 2.000 votos. Veja as respostas mais votadas e as respectivas porcentagens:

Abaixo, vamos falar melhor sobre cada um desses motivos e como as soluções podem ser fáceis. Basicamente, tudo que você precisa é confiar em si mesmo e se dedicar ao desenho realista. 

1ª posição – Falta de recursos

Quase 40% dos participantes votaram na opção que determinava a falta de recursos para materiais e cursos como motivo para se sentir desmotivado para desenhar.

No entanto, para quem está começando, não é necessário muitos materiais. Entre os 8 essenciais para começar do zero estão:

  • Lápis grafite de boa qualidade;
  • Papel para desenhar;
  • Lapiseira;Estilete;
  • Caneta borracha;
  • Esfuminho;
  • Pincel;
  • Boleador.

Com esses materiais de baixo custo, já é possível desenhar e treinar o desenho realista sem problemas. É preciso esclarecer que não é necessário investir em materiais importados no começo. Até mesmo os mais simples, mas de boa qualidade, geram ótimos resultados. 

Comece com os materiais simples e, conforme aprimoramento das técnicas, invista em materiais mais específicos.

Sobre a falta de dinheiro para bancar cursos, essa também não é uma desculpa. Existe uma infinidade de canais e vídeos gratuitos na internet, a começar pelo próprio canal do Charles Laveso. Os mais de 200.000 inscritos têm acesso a vídeo-aulas narradas, dicas, e vídeos com orientações para alunos.

Há ainda um e-book exclusivo e gratuito com os 7 princípios básicos para desenhos realistas, desenvolvido pelo próprio Charles.

Dessa maneira, podemos concluir que não faltam conteúdos para quem quer dar os primeiros passos no desenho realista.

2ª posição – Falta de ideias sobre o que desenhar

Outro motivo que leva os desenhistas a ficarem desmotivados para desenhar é o fato de não saberem o que desenhar. Muitas vezes, acredita-se que é necessário ter uma grande ideia e inspiração para desenhar. Inclusive, esse é um dos diversos mitos que rondam o universo dos desenhos realistas.

Você pode desenhar qualquer coisa, desde uma paisagem da sua janela até um copo que está sua frente. Comece com coisas simples e assim a inspiração vai surgindo. 

É possível também se inspirar nos desenhos de outros profissionais, como pintores, ilustradores e fotógrafos. Por isso, faça uma breve pesquisa antes de começar a desenhar e mantenha o foco!

3ª posição – Não ser reconhecido

O que a maioria dos artistas deseja é o reconhecimento da sua arte. Isso não tem relação direta com dinheiro, mas sim em ter o trabalho admirado. No entanto, no começo esse é um dos principais desafios e pode causar a desmotivação para desenhar. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é saber lidar com as críticas, pois elas fatalmente irão surgir. 

As críticas fazem parte do processo de todo profissional, mas o principal é saber lidar com elas. Por isso, transformá-las em motivação é a melhor opção para qualquer artista. Dessa maneira, o profissional pode buscar sempre o seu melhor. 

Um artista no início de sua carreira precisa ter foco em si mesmo, e não esperar que os amigos ou familiares ofereçam suporte. Com o decorrer do tempo, fãs e apoiadores podem surgir espontaneamente.

Por isso, invista em um estilo único e explore as redes sociais para exibir seu trabalho. Deixe para lá a neurose de reconhecimento imediato. Afinal de contas, isso se alcança com muito esforço e trabalho.

4ª posição – Falta de tempo

Quem nunca reclamou que está sem tempo para nada? Com os desenhistas, isso também acontece, deixando-os desmotivados para desenhar. Para que se tenha produtividade é preciso colocar o desenho realista como prioridade.

Por isso, defina períodos diários para praticar, mesmo que eles sejam apenas de meia hora. Depois, aumente o tempo na medida do possível. 

Dessa maneira, é importante praticar o desenho com frequência, pois é isso que vai fazer com que você não desista. Ficar muitos dias, até meses, sem pegar no lápis e papel, pode desanimar e adiar a volta.

Afinal, é melhor 30 minutos por dia de prática, do que programar duas horas inteiras em um dia que nunca chega. 

5ª posição – Não ter o dom para o desenho realista

Por último, mas muito importante, muitas pessoas responderam que sentem desmotivadas para desenhar por não ter o dom. Mas como já falamos neste outro artigo, desenhar pode ser aprendido.

Afinal, desenhar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e praticada para ser aperfeiçoada. O clichê a prática leva a perfeiçãoé mais do que real quando falamos dos desenhos realistas. 

De fato, algumas pessoas realmente nascem com dom para o desenho. No entanto, isso não impede que qualquer um comece a praticar e aprenda as técnicas com o tempo. Dessa maneira, é possível fazer cursos que ensinam o principal, mas a prática precisa ser constante. 

E você, tem outros motivos para estar desmotivado para desenhar? Conte para gente nos comentários. Mas antes, veja mais dicas para deixar as desculpas de lado e invista nos desenhos realistas!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.