Por que é importante estar inspirado na hora de desenhar?

Por Samuel Torres 14 de março de 2017

COMPARTILHE:
Inspiração para desenhar desenhos realistas
5/5 - (5 votes)

Desenhar é o ato de passar o que se vê (ou se imagina) para uma mídia. Esta pode ser um papel, um tecido, muro, enfim… O importante é ter uma percepção apurada para visualizar detalhes. E a coordenação motora que consiga fazer traços e manchas em desenho.

O ato de desenhar é permeado por fatores subjetivos como o humor, imaginação e criatividade, entre outros.

Portanto, é necessário que esteja inspirado em um tema ou imagem para desenhar.

Do contrário, sem inspiração, a atividade se torna mecânica e desmotivante. E aí ocorre a falta de paciência e capricho aos detalhes. O desenho dificilmente trará ‘’algo a mais’’, algo que reflita a emoção ou sentimento do artista.

Inspiração para desenhar

Ao escolher uma imagem para desenhar (em se tratando do desenho realista), o artista se inspira nela tentando absorver a emoção ou o sentimento que a imagem traz. E assim, munido dessa sensibilidade, o trabalho é executado. Entram em ação os meandros da mente consciente e inconsciente, transformando materiais simples, como o lápis e o papel, em arte.

A inspiração traz em si o ânimo criativo

E o ato mecânico dá lugar à imaginação. O que traz formas diferentes de superar dificuldades e usar os materiais, explorando-os para alcançar resultados surpreendentes.

Também, a inspiração também colabora com o estado de imersão atemporal ao desenho. Quando se mergulha na imagem e nos detalhes, pode ser um mergulho tão profundo, que nem se nota o tempo que se passou. Este é o estado ideal para se executar um belo desenho realista!

Por outro lado, desenhar sem inspiração colabora para que a pressa e a ansiedade impere. Isto é, a imaginação vai embora, e junto a ela o prazer no ato de desenhar.

 

Inspire-se com 6 vídeos tutoriais do professor Charles Laveso. Aprenda como desenhar!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.