Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Sempre que nos deparamos com uma imagem, ao pensar em desenhá-la, logo começamos a identificar as formas pelos contornos.
Vejamos, por exemplo, os desenhos das crianças. São feitos basicamente com linhas e contornos. Ou seja, nosso cérebro é programado para reconhecer as coisas através de seus contornos.
Ao começar a desenhar, também recorremos às linhas e contornos. Porém, sem nenhum conhecimento de proporções ou métodos de medições, vamos fazendo o traço à mão livre. Começamos de uma extremidade e levamos o traço.
Normalmente, o traço fica torto e fora de proporção. Acabam sendo necessárias muitas correções, apagando e refazendo. E assim, o papel vai ficando borrado e marcado.
Como desenhar simples
Que tal usar um recurso simples e eficaz para que seja possível desenhar praticamente qualquer coisa de forma fácil e rápida?
Vale lembrar que esse método, por não usar formas de medição, pode não ser tão preciso quanto às proporções.
Mesmo assim traz resultados interessantes para quem está iniciando no desenho. E também para quem não tem maiores conhecimentos de proporções e anatomias.
Imaginamos que vamos desenhar esse cavalo. Ao invés de ir fazendo todo o seu contorno, direto em uma folha branca, imagine figuras geométricas básicas que formam essa imagem.
Agora ficou muito mais fácil desenhar essas formas, não é mesmo?
Dicas para desenhar de forma simples
Assista abaixo o processo do esboço sendo feito, mas antes, algumas dicas:
- Use um lápis grafite médio não tão escuro, para que seja possível fazer traços leves. E também, quando for preciso, traços mais fortes e escuros.
- Na hora de esboçar, não se prenda aos detalhes da referência. Foque apenas nas formas geométricas básicas, tentando desenhá-las nas proporções corretas.
- Deixe o braço solto e faça movimentos soltos com o braço todo. Não apenas com o punho. Assim conseguirá maior suavidade nas formas.
- Não se preocupe com linhas duplas, pode fazer o traço com várias linhas e traços. Nesse momento você está apenas esboçando, deixe para tirar o excesso de linhas depois.
Vamos lá!
Esboçando
Depois de feito o esboço, podemos começar a detalhar, reparando mais às formas e detalhes do animal, colocando mais informações em cima dessas linhas básicas.
Depois de feitos os detalhes, pode começar a apagar os traços excedentes e as linhas das formas básicas
Concluindo, assim, o desenho!
Detalhando
Quer saber como aprimorar sua técnica no desenho realista? Dê uma olhada nos nossos cursos!