Atributos de uma imagem de qualidade

Por Cris Souza 15 de março de 2017

COMPARTILHE:
Atributos de uma imagem: imagem de um barco em que mostra os pixels cada vez mais próximos

Um fator importante para o desenho realista é a escolha correta da imagem de referência. E o primeiro passo é verificar atributos como: resolução, tamanho e qualidade.

Entenda melhor a seguir!

Mas, antes de explorar melhor os atributos de uma imagem, entenda o que são os pixels.

Ao visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação, é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo.

Estes pontos, que são a menor parte de uma imagem, levam o nome de pixels. A palavra surgiu da junção dos termos Picture e Element. Formam, ao pé da letra, a expressão elemento de imagem.

Atributos de uma imagem: 4 imagens de um cachorro yorkshire em diferentes resoluções

Resolução de uma imagem

A partir da noção do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo resolução. Este atribui quantos pixels, em altura e largura, uma foto possui.

Então, quanto mais pontos a imagem tiver (quanto mais pixels), maior será a resolução. O que garante mais detalhes e melhor definição.

Portanto, uma imagem de alta resolução é uma imagem com densidade de pixels em sua composição.

Tamanho de uma imagem

Atributos de uma imagem: piscina de bolinhas

A resolução da imagem nem sempre definirá o seu tamanho.

Imagine que os pixels são as bolinhas de uma piscina infantil. E essa piscina tem um tamanho x.  Agora, se você jogar mais bolinhas, a piscina fica preenchida e mais bonita. E com poucas bolinhas, ficará vazia e menos definida.

O tamanho (área) da piscina continua o mesmo, independente da quantidade de bolinhas dentro.

Qualidade de uma imagem

A qualidade de uma imagem também está associada à maneira como foi produzida. Leva-se em conta fatores como iluminação, ângulo e cores.

E por isso, nem sempre uma imagem grande terá uma boa nitidez.

 

Agora que você já sabe identificar os atributos de uma imagem para tomá-la de referência para fazer desenhos realistas, não deixe de aprender como desenvolver a sua percepção!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.