Quais foram as primeiras e mais famosas obras realistas da história?

Tempo de leitura: 5 minutos

Rate this post

O movimento realista, como já falamos aqui no blog, surgiu por volta dos anos 1850. Esse movimento veio à tona com críticas sociais, expondo situações cotidianas da época. A intenção principal de uma obra realista é retratar diversas situações com o máximo de fidelidade. Porém, não necessariamente é preciso pegar todos os detalhes, como no hiper-realismo

As obras realistas mais famosas datam do início do início do século XX. Entretanto, muitas delas foram censuradas ao longo dos anos exatamente pela crítica social que faziam. 

Neste artigo, vamos abordar as primeiras e mais famosas obras realistas da história, seus autores e muito mais. Continue lendo e confira!

Conteúdo

O que foi o movimento realista

Antes de mais nada, é preciso dizer que o movimento reúne não apenas os desenhos, mas também esculturas, a arquitetura e até mesmo a literatura. As principais características do realismo são:

  • retratar a realidade nua e crua, sem romantizar questões sociais;
  • fugir de temas metafísicos como a religiosidade e a mitologia;
  • ser uma arte politizada e que com denúncias de desigualdade. 

Exatamente por essas características fundamentais, muitos artistas realistas foram censurados ao longo dos anos. 

Contexto histórico do Realismo

O final do século XIX e começo do século XX foram épocas marcadas por revoluções, seja elas industrial e social. Esse movimento veio como uma maneira de reagir ao idealismo pregado no romantismo, e assim retratar uma vida “sem filtros“. 

No mundo, o realismo veio junto com o surgimento de importantes teorias da época, como:

  • positivismo;
  • comunismo;
  • evolucionismo;
  • determinismo. 

Já no Brasil, o contexto histórico é marcado pelo fim da escravidão e Proclamação da República. Juntos, esses momentos contribuíram para o surgimento desse movimento artístico. 

Primeiras obras realistas no mundo

Em todo o mundo, quando falamos sobre as obras realistas, os primeiros nomes são: Gustave Flaubert, na literatura, e Gustave Coubert, nas artes plásticas. 

Eles podem ser considerados os artistas que deram o pontapé nesse movimento, mas mais do que isso, suas obras são as mais lendárias, visto às polêmicas geradas na época. 

Outras obras importantes e famosas são:

RIFA DE CENTAVOS - PIX DE 300 REAIS

Jean-Baptiste Camille Corot – “A Ponte de Narni” (1826)

Um dos pioneiros do realismo fazia parte da “Escola de Barbizon”, que via no movimento realista a maneira de observar a natureza com novos olhos. Ou seja, as pinturas de paisagens não precisavam de um estúdio para serem finalizadas e ficarem perfeitas. Elas já eram perfeitas da maneira retratada, mesmo que com algumas imperfeições do ambiente retratado. 

Gustave Coubert – “Os Quebradores de Pedras” (1849)

Em sua obra mais famosa e mais polêmica, “Os quebradores de Pedras“, Gustave Coubert retrata a figura de dois trabalhadores de minas. Nela são expostos o empobrecimento e as vidas miseráveis que os camponeses tinham naquela época. 

Essa obra, apesar de ainda ser lembrada quando abordamos o movimento realista, foi perdida durante a segunda guerra mundial. 

Edward Hopper – “Noite azul” (1914)

Em um de seus quadros mais famosos, Noite Azul, Hopper retrata sete pessoas totalmente diferentes. Cada uma com suas próprias dores internas, mas juntas no mesmo ambiente, um café na França. O quadro tenta retratar de maneira detalhada o que as pessoas que frequentam o local estão sentindo em seu interior. 

Adolph Menzel – “O Fim da Noite” (1860)

Considerado um dos principais pintores do movimento realista alemão, Menzel teve como ponto marcante em suas obras o tratamento informal dado aos personagens e ao ambiente. Muitas de suas obras são consideradas como uma antecipação ao impressionismo

Primeira obras realistas no Brasil

O movimento realista também teve seus representantes no Brasil, alguns foram:

Benedito Calixto (1853-1927) – “Proclamação da República”

Famoso por retratar paisagens, principalmente de áreas mais afastadas como as fazendas e serra brasileiras. Produziu obras para importantes museus da época. Até hoje existe uma exposição permanente em sua homenagem em São Carlos -SP. 

Uma de suas obras mais famosas, Proclamação da República, retrata um movimento político 4 anos antes do dia oficial que deu fim a monarquia. Esse quadro foi uma encomenda de um grupo de cafeicultores. 

Almeida Junior (1850-1899) – “Caipira picando fumo”

Almeida Junior tinha como marca retratar a vida cotidiana no interior. Em muitas de suas obras é possível observar os personagens em sua vida simples e costumes típicos do interior. 

Nasceu no dia 8 de maio, que também é comemorado o dia do artista plástico. 

Clóvis Graciano (1907-1988) – Figuras Dançando

As obras de Clóvis Graciano são marcadas pela presença humana e pela crítica social. Esse é um dos principais nomes do realismo brasileiro e também um dos mais recentes. Já que suas obras começam a fazer sucesso entre as décadas de 1940 e 1950.

O movimento realista tem grande importância histórica por tudo o que surgiu após ele. A crítica social retratada pelos artistas que iniciaram o movimento, abriu portas para outros anos depois. Além de ser a entrada de outros movimentos. 

Logo, entende melhor as obras realizadas no começo do realismo é interessante para entender qual é o seu estilo de desenho. Mas não confunda realismo e hiper-realismo, neste artigo contamos a diferença entre eles

Deixe um comentário