Como divulgar seus desenhos no Facebook

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Se você quer viver do desenho, é importante ter presença nas mídias sociais. Seja fazer encomendas de retratos, ilustrações, tatuagem, etc… Se deseja fazer do desenho a sua renda, com certeza você quer que conheçam o seu trabalho.

Principalmente hoje em dia, em que tudo é divulgado na internet. Um dos principais meios é o Facebook. Esta rede social tem mais de 2 bilhões de usuários, só no Brasil! E além disso, ter uma página dá bastante credibilidade ao seu trabalho.

No entanto, há alguns fatores a serem levados em conta nesse momento.

Acompanhe este artigo para saber como se divulgar com sucesso no Facebook!

Faça uma página

A primeira coisa a ser feita é desvincular seu perfil pessoal dos seus trabalhos. O perfil é onde você vai circular seus amigos, suas curtidas, enfim… Sua vida particular.

Faça uma página profissional para divulgar seus trabalhos!

Complete todas as informações, ponha uma URL amigável, e cuide muito bem de sua página. Ela será a porta de entrada para quem queira conhecer sua arte!

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Escolha bem as fotos de perfil e de capa

Então, sendo a sua página a primeira impressão que terão de você, selecione bem as fotos de perfil e de capa.

São os elementos que mais vão chamar a atenção dos visitantes.

Talvez seja o caso de fazer uma logo, ou um desenho que mostre o seu estilo próprio. Pense em algo que represente a sua arte.

Também, faça com que perfil e capa dialoguem entre si. Um esquema de cores semelhantes, uma mensagem.

Por último, a imagem de capa pode ser usada para dizer uma mensagem importante, seja anunciar algo ou instigar o visitante.

  • Uma dica: mudar frequentemente a imagem de capa traz um ar de renovação à sua página.

Ponha diferentes tipos de mídia

Tudo bem que o seu foco é divulgar os seus desenhos, mas nada te impede de produzir outros tipos de mídia.

Vídeos tem ganhado muita atenção no Facebook, nos últimos tempos. Aposte neles, se você quer que as pessoas se interessem pelo o seu trabalho.

Você pode trabalhar com vídeos publicando-os diretamente no Facebook, preferencialmente. Mas também pode compartilhando links do YouTube ou do Vimeo, por exemplo.

Você pode mostrar, nesses conteúdos, como é o seu ambiente de trabalho, como é o seu processo de desenhar, quanto tempo demora em realizar um desenho, etc.

Interaja com o seu público

O Facebook te permite também interagir bastante com o seu público. Mas antes disso, certifique-se de conhecer bem quem é o seu público-alvo.

Tente responder às seguintes perguntas:

  • Quem se interessa pelo o seu estilo de desenho?
  • Com o que essa pessoa trabalha?
  • O que ela faz no seu tempo livre?
  • Qual seu sexo e idade? Onde ela mora?

Entre outras perguntas. Tente respondê-las, ou pergunte a quem já é fã do seu trabalho. Trace um perfil em comum. Essa pesquisa vai te ajudar a produzir o conteúdo certo para as pessoas certas!

Assim, interaja o máximo possível com seus visitantes. Faça transmissões ao vivo e enquetes.

Responda os comentários e as mensagens do chat rapidamente.

Marque pessoas e outras páginas, também! É interessante interagir com outros desenhistas, para que outras pessoas venham a te conhecer também.

Poste com frequência

De nada adianta criar uma página e deixá-la às moscas, não é?

Cuide de postar com uma certa frequência, estando atento a horários e dias que engajam mais.

Mas mantenha um equilíbrio! Postar de mais pode ser cansativo para os seguidores, enquanto postar de menos pode fazer com que seu conteúdo passe despercebido.

Se tiver feito um post importante, de algum desenho que você queira dar destaque, por exemplo, mantenha-o fixo no topo da página.

Faça com que as mensagens importantes sejam facilmente encontradas por todos aqueles que visitarem a sua página.

Capriche nas imagens

Pois então, se você quer viver de desenho, precisa mostrá-los ao mundo!

E para tanto, todas as imagens de sua página precisam ser de alta qualidade.

Bônus: Publique conteúdo do Instagram

Já falamos aqui no blog antes sobre como se divulgar no Instagram. E esta é a melhor rede social para publicar imagens da atualidade. É como uma espécie de portfólio, e possui bastante engajamento por parte do público, também.

Porém, uma mídia não exclui a outra! O Instagram é mais pessoal, enquanto o Facebook é uma rede mais profissional.

Uma coisa é que as duas redes se complementam em suas funcionalidades, por isso é possível fazer uma só publicação e que apareça em ambas.

Uma dica é fazer posts cruzados. Separe aqueles posts que funcionaram muito bem no seu perfil do Instagram, e suba-os para o Facebook.

Assim, as pessoas vão acabar conhecendo seus outros canais.

 

E você, já tem uma página sua? Compartilhe nos comentários com a gente o seu trabalho!

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