Os benefícios do desenho

Por Charles Laveso 19 de março de 2019

COMPARTILHE:
Os benefícios do desenho
Avalie este Post

O desenho é uma arte milenar que acarreta muitos benefícios para seus praticantes. Muitos estudos comprovaram a eficácia desta prática em prol de fatores psicológicos e mentais, em crianças e adultos.

Desenhar é o passatempo preferido de muitas pessoas, algumas delas desenvolvem esse dom de forma autodidata e outras se aperfeiçoam com cursos. Independentemente do método escolhido o importante é continuar usando o lápis como fonte de criatividade e relaxamento.

Os desenhos são separados em diversas categorias, entre elas encontra-se o desenho realista. Ele exprime a realidade em uma tela, mostrando expressões reais e levando os observadores ao momento retratado pelo artista. Eles são facilmente confundidos com a perfeição de uma fotografia.

Controlando a psique: alguns benefícios do desenho

Psicólogos comprovaram que os profissionais e leigos, que se dedicam a praticar o desenho realista, possuem a ansiedade mais controlada e costumam ser mais concentrados. Mas essas são apenas alguns dos benefícios do desenho para as pessoas que começam a descobrir como desenhar.

Muitas vezes o desenhista não consegue atingir outros patamares por estar com medo. Este medo pode prendê-lo em uma bolha, provocando sensações de desaprovação e insegurança.

Com o avanço do conhecimento técnico é possível deixar a ilustração fluir, durante todo o processo de criação ─ esse simples fato pode mudar o comportamento de um indivíduo.

Desenvolvimento cerebral e segurança

A segurança é um fator crucial para um desenhista de sucesso ─ e ela é influenciada pela prática. Os desenhos também auxiliam no desenvolvimento cerebral. O crescimento da segurança eleva a autoestima, e esse sentimento é fundamental para o modo de autoavaliação pessoal.

Por estes motivos, a prática de ilustrações é recomendada para crianças em fase de aprendizagem e durante tratamentos psicológicos. Um simples desenho pode mostrar muito sobre a realidade vivida e os sentimentos de uma pessoa.

Inspiração x Percepção

Grande parte dos artistas e desenhistas buscam inspiração em acontecimentos e paisagens vistas no cotidiano. Esses possuem uma percepção aguçada, mas se engana quem acha que todos nasceram com ela.

A percepção é desenvolvida de acordo com a habilidade. Quanto mais desenhos são criados, mais a observação se torna interessante aos olhos dessas pessoas. Enxergar o mundo com outros olhos proporciona uma vivência e aproveitamento do tempo de forma mais proveitosa.

Todos esses sentimentos e mudanças que vão aflorando nos desenhistas promovem uma vida mais saudável e criativa. A criatividade pode ser cultivada e rende bons frutos quando isso é feito.

Ausência de tempo para se dedicar ao desenho

Falta de tempo não é mais um empecilho para os novos desenhistas, pois muitos artistas se dedicam a criar aulas online, assim como eu, Charles Laveso, que dedico meu tempo a ensinar a arte do realismo.

Estas podem ser feitas em qualquer lugar que possua uma conexão com a internet, como em um celular indo para o trabalho. Estes tutoriais reúnem técnicas e ensinamentos para o aperfeiçoamento de desenhos de todos os tipos.

Para as pessoas que buscam todos os benefícios do desenho para sua saúde e comportamento essas aulas virtuais são ideais. Além disso, não é necessário que seja feito um investimento elevado.

Vantagens de cursos de desenho online

O estudo feito pela internet é perfeito para quem procura praticidade e aperfeiçoamento, mas está sem tempo e não quer dispor de um grande investimento.

Quando desenvolvido harmoniosamente o desenho realista pode confundir a distinção entre a realidade e a ficção. Para chegar a esse nível o artista precisa treinar, aprender e praticar constantemente.

Além de impressionante, essa prática ainda proporciona o controle emocional e pode ser aprendida a distância.

Quer conhecer ainda mais benefícios do desenho? Se informe sobre o curso de desenho realista para iniciantes, mantenha seu equilíbrio emocional e descubra o que é o realismo, praticando essa arte fascinante.

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.