Mesa de luz é trapaça?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

4.6/5 - (18 votos)

Muitos desenhistas iniciantes podem se impressionar pela controvérsia sobre a utilização da mesa de luz como ferramenta de trabalho. Os mais críticos fazem acusações muito duras, chegando ao extremo de afirmar que isso não é arte.

A princípio, qualquer pessoa deve desconfiar quando alguém se propõe a classificar o que é arte ou não.

Mesa de luz vs. traço livre

A habilidade de desenhar a mão livre não é comum a todos. De fato, exige destreza e muita capacidade de percepção. Além disso, paciência e olhar privilegiado.

Mais complexo ainda é o desafio de reproduzir com fidelidade traços reais, formas humanos com expressões, porosidade, diferentes texturas, tons de iluminação…

Por isso, a utilização da mesa de luz como suporte no momento de esboçar o desenho pode ser muito útil. Apesar de ser um mecanismo bem simples, possibilita que a luz atravesse o papel e seja possível reproduzir a imagem em outra folha.

O professor Charles Laveso detalha:

Um pouquinho que você erra na proporção resulta em uma grande diferença no trabalho final. Tem que captar a expressão da face, o sentimento no olhar, as texturas e detalhes da anatomia humana. Por isso utilizo e recomendo a meus alunos e amigos a mesa de luz.

curso de desenho para iniciantes

Tipos de equipamento

Hoje no mercado é possível encontrar muitos tipos de mesa de luz. E os preços também podem variar bastante.

A principal diferença está nos materiais com que são fabricadas, design, durabilidade, etc. Algumas delas possibilitam funcionalidades como regular a intensidade da luz.

Mas até mesmo em casa, gastando pouco, você pode montar sua própria mesa de luz.

Existem diversos tutoriais no YouTube orientando como fazer isso.

Desmistificando a polêmica

Antes do surgimento das copiadoras modernas, como as da famosa marca Xerox, as mesas de luz eram bem populares nos meios editoriais e jornalísticos.

Até mesmo no mundo de cinema, especialmente sendo usada para fazer animações de frames quase idênticos.

Então, como justificar que hoje no meio criativo ainda haja controvérsia quanto a sua utilização no desenho? A explicação pode estar na própria natureza contestadora do ser humano.

Grandes nomes do desenho realista utilizam mesa de luz sem que isso deprecie sua reputação. De maneira nenhuma!

O equipamento só auxilia na exatidão dos contornos captados, mas não elimina o toque artístico pessoal que se manifesta no acabamento da obra.

 

Então, sem qualquer reserva, aproveite essa ferramenta muito útil para inovar em seus trabalhos. Faça montagens com fotografias. Recorra a linhas guia ou malhas de perspectiva, para fazer traços com proporções exatas.

 

E se você gostou do artigo, não esqueça de comentar a sua opinião logo abaixo!

curso de desenho

Veja a novidade!

Vem junto com nós ganhar dinheiro, veja nós nesse link aqui!

Deixe um comentário