Tempo de leitura: menos de 1 minuto
No mundo atual, a capacidade de aprender se tornou mais valiosa do que qualquer diploma. Afinal, decorar fórmulas e nomenclaturas já não faz tanto sentido. É muito simples fazer uma pequisa no Google, usando o celular que levamos o tempo inteiro no nosso bolso.
Ou seja, a palavra de ordem é aprender, aprender e aprender. Assim, repetido três vezes, como também são três as principais maneiras de exercitar esta capacidade:
- Sendo autodidata;
- Pesquisando;
- Fazendo cursos.
Sendo autodidata
Todos têm a possibilidade de aprender por si só, sem a ajuda de mestres. Basta dedicar-se e aprimorar-se.
Porém, é preciso ter disciplina e controle sob suas atividades para não perder o foco do aprendizado. A fim de manter um ritmo de trabalho e de estudos.
Portanto, crie metas! Manter-se comprometido e sem distrações facilita o processo.
Ainda, é preciso ter a capacidade de se autoavaliar, sendo realista. É necessário ter consciência dos pontos positivos e negativos por meio de tentativas e erros. Trabalhando constantemente para se aperfeiçoar. E muitas vezes é preciso se desafiar para alcançar resultados mais complexos e assim evoluir.
Porém, alguns pontos negativos podem aparecer no caminho, como a desmotivação e a falta de apoio. Por isso, muitas vezes, é válido também o auxílio de outros com mais experiência que possam compartilhar seus conhecimentos.
Pesquisando
A pesquisa é uma ferramenta importante no processo de aprendizagem. A tentativa e o erro, citada acima, é uma excelente forma para ser experiente. No entanto, há informações que podemos utilizar e evitar um caminho mais longo.
A pesquisa nos leva ao conhecimento de outros. Colabora para que possamos ir direto ao ponto que necessitamos.
Porém, o lado negativo é que não se pode ficar dependente das informações alheias. Há experiências que têm que ser vividas individualmente para a melhor evolução.
Fazendo cursos
Por outro lado, receber orientações individuais e personalizadas de alguém com mais experiência pode ser enriquecedor. Receber auxílio não tira o mérito do aprendiz nem representa vergonha.
A evolução de um bom trabalho precisa de humildade para saber ouvir e aprender. Reconhecer os pontos fracos e trabalhar com foco neles. Um caminho que poderia ser percorrido por anos, com um auxílio direcionado pode ser algo mais rápido e prazeroso.
Se o que você deseja é aprender desenhos realistas, que tal ter acesso ilimitado a uma vídeo aula explicativa por apenas R$ 29,90?
Clique aqui para descobrir os segredos dos grandes desenhistas por menos de R$ 1 por dia!