Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A arte digital, cuja origem foi firmada na década de 80, surgiu muito antes, na década de 50-60. Esta forma de arte ainda era pouco conhecida e aceita. É uma técnica que, em vez de usar os meios tradicionais, utiliza um ambiente computacional.
As ferramentas digitais estão disponíveis em um programa gráfico que oferece uma tela virtual e caixas de pintura que contêm muitos instrumentos. Dando, à arte-final, características diferentes das obras feitas da maneira tradicional.
Tipos de artes digitais
No ponto de vista técnico, as artes digitais estão subdivididas em:
- Imagens bitmapeadas (manipulação de fotos, pintura digital, natural média, pixel art, Oekaki).
- Imagens vetoriais num plano bidimensional, 2D (ilustração, animação).
- Plano tridimensional (3D), onde é possível modelar e interagir com os objetos bi e tridimensionais no espaço tridimensional. Os modelos tridimensionais podem simular a cor, a textura, a luz, a transparência, a reflexão de objetos reais.
Esta última não tão nova modalidade de arte, mas não tão antiga quanto a tradicional, ofertou aos artistas infinitas possibilidades. Estimula a imaginação e a criação. Não somente no plano da arte em si, mas também em jogos e objetos 3D, por exemplo.
Todavia, dentre as modalidades citadas, iremos focar na pintura digital. É uma das áreas que permite aplicar técnicas aprendidas na arte tradicional, como o Realismo.
Pintura Digital
A Pintura Digital é um método de criação de pinturas por meios digitais. Tem como parte do processo a adaptação das técnicas de pintura tradicional ao digital, fazendo uso das capacidades e facilidades proporcionadas por estes meios.
Muitas ferramentas usadas na pintura digital simulam as técnicas tradicionais principalmente em termos de pincéis, textura de papel e o funcionamento físico dos materiais. Estas possibilidades são primordiais para a aproximação entre a pintura tradicional e digital. Pois permitem a existência de diversos estilos de produção e criação sem que haja a separação entre as técnicas.
Os programas de edição de imagens utilizados na pintura digital permitem a manipulação total dos elementos. Dividindo-os em camadas, é possível fazer alterações em diversas etapas do trabalho. Cores e proporções, por exemplo, podem ser alterados a qualquer tempo, mesmo depois da arte pronta.
Há uma variedade de pinceis, texturas e outros recursos complementares, servindo de apoio às técnicas. É uma técnica mais simples e rápida, pois muitas etapas e técnicas acabam sendo feitas com mais destreza no digital.
Todavia, é vista como modalidade inferior por alguns, por ser mais simples que a pintura tradicional. É mais valorizada por economizar tempo e trabalho do artista, sendo excelente do ponto de vista comercial, mas alguns ainda não lhe dão o devido valor artístico.
Kyle Lambert
Na imagem acima temos um dos mais famosos exemplos em pintura digital. O artista Kyle Lambert, 26, de Cheshire, na Inglaterra, levou mais de 200 horas para pintar o retrato do ator Morgan Freeman. Ele usou um iPad Air, e mais de 285 mil pinceladas com o dedo.
A imagem é famosa não apenas pelos extremos detalhes e semelhança à referência. Mas justamente por isso provocou dúvidas em relação a veracidade da técnica. Mas, sim, é real esse efeito realista feito em um aparato digital.
Realismo na Pintura Digital
Dentre as possibilidades citadas na pintura digital, a realização da técnica Realista é uma delas.
Essa facilidade de trabalhar em camadas, podendo fazer modificações a qualquer momento, ampliando detalhes e tendo infinitas ferramentas à mão é somente alguns dos exemplos de como tornar o trabalho mais divertido e rápido.
Todavia, um não vive sem o outro e, nem por ser rápido, é mais fácil. Tanto a habilidade no físico quanto no virtual precisam estar em sincronia.
Como dito, um depende do outro. Por isso, é preciso estudar e pesquisar em ambas as áreas. Estar seguro em uma para se aventurar em outra.
Ter conhecimentos básicos do desenho tradicional para saber aplicar no virtual é a base fundamental. Dá para entender de proporções, nuances, volumes, etc.
Abaixo, segue um exemplo de um trabalho feito na arte tradicional à base de grafite e uma arte digital.
Na prática, são artes feitas com ferramentas diferentes, mas com o mesmo objetivo: a maior execução de detalhes, visando a proximidade com a referência, com o real. É preciso prática e treino para se aperfeiçoar em ambas. O importante é que o processo seja instrutivo e deleite.
Conheça alguns artistas do mundo da pintura digital voltado ao realismo. Não é uma categoria de melhores artistas, pois é um campo muito amplo. A pesquisa foi realizada dentro do site DevianArt no ícone Digital Art, preenchendo o campo de pesquisa com a palavra em inglês “realism”.
Cada imagem tem sua referência abaixo.
Aproveite para pesquisar mais sobre essa área e ampliar seus conhecimentos. Entre as publicações, há tutoriais, como na última imagem, que mostram e instruem o passo a passo do trabalho. Todavia, não fique preso somente à prática, tanto em uma como a outra. Busque conceitos, se instrua e procure pela essência da arte.
Também é possível acompanhar através de vídeos tutoriais.
https://www.youtube.com/watch?v=pV8ApqPRlp4
A arte digital não substitui o desenho tradicional, porém, uma é a extensão da outra, como uma nova ferramenta para o mesmo fim. Considere-as como uma interface de interação humana, uma extensão do seu corpo, com o digital. Em ambos os casos, o valor do artista é o que garante a beleza e a qualidade da obra.
Veja a novidade!
Vem junto com nós ganhar dinheiro, veja nós nesse link aqui!