Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Sabia que o tempo que você leva para desenhar reflete diretamente na qualidade do seu trabalho?
Grande parte dos amantes do desenho inicia bem cedo nesta arte. Seus trabalhos começam bem simples e rápidos. Ao passo que você vai aprendendo como desenhar bem, os trabalhos vão ficando cada vez mais complexos, detalhados e, portanto, demorados.
O mesmo acontece com os que nunca desenharam antes e começam a aprender a desenhar. Ao passo que a percepção vai se desenvolvendo prática, também vão se aprimorando a técnica e a paciência.
Porém, essa paciência geralmente é limitada.
Acontece que somos moldados e influenciados pela cultura do ‘’imediato’’. Estamos acostumados a fazer tudo com pressa, a ansiedade está presente em quase tudo na vida.
Nas palavras do professor e filósofo Clóvis de Barros:
‘Ao nascer e crescer ficamos ansiosos para ir à escola, ao estarmos cursando-a ficamos ansiosos, pela próxima etapa, o ensino médio, estando cursando-o ficamos ansiosos pela faculdade. Chegando lá ficamos ansiosos pelo estágio, depois, pelo emprego na área. E quando alcançamos todos esses objetivos ficamos ansiosos pela promoção. Com tudo isso realizado, mesmo assim ficamos ansiosos pela aposentadoria, pois agora poderemos desfrutar de tudo ao que nos dedicamos.
Enfim, a vida gira em torno de metas e conquistas, numa corrente interminável. E essa ansiedade se manifesta em todas as áreas em nossas vidas. Carecemos de momentos em que nos desligamos de tudo, de compromissos, do tempo…
O ritual para desenhar
No momento de desenhar, devemos manter a mente limpa, espírito calmo e tranquilo. Assim a percepção se ‘’debruça’’ na imagem, em sua essência, sentimento, detalhes, e com a técnica, tudo isso se reflete no trabalho.
E você também deve conhecer o essencial sobre materiais para desenhos realistas.
Em nossa experiência com alunos do curso virtual de desenhos realistas, há vários anos, vemos claramente essa falta de paciência e ansiedade imperar. Por isso, uma boa parte do nosso trabalho consiste em desacelerá-los, ensiná-los a ter paciência, controlar a ansiedade.
Creio que um tempo médio mínimo para se executar um desenho realista de um rosto simples seja na faixa de umas 20 horas. É claro que quanto mais tempo e paciência se dedicar ao desenho melhor ele ficará.
Para exemplificar isso, trago esses dois desenhos meus.
O primeiro feito com aproximadamente 10 horas de trabalho, quando estava começando no desenho realista.
E o segundo com cerca de 40 h. Um trabalho mais recente.
Referências
Ao observarmos artistas talentosos pelo mundo afora, vemos que o tempo que levam para executar um trabalho é muito mais do que estamos acostumados a ver.
Trago como exemplo dois artistas que muito admiro e aprecio os trabalhos, Dirk Dzimirsky e Emanuele Dascanio.
Os belíssimos trabalhos de Dzimirsky são feitos com mais de 100 horas de execução podendo chegar a centenas de horas!
O que proporciona, juntamente a sua incrível técnica, trabalhos espetaculares como esse abaixo.
Dzimirsky é um artista alemão que trabalha com o hiper-realismo focado em pessoas e expressões humanas, com técnicas variadas como pintura a óleo, acrílica, carvão, grafite, pastel, caneta, entre outras. Inclusive mesclando-as, como nesse trabalho acima, onde foram usados tinta acrílica e carvão.
Emanuele Dascanio é um artista italiano que trabalha com o fotorealismo, desenvolveu a técnica à óleo e à carvão com grafite, na qual mais se destaca e por onde é mais conhecido.
Seus trabalhos também levam mais de 100 horas de execução, como essa incrível obra abaixo que levou 300 horas!
Com tudo isso, podemos concluir, com certeza, que a paciência é um dos principais requisitos para um bom desenho realista, senão o mais importante.
Assine a nossa lista VIP para receber mais conteúdos como este!
Veja a novidade!
Vem junto com nós ganhar dinheiro, veja nós nesse link aqui!
Link permanente
Link permanente