Resenha: conhecendo o Papel Nostalgie

Por Maira Poli 2 de abril de 2019

COMPARTILHE:
O papel Nostalgie é bom?

Caso você esteja à procura de papel para Desenhos Realistas e busque algo que resolva todos os seus problemas mas sem gastar muito, esse artigo é pra você!

O papel Hahnemühle Nostalgie

Obviamente, esse papel não vai resolver todos os problemas, mas podemos considerá-lo, digamos, o mais “neutro” dos papéis. Ou seja, não é mágico mas também não vai lhe causar dores de cabeça.

Seu nome não é comum, pronuncia-se mais ou menos assim: “Ranemíle Nostalgí”. É uma marca fundada em 1584, na Alemanha, e vem ganhando o mercado brasileiro por conta de ser um papel de boa qualidade e com preço acessível.

A marca alemã Hahnemühle tem diversos tipos de papéis de desenho e, dentre eles, encontramos dois tipos que se encaixam na técnica do Desenho Realista: o Bristol e o Nostalgie. Hoje vamos conhecer o Nostalgie.

Características do papel Nostagie

O papel para desenho do tipo Nostalgie tem uma superfície sedosa (smooth). Ele é liso, mas tem uma leve textura que facilita o trabalho com o grafite. Sua gramatura é de 190g/m2, estando dentro do indicado para se trabalhar na técnica Realista (entre 180g/m2 à 250g/m2). Sua tonalidade é de um branco quente (levemente amarelado).

Há alguns diferenciais que fazem o papel para desenho realista Nostalgie ganhar o mercado:

  • Ele é um papel que você encontra do tamanho A5 até o A1, em blocos;
  • Se encontra do A6 ao A4, em Sketch Book;
  • O melhor custo x benefício do mercado (o bloco A4 vem com 50 folhas e um preço médio de 36 reais, em março de 2019).

O papel Nostalgie é bom?

Com visual renovado e moderno, a própria marca o descreve assim:

“[…] o papel traz uma grande sensação de versatilidade e precisão ao processo artístico. Livre de ácido, alta longevidade”.

Pra quem é indicado?

Ele é um ótimo papel para quem está iniciando na técnica do Realismo, sendo indicado para todos os tipo de desenho (técnica seca).

Vantagens do papel Nostalgie

Como dissemos anteriormente, o papel Nostalgie, da Hahnemühle possui uma ótima relação entre custo e benefício. Mas as vantagens não param por aí, como podemos conferir a seguir.

Fácil adaptação

O Nostalgie é um papel de fácil adaptação porque não é poroso e nem liso ─ está no meio termo, o que facilita a adaptação.

O desenhista que está conhecendo e se desenvolvendo no desenho realista precisa entender a ação (peso da mão) e reação (sombreamento) e no Nostalgie esse processo é facilitado por não haver características muito acentuadas em sua superfície.Isso permite que o desenhista se concentre na técnica manual.

Facilidade para esfumar

Na técnica de esfumar ele espalha bem o grafite e com boa homogeneidade. Ou seja, o grafite desliza sob o papel e o esfumado tende a ficar liso e sem manchas (tendo sempre o cuidado de proteger o papel).

Boa aderência

O papel Nostalgie tem boa aderência do grafite, permitindo alcançar intensidades escuras, de acordo com a maciez do grafite, mas ele não permite a saturação com facilidade (camadas em excesso de grafite duro e técnica de esfumar).

Outras dicas de papéis para desenho realista

Por isso, acho importante dizer que, para quem já está numa fase mais avançada no desenho realista, que compreende melhor a técnica e está fazendo trabalhos demorados e ricos em detalhes (volume, textura, acabamento), prefiro indicar os papéis para desenho com maior gramatura, como o Fabriano 4L ou o Lana Bristol, por exemplo, pois os mesmos aceitam melhor a aderência de mais camadas no acabamento final.

Esses trabalhos que exigem mais técnica, mais refinamento, podem sentir uma certa resistência trabalhando no Nostalgie ou, melhor dizendo, um desenhista mais experiente para driblar algumas técnicas, como a escolha correta dos materiais: quais, onde, quando e porque.

Se você ainda não sabe responder a estas perguntas, compre o papel Hahnemühle Nostalgie e seja feliz!

Conte também com a gente nessa jornada de aprendizado entrando para o nosso Curso de Desenhos Realistas para Iniciantes.

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.