O grafite e o desenho realista

Por Luiza Silveira 23 de agosto de 2018

COMPARTILHE:
Grafite
O grafite e o desenho realista
5 (100%) 1 vote

A arte realista não é exclusivo do desenho feito à lápis, no papel. Como já vimos por aqui no blog antes, ela também é explorada em outras modalidades como na tatuagem realista e na micropigmentação de sobrancelhas e lábios.

No grafite (não o do lápis, mas a o grafitti, a arte das ruas), a técnica realista é bastante explorada por seus artistas, os grafiteiros.

Você com certeza já viu algum mural, colorido ou não, com um desenho impressionante nas paredes! Principalmente se você já foi para São Paulo, a capital mundial dos grafites.

Confira mais para conhecer sobre os grafites!

O que é o grafite?

O grafite é uma manifestação artística feita em espaços públicos. É encontrada como pinturas feitas por spray aerossol, rolo de tinta ou estêncil, em paredes e muros pelas ruas das cidades.

Surgiu durante o Império Romano, onde encontraram desenhos e escritos em paredes. Mas foi popularizado mesmo nos anos 1970, em bairros de grandes centros urbanos como Nova York e São Paulo.

A difusão se deu muito por causa de estudantes que marcavam as paredes como ato político, em meio à repressão e à censura

É parte do movimento Hip Hop, que é a expressão, em forma de música, das minorias. Um tipo de reflexo dos menos favorecidos.

No caso do grafite, ele seria a parte de arte visual do Hip Hop. São desenhos, mensagens ou pinturas, às vezes anônima, às vezes assinadas (tags).

Vamos entender melhor a diferença entre picho e grafite, abaixo!

Pichação e grafite

Você já deve ter visto que existe, além das pinturas, alguns escritos com um estilo de fonte bem específico. Este é o picho, ou a pichação (também é grafado como pixo e pixação).

O picho é o ato de escrever/rabiscar em muros, fachadas de edifícios, monumentos, enfim… Em superfícies públicas. Usa-se spray aerossol, estêncil ou o rolo de tinta.

Normalmente são as tags, as assinaturas dos pichadores. Mas também podem ser frases, nomes de grupos de pichadores, etc.

Goma

Grafite

Anônimos

Por sua vez, o grafite é mais abrangente. Diz respeito ao gráfico, desde desenhos, escritas, rabiscos, etc.

Existe uma diferença entre os dois, principalmente pelo grafite, quando desenhos, ser considerado arte. E o picho ser mais marginalizado pela sociedade; sendo considerado, inclusive, como vandalismo.

Os Gêmeos

Grafite é crime?

Você deve estar pensando: mas grafitar em vias públicas não é crime?

A lei fala coisas diferentes sobre o picho e o grafite.

Segundo a Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, o artigo 65, a pichação é crime contra ordenamento urbano, patrimônio cultural e meio ambiente. O indivíduo receberá detenção, entre 3 meses a 1 ano, além de pagar multa.

O grafite, segundo o parágrafo §2, não é considerado crime se for com o intuito de valorizar um patrimônio, seja ele público ou privado. No entanto, essa prática deve ser aprovada pelo proprietário, no caso de um bem privado, ou pelo órgão responsável, se for um bem público.

Portanto, se você estiver pensando em fazer algum grafite, não se esqueça de conferir permissões.

O desenho realista e o grafite

A arte do realismo está presente em diversas expressões de arte. E não diferente são os muros, onde os artistas tentam reproduzir desenhos cada vez mais próximos à realidade.

O tipo de tela não importa quando o objetivo do artista é retratar uma realidade ーseja uma situação, um objeto, uma pessoa…

Existem diferentes estilos de grafite: free style, bomb, 3D… Ou feitos pela técnica do estêncil, como os do famoso grafiteiro anônimo Banksy.

Grafite

Banksy

Os grafites realistas são desenhos, em sua maioria, enormes, complexos e muito detalhados.

Os muros compartilham de características do desenho feito à lápis, como noções de perspectiva, profundidade, e, principalmente, da percepção do artista.

Grafite

Jorit Agoch

 

Já está mais que provado que saber como fazer desenhos realistas não se resume apenas ao lápis e ao papel. O mundo é sua tela!

Veja aqui mais 6 motivos para fazer um curso de desenhos realistas para iniciantes!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.