O desenho combatendo o estresse

Por Samuel Torres 23 de outubro de 2018

COMPARTILHE:
estresse
O desenho combatendo o estresse
5 (100%) 2 votes

Você sabia que o desenho pode te proporcionar bem estar e relaxamento mental?

O ato de desenhar trás consigo alguns atributos que podem te ajudar no combate ao estresse e ansiedade. Mas como?

Fique com a gente aqui nessa leitura e você compreenderá um pouco mais sobre isso!

Desenhar pode te fazer uma pessoa mais feliz

Sabemos que não existem fórmulas para a felicidade, e a simples tentativa de encontrá-la pode trazer ainda mais infelicidade. Mas, com certeza, desenhar te deixará mais feliz.

Pensemos assim:

Ao longo da história, o homem vem desenvolvendo sua cultura, comunicação, arte, crenças… Tudo isso acompanhado da necessidade de encontrar sentido para sua existência.

Mesmo sendo uma reflexão válida, demonstra algo sutil. Que vivemos mais tempo perdidos em nossos próprios pensamentos — lembranças do passado e projeções do futuro — do que no momento presente.

A grande sacada é que apenas no momento presente e estando totalmente consciente dele é que se pode ser feliz.

Caso contrário, estaremos experimentando uma constante insatisfação que causa ansiedade, estresse, entre outros males. Apenas quando se “desliga” um pouco do turbilhão de pensamentos e “se conecta” com a realidade e com o momento presente é que se sente em paz, com serenidade de mente e espírito.

Tudo isso pode parecer um pouco místico, como aquelas filosofias orientais de meditação. E no fundo sim, se parece. Mas é real, e não místico, e todos nós podemos experimentar essa tranquilidade que a consciência do momento presente pode nos proporcionar.

Como o desenho pode te ajudar

De certa forma, desenhar se parece muito com a meditação, que consiste em concentrar-se em algo. Na meditação, a respiração, por exemplo.

No desenho, a parte que se está desenhando. Ambos trazem tranquilidade à mente. Quando se está desenhando, sua mente se silencia, focando apenas naquela parte, naquele momento. Assim você consegue contemplar o simples ato de desenhar.

Você se sente conectado, experimenta uma forte e consciente sensação de estar vivo agora, no momento presente. Onde entra também o que chamamos de flow. Onde não se vê mais o tempo passar e se experimenta um estado mental de relaxamento e contemplação.

Isso é terapêutico! Quem já experimentou momentos assim sabe muito bem disso.

O que você faz quando está com esstresse?

Fazer uma viagem, um simples passeio, ou algo que o tire da rotina já ajuda a relaxar a mente, não é mesmo?

Desenhar também pode te trazer esse benefício. E o melhor, sem precisar sair de onde está.

Ao invés de não pensar em nada e apenas curtir algo diferente, você estará focando em uma única coisa. No caso do desenho, mais especificamente a parte da imagem que se está desenhando.

Dessa forma sua mente estará se concentrando fortemente em uma coisa só, e consequentemente deixando de se “pré-ocupar” com as outras.

Isso, por si só já é relaxante.

Sem contar que o processo de desenhar é desafiador, te instiga a criar maneiras de fazer algo que nunca tenha feito antes. Sua parte criativa entra em ação, misturando os materiais, experimentando novas formas de fazer, tudo vira um laboratório.

E quando os resultados vão aparecendo, a gratificação vem junto. No fim, os resultados alcançados o agradará e trará satisfação.

Mais importante ainda: você encontrará prazer no fazer, e esse será mais importante que o resultado em si. Então, quando terminar um desenho, só pensará em começar outro!

Já se sente animado pra começar a experimentar os benefícios do desenho?

Antes, algumas orientações:

  • É normal sentir-se ansioso ao começar a aprender qualquer coisa. Mas, especialmente no Desenho Realista, a ansiedade não te ajudará em nada, em nenhuma situação. Portanto, respire fundo, acalme-se e concentre-se em um passo de cada vez.
  • No começo do aprendizado, você vai se deparar com a dificuldade. É normal, afinal, estará tentando fazer algo que nunca fez ou ainda não domine. Nesse caso, segue a mesma dica: respire fundo e continue praticando. Assim você vai dominando a técnica e tudo começa a fluir. Você começará a desfrutar os benefícios do desenho.

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.