Pesquisa do Facebook: quais os maiores medos do desenhista iniciante?

Por Samuel Torres 22 de novembro de 2019

COMPARTILHE:

Os medos do desenhista iniciante podem desencorajá-lo a encarar o processo de aprendizado do desenho. A duração desses medos varia de pessoa a pessoa. Para alguns, dura apenas nos primeiros meses de aprendizado, enquanto outros podem seguir ao longo de toda a carreira. 

A partir de uma enquete no grupo do Facebook do professor Charles Laveso, descobrimos alguns desses medos. Entre as respostas, cinco medos foram os mais comuns e, partindo deles, vamos entender melhor de onde surgem e como superá-los

Se você está iniciando no desenho e também possui medos, continue lendo, pois esse artigo vai te ajudar muito! Confira!

5 respostas mais votadas

A pesquisa realizada no grupo de alunos no Facebook teve mais de 150 votos. Dentre eles, 5 alternativas foram as que tiveram mais votos, sendo elas por ordem de votação:

  1. Medo de não conseguir deixar o desenho com aparência realista
  2. Medo de escurecer o desenho
  3. Achar que não vai alcançar resultados
  4. Insegurança em se expor e expor seu trabalho
  5. Medo de não conseguir entender a técnica

Ao longo do artigo vamos abordar melhor cada um desses medos. Todos são pertinentes ao começo do processo de aprendizado da técnica realista. É normal ter dúvidas  quando não se tem o conhecimento necessário para fazer um trabalho com aspecto realista.  Ou seja, não sabe ainda como fazer, quais materiais usar, por onde começar, etc. 

Por outro lado, se você está iniciando no mundo dos desenhos realistas, pode ficar tranquilo. Pois,  qualquer pessoa que tenha habilidade motora para escrever, pode também aprender a técnica do desenho realista. 

Do mesmo modo que, o chamado “dom” pode ser considerado como um mito. O desenho realista é uma técnica que pode ser aprendida, e qualquer um pode tentar. 

Assim, vamos às questões da pesquisa para abordar cada uma delas separadamente. 

Medo de não conseguir deixar o desenho com aparência realista

Primeiramente começaremos não apenas com a resposta mais votada, mas também uma questão também de quem ainda não começou a desenhar. Esse medo é compreensível, afinal, quando se tem contato com um desenho realista é comum se impressionar. Desse modo, estar entre o principal medo do desenhista iniciante não é nenhuma novidade. 

Por outro lado, quando se inicia os estudos das técnicas de desenho realista, passa-se a entender melhor como tudo é feito. Não existem truques, mas sim entendimento da técnica, principalmente separar o que é luz e sombra, reproduzir manchas, tons e nuances. 

Logo, o mais importante para conseguir fazer um desenho realista é conseguir perceber na imagem os tons e detalhes. Além de ter muita paciência e treino em cima de um desenho a ponto de deixá-lo cada vez mais realista. 

Medo de escurecer o desenho

Logo depois de começar a fazer os desenhos realistas, outro medo do desenhista iniciante surge, escurecer o desenho. Isso é algo normal, principalmente quando se entende os primeiros passos e começa praticar rabiscos e sombreamentos. Ao ver a sua capacidade artística surge então o medo de deixá-lo escuro. 

Existem algumas dicas que ajudam a perder esse medo. A primeira delas é fechar um pouco os olhos a ponto de que fiquem quase totalmente fechados e pouca luz passe por eles.  Dessa forma, seus olhos não estarão mais prestando atenção aos detalhes. Desse modo, poderão ver apenas os tons do desenho em comparação com a referência. Assim é possível compará-los e saber o quanto está faltando escurecer. 

Outro modo é tirando uma foto com o celular do desenho ao lado de uma referência impressa. Ao olhar a foto dos dois juntos, na tela do celular é possível distinguir o quanto está faltando em questão de tom. 

Medo de achar que não vai alcançar resultados

Antes de mais nada é preciso ressaltar que essa conclusão é equivocada e não faz sentido. Como já falamos, o desenho realista é uma técnica que pode ser aprendida. 

Outro ponto é que, se não tem um trabalho feito é impossível prever qual seria o resultado dele. Neste vídeo é possível ver a história de alunos que não desenhavam nada no começo e hoje mudaram isso. Todo com esforço e dedicação.

Medo de se expor e expor seu trabalho

Um medo que não é apenas do desenhista iniciante, mas que pode acometer também os mais experientes. Até mesmo desenhistas que estão a mais tempo praticando, ficam inseguros na hora de expor seu trabalho

Ao mesmo tempo que é um medo que precisa ser superado, cada um tem seu tempo. Tudo deve ser feito com calma e trabalhar a confiança em seus trabalhos de modo geral.

É preciso dizer que ninguém precisa expor seu trabalho se não tiver vontade. Mas se não expõe por medo, ele precisa ser trabalhado até o artista criar a coragem e expor, seja pessoalmente ou pelas redes sociais. 

Medo de não conseguir entender a técnica

Qual aluno nunca teve medo de não entender uma matéria importante? Isso acontece também com os iniciantes no desenho realista

Além do estudo, como já falamos aqui, também é necessário entender cada etapa do processo. Ao dominar cada uma das etapas da produção de um desenho, cada vez fica mais fácil a técnica. 

Comece entendendo os materiais que serão necessários e como serão utilizados. Logo depois, comece a treinar contrastes, sombreamentos simples, degradês, leveza da mão e a percepção. 

Conforme for dominando cada uma das técnicas e etapas o processo fica mais simples e a ansiedade inicial some. 

Entender a técnica não é difícil, só precisa entender cada etapa e trabalhar em cima dela. 

Para um desenhista iniciante sempre haverá algum medo em torno dos seus desenhos e técnicas. Mas tudo passa conforme vai entendendo os processos e o aprimorando. Conheça aqui o curso de desenho realista para iniciantes e entenda melhor conceitos e técnicas!

Curso de Desenho Realista para Iniciantes
COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.