Afinal, o desenho realista é arte ou não é?

Por Samuel Torres 20 de novembro de 2019

COMPARTILHE:

O desenho realista é arte? Essa pergunta pode ser um pouco difícil de responder, afinal é muito complexo definir algo como arte ou não. 

Para conseguir entender isso da melhor maneira possível é preciso conhecer os conceitos do que pode ser considerado arte. Além disso, existem fatores como a época e sociedade em que a obra foi construída. 

Neste artigo vamos abordar alguns dos fatores que caracterizam uma obra como arte. Continue lendo e confira!

O que caracteriza uma obra de arte?

A obra de arte muda de acordo com o momento em que se vive. Tanto que artistas já tiveram seus trabalhos desprezados antes de serem exaltados como obra de arte

Desse modo, um dos principais pesos para algo ser uma obra de arte é o contexto histórico em que ela está inserida. 

Saber se o desenho realista é arte, depende disso também, afinal, qual é foi o contexto presente no momento de sua criação?

Outro ponto a ser considerado são os elementos presentes na obra. Não existe uma definição do que precisa constar no trabalho para ele ser uma obra de arte. Por outro lado, os elementos precisam passar uma mensagem a quem está vendo. 

Abaixo vamos explicar melhor algumas das características de uma obra de arte!

Inovação

Logo depois do período da Renascença,  a sociedade passou a buscar a inovação nas obras de arte. E quando um artista é pioneiro em um novo conceito de arte ele entra para a história. Como é o caso de Picasso, hoje um reconhecido pintor, que mudou as regras e conceitos de obra de arte em seu tempo. 

Do mesmo modo, um desenhista realista, no futuro, pode ser visto como um pioneiro de arte moderna. 

Visão 

A visão artística vai além de pintar um quadro, fazer uma escultura. Ela é o que o artista acredita. Nos séculos passados, muitas das obras de arte eram feitas por encomenda, dos chamados Patronos. E com esse financiamento que os artistas poderiam se manter. Ainda assim, eles foram capazes de ir além da sua encomenda, mostra a sua visão profissional naquela obra. 

Um exemplo famoso é o teto da Capela Sistina, onde o artista foi além da encomenda e fez do teto da capela uma grande obra de arte. Do contrário, sem essa visão, seria apenas mais um teto bem decorado. 

Habilidade

Ter habilidade é um ponto fundamental para qualquer obra de arte. Mas isso não significa ter o dom. Afinal, habilidade pode ser adquirida e um artista pode melhorá-la ao longo do tempo. 

Do mesmo modo, um artista pode não ter todos os seus trabalhos considerados como obra de arte. Isso varia de suas técnicas e a habilidade. Afinal, ao longo do tempo de trabalho, ele pode aperfeiçoar a sua técnica. Inclusive, criando novos movimentos artísticos e não ficando preso aos antigos. 

A influência da arte na sociedade e na cultura

Da mesma forma que abordamos acima, vale reforçar a questão da sociedade em relação a uma obra de arte. Movimentos como o realismo ou o impressionismo, impactaram a sociedade na época que surgiram. 

Por causa dessas obras diversas reflexões surgiram na época. E ainda hoje tem impacto na sociedade atual. Assim como as obras que surgem hoje em dia. Elas retratam o contexto atual em que estamos inseridos e o impacto que causam na sociedade como um todo. 

São diversos fatores na verdade, o momento atual, a cultura a partir de onde essa obra foi criada, entre outros. 

Mas afinal, o desenho realista é arte?

Assim, uma obra de arte atualmente é considerada a partir desses fatores acima. E definir se o desenho realista é arte ou não é complexo. Uma vez que é necessário levar tudo o que falamos em consideração. 

Para entender mais sobre o assunto, conhecer melhor o movimento Hiper-Realista ajuda a definir se é arte ou não. Boa leitura!

Curso de Desenho Realista para Iniciantes
COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.