O hiper-realismo de Dirk Dzimirsky

Por Samuel Torres 24 de abril de 2019

COMPARTILHE:
O hiper-realismo de Dirk Dzimirsky
Avalie este Post

Dirk Dzimirsky é um artista autodidata nascido na Alemanha em 1969. Costuma desenhar em lápis e carvão, trabalhos que revelam a sensibilidade das expressões humanas com um nível extremo de detalhes, combinado com toda a composição de luz e sombra que transmite um clima enigmático de beleza e melancolia.

Início do interesse pela arte e carreira de Dirk Dzimirsky

Com enorme paixão pela arte realista, o artista se destacou desde criança pelo seu desenho. Seu maior interesse no que diz respeito a desenhos e pinturas sempre foi a representação humana.

Por muito tempo, desde sua formatura do ensino médio, a arte era apenas uma renda secundária. Até que em 2005 decidiu se dedicar à arte de forma profissional, se tornando independente como artista freelancer. A partir de então, vem desenvolvendo sua técnica ao estilo hiper-realista de forma autodidata e em tempo integral.

Propósito sendo expressado pela arte

A intenção de Dirk Dzimirsky é a de que seus trabalhos sejam vistos mais pelos “sentidos” do que pela observação visual padrão de uma foto.

O artista acredita que, embora seu trabalho seja voltado para a técnica, não se trata de transferir os aspectos físicos, mas sim os emocionais.

Além disso, considera seu trabalho como esculturas em 2D, e não como renderizações hiper ou foto-realistas.

“Apesar da atenção aos detalhes, cada pessoa em minha obra de arte é sempre minha própria interpretação individual é um reflexo de meus pensamentos e estado de espírito, de modo que as imagens são, em si mesmas, auto-retratos, apenas com uma aparência externa modificada.”

O hiper-realismo de Dirk Dzimirsky

Materiais que Dirk Dzimirsky usa:

O artista diz que não se deve preocupar muito com o material, desde que use um de boa qualidade. Recomenda que se experimente bastante até encontrar os materiais que você goste e que te dê os resultados desejados.

Referências de imagens para desenhar

O artista tira suas próprias fotos dos modelos baseados em uma visão prévia que já teve, tirando várias fotos até compor a condição ideal de imagem e iluminação.

Ao desenhar exagera na iluminação e sombreamento, dando uma atmosfera dramática ao seu trabalho. Não se preocupa muito que fiquem totalmente fiéis aos modelos de referência, deixando que sua própria interpretação e estado de espírito interfiram no processo de forma não-linear.

Participou de diversas exposições e tem trabalhos em diversas coleções particulares em todo o mundo. Tem também reportagens em diversas revistas especializadas e em sites.

Atualmente, vive e trabalha em uma antiga escola em Warmsen, na Alemanha, onde ministra workshops de desenho, assim como nos EUA e Espanha.

O hiper-realismo de Dirk Dzimirsky

O que você achou das obras desse grande artista, referência do hiper-realismo em todo o mundo? Deixe seu comentário!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.