Meu lápis está acabando. E agora?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

5/5 - (1 vote)

O comprimento padrão de um lápis novo chega a quase 18 cm, e a sua vida útil é uma grande variável.

Se você o utiliza demais, logo, será gasto com maior rapidez.

Conteúdo

A mina do lápis

Um ponto interessante que pode definir a vida útil de um lápis é a maciez da mina. Normalmente, as minas mais macias, acima da graduação B, acabam por terminarem precocemente.

Os lápis abaixo da graduação H, por sua vez, possuem minas mais duras, ou “hard”. O grafite se dissolve com maior dificuldade. Ou seja, os lápis com maior grau de dureza também apresentam maior resistência ao desgaste, tendo assim mais tempo de utilidade.

Todavia, independente do tempo e da forma de uso, em algum momento o desgaste irá ocorrer ocasionando o fim.

O extensor de lápis

Ao se tratar de materiais artísticos, tudo é caro, inclusive os lápis. Muitos são importados e caros, então queremos aproveitá-los ao máximo.

Porém, chega um certo ponto que não conseguimos mais utilizar o lápis mais curto da forma correta, pois o manuseio é dificultoso. Isso pode proporcionar traços mais pesados e um certo desconforto nas mãos.

O que é um extensor de lápis

Para isso existem ferramentas auxiliares, como o extensor de lápis ou prolongador de lápis. São ferramentas que possuem um corpo semelhante ao lápis, mas em uma (ou ambas) das extremidades possui um adaptador para encaixe.

Ele pode ser feito de diversos materiais e variados modelos, desde os feitos com madeira até os chamados “lápis perfeito”. Possuem ponteiras com borracha e  apontador. Os preços podem variar muito, pois existe extensor de lápis com matéria prima de grande valor.

Seu mecanismo é simples, o qual possui um aro que irá regular a pressão para segurar o lápis. Deixe-o para baixo para introduzir o lápis e, quando encaixado, suba-o para fixar no lugar.

RIFA DE CENTAVOS - PIX DE 300 REAIS

Como fazer um extensor de lápis?

Há também aqueles que preferem improvisar.

Você pode utilizar tubos de canetas vazias, caneta borracha de 5,8mm ou qualquer outro material tubular que o lápis possa se manter encaixado.

 

É preciso aproveitar bem o que se tem e dar valor a isso. Esses lápis que estão chegando ao fim são provenientes de muita dedicação e estudos!

Deixe um comentário