Educação, estética e arte

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O que seria uma educação estética? Como a arte e a estética podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e para a formação do conhecimento? A estética é capaz de aumentar a compreensão que temos do mundo?

Conteúdo

O ensino das artes

Infelizmente, as disciplinas de Artes e Música foram riscadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional há pouco tempo. Esta é a lei que define e estabelece as normas de ensino para todo o país.

Durante décadas, os profissionais ligados ao ensino de artes lutaram para afirmar a importância da arte na formação. Incluindo a prática artística no currículo escolar.

Porém com esse corte todo esse esforço ruiu.

Neste artigo será abordada a importância das artes para a formação de uma consciência mais plena.

A prática artística

A prática artística é muito ampla. Envolve:

  • desenho;
  • pintura;
  • colagem;
  • escultura;
  • música;
  • dança;
  • performance;
  • várias outras possibilidades de expressão.

A arte está relacionada à capacidade de perceber e sentir tudo aquilo que nos rodeia.

É um processo no qual elaboramos mentalmente as experiências. Temos a possibilidade de exteriorizar como o mundo reverbera em nós.

A arte apresenta a forma e a criação como aspectos fundamentais.

Enquanto forma, seria a parte relacionada ao mundo físico. Isto é, a tudo que somos capazes de perceber com nossa visão e tato.

A criação estaria ligada ao princípio único do ser humano, que é a capacidade de gerar e apreciar.

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O olhar

Nosso olhar percebe formas nas paisagens, rostos e objetos… Tudo que nos rodeia pode ser representado através de formas. Até nossos sentimentos como formas abstratas.

O melhor modo de transpor sensações e sentimentos sem usar palavras quando elas parecerem insuficientes é a arte.

Nossas percepções do mundo são transformadas em imagens. Nossas sensações constroem nossos sentimentos, e com esses dados compreendemos o mundo.

Pensamos, sentimos, adquirimos consciência. A arte é capaz de proporcionar essa correspondência entre imagem e conceito, entre sensação e pensamento.

O pensamento

A capacidade de pensamento abstrato está relacionada à elaboração de formas visuais.

Ao se criar uma casa, por exemplo, ela terá em vista a sua função, será uma residência, uma fábrica ou uma loja? A quem se destina?

Poderá estar relacionada ou não a uma forma que já existe na natureza. Considerar vários aspectos como estes desenvolverá o raciocínio e a habilidade criativa. Qualquer área a que um indivíduo se dedique, será necessário que possua destreza. E toda destreza é arte.

A educação artística

O objetivo da educação estética é o mesmo da educação em geral: ampliar experiências para uma percepção mais livre e completa da realidade.

Porém a estética é capaz de contribuir como nenhuma outra disciplina para a formação, pois possui aspectos sociais importantes. Itens como a percepção de outras culturas, épocas, valores que são importantes atualmente em nossa sociedade e muito mais.

Tudo que nos rodeia traz um conteúdo e devemos estar conscientes desses valores transmitidos. Seja através de imagens da mídia, cartazes ou outdoors.

Um universo conectado

Quando admiramos imagens tiradas por satélites do espaço e nos deslumbramos com visões do cosmos ou percebemos como cada animal, planta ou ser, por menor que seja, percebemos que a harmonia é um conceito de coerência no próprio universo. Princípio esse que é o fundamento da educação estética.

A estética vai muito além de compreender como uma cor acentua e modifica outra ou conhecer regras de composição em um quadro. Está relacionada à filosofia e ao estudo de toda produção artística.

Possibilita a expressão das nossas vivências de acordo com a realidade que nos cerca. Abre espaço para que sejamos capazes de entender os valores de nossa sociedade e a partir de nossas percepções do mundo possamos construir nossos ideais e dar vazão aos nossos sentimentos.

A arte e a estética permitem aumentar nossa capacidade de discernimento e tem um papel como nenhum outro de formação de uma sociedade mais consciente.

Fonte:

  • DONDIS, Donis A. A Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução: Jefferson Luiz Camargo, São Paulo, 2003, Editora Martins Fontes.
  • READ, Herbert. A Educação pela arte. Tradução: Valter Lellis Siqueira São Paulo, 2001, Editora Martins Fontes.

Arte

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