Por que desenhar quem você ama?

Por Luiza Silveira 18 de julho de 2018

COMPARTILHE:
Desenhar quem você ama
Por que desenhar quem você ama?
3.8 (76.67%) 6 votes

O ato de desenhar mexe com o desenhista. Vai além da técnica, da perfeição ou da imersão do processo. Tem a ver com o sentimento. Tem a ver com a imagem sendo desenhada.

Por isso, no desenho realista, costuma-se escolher referências que tenham um certo sentido para a pessoa. Que essa imagem seja um incentivo para o desenhista, uma vez que ficará horas a fio, debruçado sobre um mesmo desenho.

Ora, se nada fizer sentido no processo, o desenho se tornará algo vazio. E será apenas uma cópia.

O que te motiva a desenhar?

Quem faz um desenho realista acaba por, eventualmente, desenhar uma pessoa querida.

É uma forma bastante especial de presenteá-la. Mas o que acontece é que esse retrato não é só um retrato. É algo que levou horas de trabalho, de inspiração, observação e interpretação de sua fisionomia e de seus detalhes.

O retrato desenhado, diferentemente da fotografia, é feito pelas mãos da outra pessoa.

Quando queremos expressar amor, é comum usarmos palavras. Mas nem sempre elas são suficientes para dizer o que sentimos. É aí que entra a arte: na tentativa mais próxima da expressão dos nossos sentimentos.

Desenhar, afinal, é um gesto que se faz, que não se fala.

Por que desenhar quem você ama?

Perguntei à equipe do Charles Laveso sobre o porquê deles desenharem aqueles que amam, e as respostas foram as seguintes:

Samuel Torres:

Bom, eu só desenhei 4 pessoas que amo: meus pais, minha esposa e filha.

Não amo só esses, mas são os que me senti “forçado” a desenhar. Não por obrigação moral, mas pra tentar demonstrar o quanto eles importam pra mim. Para tentar deixar registrado em cada traço, no cuidado aos detalhes e às expressões.

 

Por que desenhar quem você ama

Desenho realista colorido da filha de Samuel.

Maíra Poli:

É um motivacional, mexe com a gente, estimula.

Também é uma demonstração de carinho através de algo feito por nós mesmos, uma homenagem.

Desenhamos pessoas que gostaríamos de ser ou que nos inspiram.

Cristina Souza:

A pergunta me fez analisar qual seria a minha motivação para desenhar.

E não, não é o amor nem admiração puramente. Neste tempo de realismo, só desenhei duas pessoas que amo muito. Mas não foi pelo significado do amor simplesmente, pois definitivamente não é isto que me motiva.

Aliás, as pessoas que tenho vínculo prefiro nem desenhar, pois gera uma responsabilidade e uma expectativa que não gosto de sentir.

Lógico que quando eu vejo o quadro na parede dá aquele orgulho sim, mas prefiro amá-las sem desenhos.

O que me motiva na verdade é a imagem. Bater o olho e dizer: nossa, eu ia gostar muito de fazê-la. E pode ser por causa de um olhar, da luz, do contraste, da resolução, de um sentimento que ela me provoca como se fosse a minha alma querendo falar, entende.

Portanto, a maioria dos meus desenhos são de meros desconhecidos, mas recheados de significado.

Por que desenhar quem você ama

Desenho realista da filha de Charles.

Charles Laveso, por sua vez, falou que desenhar quem ele ama é tirar o foco do eu e priorizar o outro, olhar o outro. Procurar entender, sentir o que o outro sente, se importar, ouvir, prestar atenção… Afinal, o “outro” é muito importante!

Tudo isso está impresso em um rosto, é tudo isso que queremos captar e transmitir em um desenho.

Quando as outras pessoas olham para algo que fizemos e são capazes de se identificar ali, aí teremos feito arte. Então. não será apenas uma cópia da realidade, mas algo que incite a imaginação em quem observa, sensibilize, faça refletir.

O caminho da excelência é voltar a atenção ao outro, mesmo que isso requeira primeiro olhar para si — conhecer-se e entender-se –, pois usará esse conhecimento obtido de si mesmo como instrumentos para observar o outro. Verá o outro em si mesmo. Sentirá suas dores, suas motivações, aspirações e medos.

Tudo isso está impresso em um rosto. É tudo isso que queremos captar e transmitir, em um desenho.

 

E você, qual a sua resposta: por que desenhar quem você ama?

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.