Como divulgar seus desenhos no Pinterest

Por Luiza Silveira 26 de novembro de 2018

COMPARTILHE:
desenhos no pinterest
Como divulgar seus desenhos no Pinterest
5 (100%) 1 vote

Muitos artistas sabem o tanto que as mídias sociais são importantes para atingir um grande público. Então a divulgação dos seus desenhos no Pinterest é essencial para o sucesso.

O Pinterest é uma plataforma voltada ao compartilhamento de conteúdo visual criativo e, recentemente, é uma ferramenta imprescindível para tornar sua arte mais relevante localmente! E, quem sabe, conquistar o mercado global.

Isso porque a maioria dos usuários da Web vão diretamente a ele para procurar por quaisquer novidades relacionadas ao mundo artístico. Ou seja, conta com mais 10 milhões de visitantes únicos por mês, colocando-o entre as 20 redes sociais mais usadas no mundo!

Além disso, as imagens divulgadas no Pinterest estão sempre nas primeiras colocações das pesquisas no Google.

Ficou interessado? Então, no nosso post, vamos explicar direitinho como divulgar seus desenhos no Pinterest e dar algumas dicas para ter mais alcance. Acompanhe!

Como criar e configurar um perfil no Pinterest?

O primeiro passo dependerá se você já tem algum site em que publica seus desenhos. Nesse caso, você deve criar uma conta comercial na qual inclua um link para ele. Assim, ele terá destaque em seu perfil no Pinterest!

Também, é importante colocar o link das suas outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook

Então, após ter inserido seus dados pessoas, as mídias sociais e seus contatos no perfil, você deverá começar a postar seus desenhos.

Há duas maneiras de se fazer isso:

  1. A forma mais eficaz de se fazer isso é por meio de um plugin do próprio Pinterest no seu navegador. Desse modo, sempre quando postar algo em seu site ou em outra rede social, um pequeno botão de “Pin it” aparecerá na barra superior do navegador. Ao clicar nele, já será redirecionado para uma janela pop-up a fim de configurar o post.
  2. Como alternativa, você pode fazer esse processo de uma forma mais tradicional: basta entrar, procurar a barra “Pins” no seu perfil, clicar em “Adicionar pins” e, por fim, fazer o upload dos arquivos.

Em ambos os casos, é possível escolher a moldura da imagem, o tamanho ideal, uma legenda e outros detalhes mais específicos.

desenhos no pinterest

Quais as vantagens do Pinterest para a divulgação dos seus desenhos?

O Pinterest é pesquisável

Ou seja, seus posts aparecerão como resultados no Google, no Bing e demais mecanismos de busca.

Portanto, é preciso incluir uma descrição de quem você é e o que faz. Além disso, em cada imagem, coloque uma descrição completa do conteúdo, indicando a técnica utilizada, a data, as inspirações, etc.

Para ter um maior alcance, não deixe de utilizar palavras-chave relevantes em cada trabalho, visto que isso aumentará as chances de aparecer nos primeiros resultados do Google.

Também, coloque-as em hashtags a fim de que elas ganhem destaque no próprio Pinterest. Isso fará com que seu público encontre você mais facilmente.

O Pinterest permite a criação pastas para organizar seus conteúdos

Outra opção bem legal do Pinterest é a possibilidade de criar pastas para separar seus conteúdos em categorias a fim de atrair mais interesse das pessoas. Assim, sua página permanece com um visual mais limpo e simples.

Aém de oferecer uma navegação mais fácil, já que os usuários poderão selecionar visualizar somente as pastas pelas quais eles se interessem mais.

Como sugestão, você pode separá-las nas seguintes categorias:

desenhos no pinterest

O que fazer para ter sucesso com seu desenho no Pinterest!

Você deve encontrar um nicho que esteja em alta

Outra forma de conseguir lucrar mais com o Pinterest é postar conteúdos os quais impressionem seu público e que sempre estarão na moda, não importando quanto tempo passe.

Nesse sentido, os desenhos realistas são um dos maiores nichos a serem explorados: as pessoas amam ver os traços e cada ruga do rosto dos seus personagens da ficção favoritos reproduzidos milimetricamente pelo trabalho de artistas manuais.

Você deve explorar o Pinterest como uma rede social

Por isso, saiba não deve utilizar esse site somente para postar seus desenhos. Você precisará se engajar com o conteúdo de outros usuários:

  • Compartilhe os posts de outros usuários: com esse ato, será possível aumentar as chances de eles compartilharem também o seu conteúdo. Além disso, esse diálogo com outros artistas atrai mais atenção para a sua conta pessoal.
  • Seja grato: no caso de alguém curtir, repassar ou deixar um comentário em algum de seus posts, seja recíproco e envie uma mensagem direta de agradecimento e apoio.
  • Siga outros artistas: com isso, você ganha inspiração para aprimorar o seu trabalho e também facilita que outros usuários encontrem a sua página.

Portanto, fazer parte de uma comunidade de ajuda mútua é mais um fator capaz de impressionar seus clientes em potencial. Por essa razão, acreditamos que todo o artista deve divulgar seu desenho no Pinterest.

Há vantagens inigualáveis: criar uma rede de contatos, ganhar mais relevância nos sites de busca, ter a possibilidade de um alcance global etc.

 

E aí, quer receber mais dicas de como melhorar o seu trabalho como desenhista? Assine a nossa lista VIP de e-mails!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.