Tempo de leitura: menos de 1 minuto
É ótimo desenhar famosos ou escolher fotos aleatórias para treinar e desenvolver as suas técnicas. Contudo, nada como poder reproduzir uma imagem de uma pessoa próxima, concorda? Para isso, é preciso tirar fotos bonitas, interessantes e bem focadas.
Você sabe como tirar fotos perfeitas? Seja com uma câmera profissional ou com o celular, há várias técnicas que ajudarão a deixar o momento ainda mais belo. Confira dicas e fotografe as pessoas queridas ou até para um trabalho!
Dicas para tirar fotos da melhor maneira
Escolha a distância certa
Para tirar fotos boas é preciso garantir um bom enquadramento. Tanto a posição da câmera, quanto a escolha da lente são importantes para isso. Afinal, ambas alteram o ângulo de visão e dão uma imagem diferente.
Por isso, a dica para quem está começando é testar. Mais perto, mais longe, até que encontre uma distância que fique de acordo com o que você procura.
Cenário em segundo plano
Você pode até estar em frente ao mar, mas quando for tirar fotos de pessoas, a paisagem deve ficar em segundo plano. A ideia é focar no personagem, para que nada mais “brigue” pela atenção do retrato. Deixe sempre o seu amigo ou parente em primeiro plano e a paisagem em segundo.
Objetos devem ficar fora da foto
Sabe quando a intenção é clicar a pessoa em um momento descontraído? É comum que ao posicionar o celular ou câmera, existam alguns objetos, sem importância, por perto.
Se eles estiverem no canto da foto, o ideal é evitar que apareçam. Quando são enquadrados, dão uma sensação de amplitude que pode não ser interessante ao fotografar pessoas.
Monumentos grandes
Está viajando e quer uma imagem ao lado de um monumento grande? Tenha cuidado! Quando você vai tirar foto de uma pessoa querida ao lado de algo muito alto, por exemplo, é comum que a pessoa apareça pequena e até fique um pouco esquecida no cenário, não é? Como você vai desenhá-la depois?
Para evitar que isso aconteça, é preciso pensar sempre em primeiro e segundo plano. O mais importante é a pessoa. Assim, o indicado é que ela fique longe do objeto, para que ele realmente entre como imagem de fundo. Além disso, é interessante que a pessoa seja posicionada na lateral da imagem.
Dessa forma, ao ter uma distância do monumento, os tamanhos, da pessoa e do objeto, ficam semelhantes. Isso deixa a foto mais bonita e correta. Afinal, a pessoa estará em primeiro plano e a obra de fundo!
A regra dos terços
Outra dica importante, para quem está começando a tirar fotos, é a regra dos terços. Ela pode ser útil tanto na hora de clicar pessoas, quanto para paisagens.
A ideia é sempre que tirar fotos, traçar três linhas horizontais e três verticais, na imaginação, de forma que elas cruzem. Assim, a imagem terá três porções horizontais ou três verticais. Para facilitar, há alguns celulares que contam com essa ferramenta. Com isso, você nem precisa imaginar, é só olhar.
Provavelmente você deve estar se perguntando para que servem as linhas, não é? Para começar, elas ajudam a dar retidão na foto, ou seja, evita que a pessoa ou paisagem saiam tortas.
Além disso, vamos supor que o mar seja mais interessante como fundo da imagem. Quando o caso for esse, ele deve ser enquadrado na linha horizontal inferior.
O mesmo vale para o chão. Se for o melhor, coloque-o no inferior horizontal. Além disso, essa regra traz o chamado “pontos de ouro”, que são os locais nos quais as linhas se cruzam. Esses pontos simbolizam a parte mais interessante ao observador. Assim, se a pessoa for posicionada em um dos pontos de ouro, a sua foto vai ficar mais atrativa.
Direção e posição
O posicionamento da pessoa e até o lado também são importantes. Fique atento ao melhor ângulo dela e ao lado mais fotogênico. Se tiver dúvidas, fotografe os dois e imprima para comparar.
Pode ser que uma pequena angulação da cabeça, seja ela para baixo ou para cima, ajude a encontrar a posição ideal. Tente!
Clique em movimento
Se for tirar uma foto de corpo inteiro, peça para a pessoa dar dois passo para frente e dois para trás. Tire as fotos no primeiro passo. Isso tende a dar mais espontaneidade na imagem e deixá-la mais leve e descontraída.
Com o tempo, você vai conseguir até usar esse tipo de truque em seu trabalho e aumentar ainda mais o rendimento! Afinal, quanto melhores as fotos, melhores os desenhos e mais incrível será o seu portfólio.
Contudo, lembre-se de que é preciso ter uma boa impressora, para que a foto permaneça com boa qualidade. Confira dicas de como escolher uma!