Curiosidades sobre o lápis grafite

Por Samuel Torres 9 de fevereiro de 2017

COMPARTILHE:
lápis desenho
Curiosidades sobre o lápis grafite
5 (100%) 2 votes

Entre todos os instrumentos de escrita e materiais para desenho, o lápis é o mais universal, versátil e econômico. É um produto de alta durabilidade que não requer muitos cuidados, não é afetado por variações climáticas e escreve até debaixo d’água ou no espaço.

Em 1565 foi localizado na Inglaterra o primeiro lápis do mundo, feito por duas partes de madeira com grafite no meio, como um ‘sanduíche’. Nos séculos seguintes foi se disseminando por sua alta versatilidade e praticidade.

Atualmente o lápis grafite tem sua mina constituída de grafite e argila, possibilitando assim, dependendo da concentração de cada um desses elementos, uma variada gama de dureza e intensidade de tom.

Então se você quer aprender a desenhar, leia esse texto até o fim para saber mais sobre o lápis.

A grafite

A grafite é um mineral formada por camadas de átomos de carbono, é um sólido escuro e pouco resistente constituído pela união de enorme quantidade de átomos de carbono apresentando geometria molecular trigonal plana em sua estrutura atômica.

O diamante, por exemplo, é constituído também de átomos de carbono mas ligados de forma tetraédrica, o que dá sua aparência transparente e dureza única.

O lápis grafite usado no desenho

Existem no mercado diversas marcas de lápis grafite, como saber se um lápis é ou não de boa qualidade? Dois fatores precisam ser levados em conta: a madeira utilizada no corpo do lápis e a mina, que é composta por grafite e argila.

Quanto à madeira, essa deve ser de boa qualidade, apresentando superfície lisa e fácil de apontar.

Quanto à mina, (mais importante), essa, que é composta de grafite e argila, deve apresentar um traço suave e contínuo. Uma mina de boa qualidade desliza suavemente pelo papel e não apresenta falhas ou uniformidade no traço ou sombreado.

Dependendo da qualidade do lápis e da argila utilizada, este apresenta alguns resíduos que causam um traço pouco suave, como se possuísse areia em sua composição. Esse tipo de mina não é indicado para o desenho.

Escala de Graduação

A grafite pura como mineral apresenta-se como um material macio e bem escuro, porém, por se desmanchar facilmente não pode ser usada sozinha na composição da mina do lápis, por isso usa-se uma espécie de argila junto com a grafite, o que proporciona maior rigidez e, dependendo de sua concentração, faz o lápis ficar mais escuro ou claro, mais duro ou macio.

Há uma escala de graduação formadas pelas letras H e B para distinguir essas variações.

H=Hard (duro), B=Black (negro). Quanto maior o número acompanhado de B mais macio e escuro torna-se o lápis e quanto maior o número que acompanha o H mais claro e rígido torna-se o lápis.

No desenho realista usamos variadas graduações de lápis grafite, desde o 2H até o 6B, dependendo dos tons trabalhados. Temos um módulo específico sobre materiais no curso virtual de desenhos realistas.

Papel para desenho

Uma observação deve ser levada em conta, que é a questão da porosidade dos papéis, nos mais texturizados usamos preferencialmente lápis mais duros como 2H, H, e HB, pois proporcionam um sombreado menos poroso. Já que sua rigidez é maior mantém a ponta fina por mais tempo penetrando melhor nos poros do papel, proporcionando assim um sombreado mais suave, menos poroso.

Os papéis lisos, por outro lado, proporcionam um sombreado mais suave, mas a grafite adere-se com mais dificuldade à superfície, o que pede lápis mais escuros e macios. Por isso, nesses papéis usamos lápis de graduações mais escuras e macias como B, 2B, 4B e 6B.

A técnica aplicada ao desenho consiste em duas coisas; primeiro: conhecer os materiais, suas limitações e saber usá-los, juntamente com o controle e suavidade da mão que é a habilidade motora. E segundo, desenvolver a percepção através de treino, atenção e foco. Esses dois requisitos trabalhando juntos proporcionam a habilidade para desenhar em suas mais variadas técnicas.

Por: Samuel Torres

Gostou do texto? Deixe seu comentário abaixo!

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.