Desenhando no papel Canson Layout 180g/m2

Por Maira Poli 30 de novembro de 2017

COMPARTILHE:
Desenhando no papel Canson Layout 180g/m2
5 (100%) 2 votes

Antes de qualquer comentário sobre esse papel é importante esclarecer que temos a marca e o tipo de papel. Um exemplo que podemos utilizar é quando ouvimos alguém dizendo que usou o papel Canson para realizar determinado desenho.

Mas qual tipo de Canson?

Canson é apenas uma marca de papel e há alguns tipos específicos. Tais como: aquarela, esboço, acrylic, C’ a grain, escolar, Layout, milimetrado, the wall, XL Bristol e muitos outros… Cada qual para sua técnica específica.

Neste artigo em questão vamos falar do Canson Layout, 180g/m2. É um papel de cor branca e textura muito lisa e possui a gramatura recomendada a desenhos com técnica realista.

Muitos associam esse material com os papéis recomendados no Curso Virtual para Iniciantes e  também no Avançado. Entre eles o papel Fabriano 4 Liscio e o Lana Bristol. Mesmo que na teoria recebam as mesmas características, na prática e, melhor dizendo, em sua composição, eles são muito diferentes.

Características do papel Canson Layout 180g/m2

O Canson Layout possui um branco que chama a atenção, pois é bem claro. Porém, a sua textura acaba sendo lisa demais e pode dificultar algumas técnicas, como:

  • Atingir tons escuros intensos pode ser mais difícil, necessitando várias camadas e precisão no traço, trabalhando com graduações mais macias;
  • Quem já usou esse papel pode perceber que ficam alguns pontinhos escuros no sombreamento, pois o grafite tem dificuldade em aderir uniformemente à essa textura muito lisa, muito fechada;
  • Por necessitar, às vezes, um maior atrito para conseguir espalhar bem o grafite, ou seja, ter que ficar passando várias vezes o lápis sobre ele para chegar ao tom, pode gerar rasuras no papel;
  • Apesar de ser liso, acaba sendo liso demais e com maior rigidez em sua composição e superfície, o que acaba desfavorecendo o sombreamento.   

O desenho acima é um teste para compreender esse material e mostrar que é possível chegar a um bom resultado, mas precisa ter um pouco mais de  cautela na execução.

Porém, baseado em nossas experiências, nessa marca Canson é preferível trabalhar com o C’ a grain 180g/m2, aquele mais poroso, pois aceita melhor a técnica realista, mas também precisa de adaptações, assim como todo material que se usa pela primeira vez.

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.