Você acha que a arte de desenhar é um dom ou é algo que pode ser aprendido?

Por Samuel Torres 23 de novembro de 2017

COMPARTILHE:
Você acha que a arte de desenhar é um dom ou é algo que pode ser aprendido?
4.7 (93.33%) 3 votes

Esse é um assunto polêmico, uns defendem que certas habilidades são inatas, da própria natureza ou genética do indivíduo; outros acreditam que habilidades podem ser adquiridas com aprendizado e treinos constantes.

Qual das duas hipóteses estará correta?

O mito do gênio

É inegável que há indivíduos cujas habilidades se mostraram presentes desde cedo, uma tendência, uma facilidade acompanhada de paixão por algo. São esses os “gênios”, com capacidades que se destacam da maioria.

Mas essa ideia de “gênio” já carrega alguns preconceitos que não correspondem à realidade, pois o que caracteriza estes indivíduos é a paixão e a curiosidade por determinado assunto, são tomados de um desejo incansável de aprender e mergulhar em tal atividade.

 A jornada destes “gênios” não é em busca de fama ou dinheiro, são acompanhadas de um prazer único por estarem fazendo algo que amam, que refletem sua personalidade e individualidade, então o prêmio não está no final, mas no percurso. O simples ato de fazer traz a satisfação que os mantém firmes em seus propósitos.

Assim, percebe-se que a persistência se faz mais importante que o talento, pois uma mente interessada e motivada se mostra incansável em sua busca, seu trabalho e sua vida são partes de si, caminham juntos. Essa vocação norteia suas ações e os levam a atingir níveis inimagináveis, ainda que para isso, leve anos ou décadas.

O Desenho – Uma habilidade a ser aprendida

O desenho realista não é algo mágico ou que dependa de algum “dom”.
Para se desenvolver nessa área é necessário paixão, determinação e disciplina, tudo acompanhado de muita prática.

O problema é que quando nos deparamos com algum estilo de desenho que nos impressiona, nossa mente rapidamente recorre ao “Mito do dom”.
Começamos a pensar: ah, isso é para quem já nasce com talento! Mesmo que eu estudar ou fazer curso, nunca vou aprender!
É exatamente nessa fase que muitos nem sequer ousam tentar aprender… Portanto, uma das primeiras coisas que precisa ficar bem clara é que a arte de desenhar pode ser desenvolvida por qualquer pessoa!

Em nossa lida diária com alunos nos deparamos com situações e pessoas que nos traz cada vez mais a convicção de que o trabalho duro supera o talento. Alunos que a princípio não desenham nada ou que apresentam certa dificuldade, porém não desistem, trabalham incessantemente e apresentam uma evolução constante, mesmo que mínima, sendo que algum tempo depois já estão fazendo trabalhos fabulosos.

Tudo está na disposição mental. Um espírito desafiador move montanhas, uma pedrinha de cada vez, pois não se espanta com a imensidão de trabalho pela frente, pois no próprio trabalho em si já está o prazer. Tudo se resume em uma paixão que lhe faz acreditar e se dedicar.

Se você se identifica com esse espírito desafiador, o desenho realista é sim para você!

Te convido a conhecer nossas aulas e cursos!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.