Como desenhar bem? 7 técnicas profissionais usando lápis e papel!

Por Robson Almeida 7 de dezembro de 2017

COMPARTILHE:
como desenhar bem
Como desenhar bem? 7 técnicas profissionais usando lápis e papel!
5 (100%) 1 vote

Se você já leu nosso artigo sobre aprender a desenhar, está pronto para o próximo passo. Aqui vamos apresentar 7 técnicas profissionais de como desenhar bem usando lápis e papel. Mergulhe no universo dos incríveis desenhos realistas, que mais parecem fotografias.

E o que você vai aprender lendo até o fim?

  1. Técnica das linhas diretrizes
  2. Técnica de sombreamento
  3. Técnica de manchas
  4. Técnica para fazer cabelos e pelos
  5. Técnica para desenhar o rosto humano
  6. Técnica para fazer o efeito molhado
  7. Técnica para esfumar o desenho

Mas antes… Você conhece o curso virtual de desenhos realistas?

Se você gostaria de estar em contato direto com um expert reconhecido em desenhos realistas, não pode perder a chance de se matricular no curso virtual do professor Charles Laveso e aprender como desenhar bem.

Que tal fazer parte de uma comunidade com milhares de desenhistas, espalhados pelo Brasil e outros países?

Por meio de vídeo aulas e atividades complementares, você vai conhecer os materiais, as técnicas e terá o acompanhamento de professores dedicados exclusivamente a acelerar seu aprendizado.

Acompanhe as explicações passo a passo. É como se o próprio Charles Laveso estivesse sentado a seu lado, segurando na sua mão e mostrando como desenhar bem em cada traço.

Mas agora vamos cumprir nossa promessa inicial e detalhar cada uma das 7 técnicas profissionais. Confira:

1 – Técnica das linhas diretrizes

Utilizando uma régua, você vai traçar linhas ligando pontos que considera importantes na figura a ser desenhada. Inicialmente, não se preocupe com as medidas para fazer a proporção, apenas identifique os pontos-chave da imagem e os conecte em linhas verticais e horizontais. Siga o exemplo da imagem:

como desenhar bem linhas diretrizes

2 – Técnica de sombreamento

Quando a gente escreve, costuma segurar a caneta com firmeza e aplica forçando traço. Mas se quer entender como desenhar bem, você deve segurar o lápis de forma diferente.

Então é preciso educar sua mão a explorar cada tonalidade que uma mesma graduação de lápis é capaz de alcançar. então precisa usar a mão com leveza, através da prática constante no desenho.

Usando um mesmo lápis, faça o exercício prático de executar 4 tonalidades diferentes, sendo a primeira mais forte e a última mais leve, conforme a figura abaixo:

como desenhar bem sombreamento

A escala de graduação do lápis grafite foi criada por Lothar Faber no no século XVIII e tem 14 variações. Um desenhista precisa conhecer o que cada lápis é capaz de proporcionar, portanto para aprender a sombrear os desenhos pratique o exercício com cada lápis para que seja capaz de perceber a diferença.

3 – Técnica para fazer manchas

Para criar manchas num desenho feito à lápis grafite, você pode utilizar um material chamado esfuminho, um pincel ou até papel higiênico. Assim, você vai aperfeiçoar o efeito que iniciou com o traço do lápis, dando um acabamento mais suave e realista.

O segredo de como desenhar bem é copiar as manchas conforme observa na sua imagem de referência. É uma etapa complexa que requer grande atenção aos detalhes, para obter melhores resultados.

como desenhar bem manchas

4 – Técnica para fazer cabelos e pelos

Uma das maiores dificuldades que os iniciantes enfrentam é para desenhar fios de cabelo humano, cílios, barba ou pêlos de animais. Não existe fórmula mágica nesse assunto, realmente vai depender de treino e dedicação. Mas algumas dicas podem ser úteis para descobrir como desenhar bem.

Você precisa movimentar sua mão com leveza, conforme a direção dos fios e observar as tonalidades de sua referência. Neste trabalho, pode usar lápis H para fazer um fundo cinza e depois grafite 0,5mm 4B para realçar os fios escuros.

como desenhar bem pelos e fios de cabelo

Já o cabelo branco é feito utilizando um boleador, que nada mais é do que uma ponta abaulada de metal, que tem a finalidade de marcar o papel nos lugares onde serão feitos o fios brancos.

Ele deve ser usado antes de sombrear o desenho, já que o grafite não pega nos sulcos feitos pela ponta de metal. Essa ferramenta pode ser substituída por uma caneta esferográfica sem carga.

5 – Técnica para desenhar o rosto humano

Confira abaixo no vídeo o passo a passo de como desenhar bem um rosto humano, explicado pelo professor Samuel Torres:

6 – Técnica para fazer o efeito líquido

O efeito líquido (ou molhado) chama muita atenção em desenhos realistas. É uma técnica que exige calma, atenção e muita destreza manual.

Você vai utilizar lápis de diferentes tonalidades, por exemplo, 2B e 6B; esfuminho; caneta borracha, papel higiênico e lapiseira para os detalhes. Não esqueça de trabalhar com lápis bem afiados, que deve manusear quase na horizontal, ou seja, com a ponta deitada, fazendo movimentos circulares com leveza.

como desenhar bem efeito liquido

Sempre observe na imagem de referência onde há partes mais claras ou mais escuras. É o caso de onde será o líquido: em volta da parte clara, escureça um pouco mais do que a textura normal. Depois de realizar o preenchimento, esfregue com papel higiênico para deixar homogêneo.

7 – Técnica para esfumar o desenho

O esfuminho é um recurso que auxilia a manchar o sombreamento do desenho. ele não existe para consertar o traço do lápis, mas sim para dar um acabamento mais suave e realista a seu trabalho.

O pincel faz com que o grafite penetre mais no papel. Já o papel higiênico deixa o preenchimento mais homogêneo.

Enquanto estiver fazendo o desenho, tenha muita atenção aos detalhes, mas não se preocupe se não estiver entendendo, pois o resultado final é que dará sentido a sua obra.

Como desenhar bem: qual o método ideal para você?

Apresentamos cada uma das 7 técnicas mas isso deve ser apenas o começo do seu aprendizado de como desenhar bem. É importante que escolha o método ideal para que consiga evoluir na arte do desenho realista.

Prática, observação e tranquilidade serão características importantes que você deve trabalhar. Mas a boa notícia é que para ajudá-lo, publicamos um artigo completo aqui no blog para que fique fácil escolher o método ideal para você. Pronto para descobrir?

botão sim eu quero saber Como desenhar bem

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.