Desenhista: como deve ser o ambiente de trabalho ideal

Por Robson Almeida 20 de fevereiro de 2017

COMPARTILHE:
desenhista
Desenhista: como deve ser o ambiente de trabalho ideal
5 (100%) 1 vote

Se você quer trabalhar como desenhista, pode encontrar oportunidade de contrato fixo com editoras, jornais e revistas, agências de publicidade e escolas de artes. Outro caminho é ser autônomo, empreendendo no próprio negócio e mantendo relação direta com os clientes.

Em ambos os casos, é bem provável que parte de sua produção, ou toda ela, seja desenvolvida no seu próprio espaço. Para iniciantes que ainda começam a aprender a desenhar e não estruturaram um estúdio de desenho, as opções para trabalhar são cafés, parques e praças, museus, bibliotecas, espaços de coworking ou também o home office.

Trabalhando em casa

Quem decide ser o próprio chefe, precisa entender que nem sempre vai encerrar o trabalho no final do dia, ou a semana na sexta-feira. E se você pensa em trabalhar sem camisa, ou de pijama, esse desleixo certamente se refletirá na qualidade de suas tarefas.

Também há quem pense que trabalhar em casa é dormir até onze da manhã, ver televisão o dia todo, beber cerveja, ouvir música alta, passear no shopping… Pelo contrário. Você terá responsabilidades ainda maiores, pois vai receber somente pelo que for capaz de produzir. Além disso, terá que se organizar financeiramente para períodos sem renda garantida, como férias ou no caso de adoecer.

Caso seu foco como desenhista seja atender encomendas, se torna necessário organizar seu espaço para receber clientes potenciais. Se você produz trabalhos para expor, e por isso tem mais privacidade, tome cuidado para que isso não resulte em isolamento social.

Por outro lado, são muitos os benefícios para quem trabalha em casa:

  • Alimentação mais saudável;
  • Proximidade da família;
  • Evitar o trânsito;
  • Mais tempo para produzir;
  • Maior liberdade profissional;

Montando o ambiente ideal

Para ter sucesso trabalhando em casa, o desenhista deve separar os momentos de trabalho do convívio com familiares e amigos. É importante deixar claro que durante seu expediente não estará disponível para as pessoas ao redor. Estabelecer limites vai ajudá-lo a se manter concentrado em sua produtividade.

Por isso, escolha um ambiente isolado da movimentação. De preferência um cômodo mais silencioso, com boa iluminação e que seja arejado. É importante que no seu horário de trabalho não haja necessidade de outras pessoas desenvolverem atividade no local. Por exemplo, trabalhar próximo à cozinha é uma péssima ideia.

Também é importante ter espaço para organizar seus materiais de desenho, computador, etc. Você também vai precisar de uma boa mesa e uma cadeira ergonômica. Mantenha sua atenção afastada da TV e da geladeira: essas tentações vão comprometer seu rendimento.

Procure desenvolver horários fixos, assim será mais fácil organizar suas tarefas e não perder prazos de entrega. Estabeleça metas para sua produção.

Evoluindo como desenhista

Ser capaz de entregar os trabalhos no prazo combinado, com a qualidade esperada, vai ajudá-lo a conquistar boa reputação no mercado. Mas também é importante reservar tempo para se desenvolver e buscar referências.

Uma boa maneira de fazer isso é se matriculando num curso online. Há flexibilidade de horário e suporte completo aos alunos em todas as etapas.

Gostou das dicas? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais!

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.