Faça parte da nossa comunidade de mais de 60 mil amantes da Arte do Desenho Realista

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Facebook Twitter Youtube

Charles Laveso

Meu nome é Charles Michael Laveso. Nasci em São Caetano do Sul – SP. Sou um apaixonado pelo desenho realista e, desde 1994, me dedico a cada dia ao aprendizado desta técnica. Desde então, venho presenciando resultados e reconhecimentos por esses anos de estudos. O desenho para mim foi uma forma de me sentir completo, pois nasci sem o antebraço direito e como toda criança, me perguntava; por que comigo? Desenhar me ajudava a esquecer os fantasmas que rodeavam minha infância.

No entanto, desde muito pequeno já gostava de me expressar por meio dos desenhos. No início eram trabalhos mais simples: cartoons, personagens, super heróis, etc… Mas em 1994, ao conhecer de perto um retrato feito a lápis de grafite, não tive dúvidas acerca do que eu queria. Me dedicava dia e noite a fim de entender as técnicas, os materiais e cada detalhe para aperfeiçoar meus desenhos.

Por mais de 4 anos desenhei nas ruas e praças da cidade de Campinas, interior de São Paulo. Pegava encomendas de retratos diariamente e, de certa forma, isso tornava meu trabalho reconhecido.

Paralelamente, participava de exposições em salões de arte, obtive diversas premiações e lugares de destaque nas categorias de desenho. De 2000 a 2003 expus meus desenhos na Feira de Arte de Campinas, a tradicional Feira Hippie, um dos pontos turísticos da cidade. Em 2004, me mudei para a cidadezinha de Brodowski, região de Ribeirão Preto, também no interior. Nesse mesmo ano, montei uma escola de Desenhos realistas na cidade de Ribeirão. Até 2014, tive o prazer de compartilhar esse ensino com mais de 100 alunos presenciais.

Em Ribeirão Preto tive o incentivo da mídia; jornais e telejornais que divulgaram meu trabalho, realizei diversas exposições em Shoppings dessa mesma região

Por ter diversos alunos tatuadores, fui incentivado pelos mesmos para que criasse séries de Desenhos para Tatuagens e em 2013 produzi minha primeira série, a qual foi premiada na Tattoo Week SP, o maior evento de Tatuagem do mundo. Em 2014 e 2015 também tive o privilégio de ser premiado com outras novas séries.

A partir daí se iniciaram os Seminários de Desenhos pelo Brasil afora: realizei mais de 30 Seminários, voltados principalmente a tatuadores.

Em Junho de 2015, tive o prazer de lançar meu primeiro livro voltado para tatuagens, o mesmo foi lançado em Lisboa e em Madrid, onde também tive o prazer de ministrar seminários.

Em meados de 2015, iniciamos o nosso Curso Virtual de Desenhos Realistas, com esse método de ensino a distância, já chegamos à marca de 2 mil alunos virtuais. Agradeço à minha família e sobretudo a Deus – em quem não há mudanças e nem variações; e que, em Sua bondade, tem me conduzido por caminhos de vitórias!

Seja bem-vindo ao nosso mundo de tons de cinza! Espero que goste do nosso trabalho, pois o mesmo é fruto de muita dedicação e amor a essa arte!

CHARLES M. LAVESO.